Cauterização capilar – O que é, como é feita e quanto tempo dura.

A cauterização capilar é um tratamento para os cabelos muito procurado especialmente pelas mulheres que querem recuperar a beleza dos fios capilares.

Este tratamento é essencial para as pessoas que estão com os fios muito danificados, já que a cauterização capital faz uma profunda hidratação da raiz a ponta do fio.

Portanto, se a intenção é realizar uma restruturação nos cabelos, o mais indicado é fazer a cauterização capilar.

O que é Cauterização Capilar

A cauterização capilar é um tratamento que adiciona proteínas aos fios do cabelo, por meio da queratina.

Com isso, há a reconstrução da massa capital, recuperando assim as fibras e a elasticidade do cabelo, ajudando assim as pessoas que estão com os fios muito danificados.

cauterização capilar o que é
A cauterização capilar é o procedimento mais buscado pelas mulheres que querem recuperar a beleza dos seus cabelos

Na verdade, trata-se de uma forma de cicatrizar as cutículas do cabelo de ponta a ponta. A cauterização capilar tem por finalidade selar os fios e suavizar as duplas pontas, eliminando assim aquele aspecto de cabelos arrepiados.

Quando há a perda da queratina nos fios capilares, os cabelos tendem a ficar mais porosos, secos e quebradiços.

Com isso, a realização do procedimento de cauterização capilar repõe a queratina que foi perdida, devolvendo desta forma, o brilho e a maciez dos cabelos.

Indicações

Este tipo de tratamento é indicado para pessoas que possuem os fios capilares muito danificados por causa da utilização de química, como tinturas, luzes, escova progressiva, entre outros.

Além disso, também é indicado para pessoas que estão com pontas duplas.

Como é feita a cauterização capilar

A cauterização capilar é um tratamento que pode ser feito tanto em casa quanto no salão de beleza.

Porém, se o cabelo estiver muito ressacado, o mais indicado é fazer o tratamento de cauterização capilar no salão de beleza, por causa dos profissionais especializados.

Agora se a intenção é manter sempre os cabelos hidratados, a cauterização capilar pode ser feita em casa por meio de diversos kits disponíveis no mercado.

A cauterização no salão de beleza é feita em partes, sendo elas:

  • Primeiramente, os cabelos são lavados pelo menos por duas vezes utilizando um shampoo anti-resíduos que tem a finalidade de fazer com que as escamas abram e com isso preparar para a aplicação da máscara que irá hidratar o cabelo.
  • Após isso, é retirado a água que estiver em excesso.
  • Depois, é feita a separação do cabelo em mechas, justamente para poder ser aplicado o creme, assim como também o reestruturador que tem como base o colágeno
  • O creme deverá agir por pelo menos 20 minutos e após isso, deve ser feito o enxague.
  • Após ser retirado o creme, é feita a aplicação de um composto que tem como base a queratina.
  • Quando é colocado o composto de queratina nos cabelos, é feito novamente a divisão em mechas e posteriormente são secas por meio de um secador.
  • Após isso, usa-se a chapinha justamente para que a queratina penetre nos fios capilares
  • Por fim, é colocado óleo de silicone para que possa reduzir ainda mais os fios que ficarem em pé.

De todo modo, é preciso ter em mente que cada tipo de cabelo precisa de um tipo de hidratação distinta, dependendo inclusive do grau de ressecamento.

O profissional é quem deverá analisar qual tipo de hidratação deverá ser realizada para melhorar o aspecto dos fios capilares.

A cauterização capilar alisa os cabelos?

Muitas pessoas acreditam de forma equivocada que a cauterização capilar serve para alisar os cabelos.

A cauterização capilar é somente uma técnica que realizar profunda hidratação dos fios capilares, porém não tem qualquer função em alisar os cabelos.

O que acontece é que a cauterização capilar faz com que os cabelos fiquem mais sedosos e macios, parecendo que os fios estão mais lisos, justamente por causa do anti frizz.

Portanto, a cauterização capilar não alisa o cabelo, mas sim traz maior sedosidade e maciez para os cabelos.

Cuidados após o procedimento

Antes de realizar a cauterização capilar não é preciso qualquer cuidado especial, porém após realizar o procedimento, é preciso ter alguns cuidados, ou seja, estar fazendo constantemente hidratações, seja no salão de beleza ou em casa.

Além disso, é preciso que evite utilizar os shampoos que contenham antirresíduos ou sal, já que estes são eficazes na retirada da cauterização dos fios.

Também é indicado não deixar os cabelos expostos a altas temperaturas, seja do miracurl, secador ou chapinha.

Contraindicações

O tratamento de cauterização capilar é contraindicado para aquelas pessoas que passaram por outro procedimento no mesmo dia, ou seja, que fizeram um alisamento ou até mesmo uma tintura.

Além disso, também não é indicado fazer a cauterização capilar as pessoas que estou com o couro cabeludo com feridas ou quaisquer doenças.

Grávidas podem fazer?

Muitas são as grávidas que ficam na dúvida se podem fazer cauterização.

Os dermatologistas e ginecologistas alegam que não há qualquer risco para os fetos e com isso, pode ser feita a cauterização sem peso na consciência.

De todo modo, sempre que for fazer qualquer tratamento capilar, o indicado é verificar a fórmula do produto e se há a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Portanto, antes de fazer o procedimento, é aconselhável buscar a opinião de um especialista, assim como também pesquisar sobre a formula dos produtos, justamente para não correr algum risco ou até mesmo trazer problemas para a gestação.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Riscos

Qualquer procedimento capilar possui risco e não seria diferente com a cauterização.

Por isso que o mais aconselhável é realizar o tratamento com algum profissional de extrema confiança, justamente porque se houve a aplicação em excesso da queratina pode fazer com que os fios fiquem muito rígidos e com isso haja muita quebra do cabelo.

Além disso, é preciso que haja a busca do equilíbrio da emoliência e queratina, o que é feito facilmente por um experiente profissional de cabelos

É preciso também ter muito cuidado na hora de fazer a chapinha, pois estes aparelhos conseguem atingir 230 graus Celsius, sendo que os cabelos somente aguentam 200 graus Celsius aproximadamente.

Se houver a utilização da chapinha com temperatura não suportada pelos fios capilares, a tendência é que haja uma grande danificação no cabelo e com isso, de nada terá adiantado a cauterização capilar.

Dicas após o procedimento

Após realizar o procedimento de cauterização capilar, poderá constatar que os cabelos ficaram mais macios, brilhantes, com uma aparência salutar.  Não havendo assim frizz.

Após fazer este tratamento é aconselhável estar sempre realizar uma hidratação.

A hidratação é diferente da cauterização, já que na primeira, há a reconstrução de várias estruturas do cabelo que não são tratadas quando é feito a cauterização.

A cauterização não faz a restruturação, mas sim, faz a recuperação dos lipídeos que tem por finalidade estruturar a parte externa dos fios.

Desta forma, não há que se confundir hidratação com cauterização, já que são tratamentos totalmente opostos.

Cauterização doméstica

Caso opte por fazer cauterização capilar em casa, é possível utilizar alguns kits de uso domésticos, tais como:

  • Kit cauterização capilar (Vizcaya) – Keratina
  • Sistema de restauração nanoesfera de ativos reparadores (Ecologie).
  • Kit cauterização – carga de maxqueratina (Niely Gold).
  • Kit cauterização Absolut Repair (Loreal).
  • Kit queratinização com cauterização (Vita A).

Assim como no salão, é preciso que a cauterização seja finalizada com calor, justamente para poder selar os fios capilares.

cauterização capilar caseira
A cauterização capilar caseira deve ser feita com todo o cuidado para que não prejudique o seu couro cabeludo ou até mesmo prejudique a sua saúde

Abaixo listamos o passo a passo para realizar o tratamento em casa

  • Lavar bem os cabelos com a finalidade de retirar todo o excesso de oleosidade.
  • Após retirar o excesso de água, é aconselhável a borrifar a queratina líquida em todo o cabelo até as pontas, deixando agir por no máximo dez minutos
  • Decorrido o tempo, é preciso aplicar a máscara reconstrutora, deixando agir por pelo menos três minutos. Não é para retirar a queratina colocada anteriormente.
  • Depois do tempo de ação, aplique sua máscara concentrada preferida (pode ser reconstrutora também) por cima da queratina líquida. Deixe agir por 3 minutos.
  • Feito isso, lave bastante o cabelo, justamente para não deixar quaqleur resíduo
  • Faça a aplicação de algum protetor térmico, antes de selar os cabelos com o calor.
  • As mulheres que tiverem cabelos lisos são mais aconselhadas a utilizar o secador
  • As mulheres que tiverem cabelos cacheados, o indicado é utilizar um difusor

Qual o período de duração de uma cauterização capilar

Para as pessoas que utilizam tintura nos cabelos é aconselhável fazer o tratamento de cauterização, uma vez por semana.

Já aquelas que nunca passaram tinta no cabelo, pode fazer o procedimento a cada 15 dias.

Portanto, para que posa ter belos fios de cabelos é preciso realizar cuidados essenciais e básicos.

Independentemente que tenha cabelos cacheados, crespos ou lisos, cada tipo de cabelo possui um melhor tratamento e desta forma, deve procurar orientação de um profissional da área.

Desta forma, além de ter cuidado em usar de forma excessiva a chapinha ou o secador, não lavar os cabelos com água quente, é preciso também hidratar os cabelos toda semana, assim como também utilizar protetor térmico.

Gostou deste artigo sobre cauterização capilar? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 13 votes