Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Conheça os 9 melhores chás caseiros para prisão de ventre

Conheça os 9 melhores chás caseiros para prisão de ventre

Remédios caseiros são maneiras que podem ser eficazes no alívio da prisão de ventre, também chamada de intestino preso ou constipação intestinal, um problema que afeta ou já afetou muitas pessoas. Por esta razão, muitas delas já optaram por um chá para prisão de ventre para reduzir os sintomas.

Ainda que algumas medidas possam aliviar naturalmente os sintomas, como ingestão de água, evitar o sedentarismo e comer fibras, tomar um chá para prisão de ventre é uma ótima aliada para combater o incômodo causado pela constipação intestinal.

Para isso, vamos conhecer 9 chás para prisão de ventre e por que elas podem ser úteis para o seu problema.

1. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira tem propriedades antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, mas também auxilia nos problemas gástricos, como flatulência, prisão de ventre e arrotos.

Ingredientes:

  • 1 colher de sementes de erva-cidreira;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Em 1 copo de água, ferva as sementes da erva-cidreira e beba duas vezes ao dia.

2. Chá para prisão de ventre com carqueja

A carqueja é um excelente remédio natural para prisão de ventre por conter propriedades laxantes.

Além disso, a carqueja possui propriedades antianêmicas, digestivas e vermífugas, protege o fígado de toxinas e ainda diminui a absorção de carboidratos, um grande problema para quem sofre de diabetes.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de folhas de carqueja.

Modo de preparo:

Ferva a água e, depois, adicione as folhas de carqueja. Espere 5 minutos e beba, ainda morno.

3. Ameixa preta

A ameixa preta é a fruta mais conhecida quando se fala em intestino preso. O chá de ameixa preta é rica em fibras, ajuda o intestino a trabalhar melhor e não há contraindicação.

chá ameixa preta para prisão de ventre
Chá de ameixa preta para prisão de ventre

Ingredientes:

  • 3 ameixas preta;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Retire os caroços das ameixas ou compre-as sem caroço. Adicione ao copo de água e deixe descansar por uma noite. Beba essa mistura em jejum.

4. Chá de sene e cáscara sagrada

Tanto o sene quanto a cáscara sagrada têm efeitos laxantes, auxiliam no processo digestivo, são ótimas para impedir o inchaço intestinal e acaba com os gases.

Apesar da união desses nutrientes servirem como excelente remédio caseiro para a prisão de ventre, seu uso prolongado pode causar dores abdominais, diarreias ou alteração na cor da urina. Para grávidas, crianças menores de 12 anos e pessoas que sofram de doenças gastrointestinais, a infusão não é recomendada.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 20 g de sene;
  • 20 g de cáscara sagrada.

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione a água, o sene e a cáscara sagrada e deixe ferver por 15 minutos. Tome o chá duas vezes por dia.

Você também pode gostar destes artigos:

5. Alcachofra

A alcachofra, muito presente nas saladas, também revela-se um excelente remédio para prisão de ventre, sendo também eficaz contra outros problemas de saúde.

O chá de alcachofra reduz o mau colesterol, as infecções renais e hepáticas, fortalece o sistema imunológico, é diurética, antioxidante, anti-inflamatória e alivia muitos problemas intestinais. A alcachofra também ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.



Seu uso é desaconselhado a gestantes.

Ingredientes:

  • 450 ml de água (1 xícara de chá);
  • 6 g de alcachofra.

Modo de preparo:

Primeiro, ferva a água e só depois que desligar o fogo, adicione a alcachofra. Abafe com uma tampa, deixando o líquido em infusão e beba três xícaras ao dia.

6. Gengibre

O chá de gengibre é muito conhecido por ajudar a combater a gripe e a enxaqueca, visto que é um ingrediente anti-inflamatório e capaz de aliviar dores. Porém, o gengibre também ajuda a facilitar a evacuação, amolecendo as fezes.

É um chá antiemético (previne vômitos), reativador de intestinos lentos, estimulante digestivo e antioxidante.

Ingredientes:

  • 3 cm de gengibre ou 5 colheres da raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Lave o gengibre, corte-o ou use um ralador se preferir a raiz. Ferva a água, acrescente o gengibre e, em seguida, reduza o fogo, mantendo assim por até 10 minutos. Desligue o fogo, aguarde até que o chá fique morno, e coe antes de beber.

7. Chá de boldo

As folhas de boldo funcionam como propriedades medicinais, bastante atuantes no fígado, vesícula biliar e intestinos.

Portanto, o chá de boldo ajuda na flora intestinal, combatendo as cólicas, é antiespasmódica, diminui a flatulência e as dores estomacais. Apesar dos benefícios, o boldo não é recomendado à grávidas, crianças e adolescentes menores de 18 anos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (chá) de folhas picadas de boldo.

Modo de preparo:

Depois que a água ferver, apague o fogo e acrescente as folhas de boldo, deixando em infusão por 10 minutos. Coe, adicione mel (se preferir), e beba.

8. Espinafre

O espinafre é rico em ferro, cálcio, magnésio, em vitaminas do complexo B, é antianêmica, diurética e regula o intestino, evitando que as fezes fiquem endurecidas.

Além disso, o chá de espinafre atua contra as acnes, contra a baixa imunidade e a pressão alta.

Ingredientes:

  • 1 xícara (30 g) de espinafre cru;
  • ½ xícara (125 ml) de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, é importante lavar o espinafre (assim como qualquer verdura, legume e fruta antes do consumo). Depois leve o espinafre ao fogo junto da água, mas não deixe ferver. Coe e beba em seguida.

9. Chá verde

O chá verde possui propriedades laxantes, digestivas (por conter moléculas de flavonoides), reduz o mau colesterol e doenças cardiovasculares.

chá verde chá para prisão de ventre
Chá verde para auxiliar na prisão de ventre e acabar com o incomodo

Além disso, ajuda a eliminar a gordura, perder peso e eliminar a celulite.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de folhas do chá verde.

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo, e antes que comece a ferver, desligue-o e adicione as folhas. Abafe e espere amornar para, depois, coar. Você pode guardá-lo em uma garrafa térmica a fim de preservar suas propriedades por até 24 horas.

É bom lembrar que nem todo chá para prisão de ventre deve ser consumido por gestantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com algum problema grave de intestino, ainda que alguns deles possam conter fibras. O uso constante pode acarretar em efeitos colaterais, portanto, consulte um médico para uma melhor orientação.

Caso este artigo sobre chá para prisão de ventre tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …