Home / Beleza / Cicatrizes de Acne – Aprenda como remover

Cicatrizes de Acne – Aprenda como remover

As cicatrizes de acne, muito comum na adolescência, não só afetam a aparência da pele como também a autoestima das pessoas.

Mas não são apenas os adolescentes que sofrem deste mal; adultos de até 40 anos podem desenvolver a acne, uma condição em que os folículos pilosos inflamam devido ao acúmulo de sebo e células mortas.

Quem espreme cravos e espinhas sofre com marcas, manchas e cicatrizes de acne, que podem ocorrer no rosto, pescoço, costas, peito e ombros.

Felizmente, existem tratamentos que variam entre cremes, laser, preenchimento e receitas caseiras. Confira neste conteúdo os tratamentos mais comuns e eficazes para eliminar as cicatrizes de acne.

Como remover as cicatrizes de acne?

Há diversas formas de remover as cicatrizes de acne e ter uma pele mais saudável e bonita, e cada um de acordo com a gravidade da cicatriz. É válido ressaltar que os tratamentos visam apenas eliminar as marcas deixadas pela acne, e não a própria acne.

Conheça as 6 técnicas mais utilizadas para eliminar as cicatrizes de acne:

1. Peeling químico

Pessoas que têm mais de 30 anos, sem espinhas e acne, mas com cicatrizes evidentes podem apostar nos peelings com ácidos.

peeling químico cicatriz de acne
O peeling químico, além de remover cicatrizes de acne, deixa a pele com um aspecto mais belo e ainda remove qualquer tipo de mancha facial

As substâncias são aplicadas na área afetada com o intuito de descamar a pele com as marcas e, assim, fazer a nova pele nascer, mais bonita e lisinha.

O tratamento com peeling químico é forte, garante uma pele bonita, mas é necessário alguns cuidados, como o uso de protetor solar diariamente.

2. Cremes e remédios

Dermatologistas costumam indicar produtos de uso tópico, como cremes e pomadas que ajudam a promover o colágeno. Seu uso é diário, sempre após a limpeza de pele.

Os cremes para passar no rosto são indicados a adolescentes com cravos e espinhas, mas o tratamento é demorado, uma vez que nessa fase as espinhas são muito comuns.

Por esta razão, é preciso redobrar a limpeza de pele e usar os cremes de forma continuada, ou seja, por muito tempo para se obter bons resultados.

3. Dermoabrasão

Ideal para quem tem ondulações na face, mais comum das cicatrizes de acne. Dermoabrasão é uma esfoliação feita com cristais de óxido de alumínio cuja função é “lixar” a pele, deixando-a mais uniforme e fina.

O tratamento contribui para o aumento da produção de colágeno e na ação dos fibroblastos que dão firmeza à pele.

4. Dermaroller

Quem não se incomoda com o fato de que agulhas vão rolar pelo rosto, pode apostar no dermaroller. O tratamento usa o microagulhamento como técnica para estimular a produção de colágeno e recuperar a textura da pele.

Apesar de parecer simples, o método deve ser realizado por um profissional habilitado, sob o risco de provocar mais cicatrizes e escurecimento da pele.

5. Tratamento a laser

Indicado para quem tem cicatrizes deprimidas e com bordas bem marcadas, o tratamento a laser é um dos melhores e mais eficazes para esse tipo de cicatriz.

Com esse método há um melhor controle de profundidade da área que se deseja atingir, oferecendo menores riscos para qualquer tom de pele.

6. Preenchimento facial

O tratamento é usado para remodelar o contorno facial, repor volume e corrigir assimetrias. A substância é injetada na área afetada a fim de elevar a pele atrofiada.

O preenchimento facial é comumente utilizado quando esticamos a pele com a cicatriz e ela desaparece, mas depois retorna.

A substância mais recomendada é o ácido hialurônico, um material biocompatível e que não oferece nenhum risco à saúde. O preenchimento com esse ácido deve ser repetido após 1 ano, já que após esse período o organismo absorverá a substância.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Receitas caseiras para eliminar cicatrizes de acne

Se os tratamentos indicados neste conteúdo não se encaixarem em seu orçamento, é possível adotar os remédios caseiros para combater as cicatrizes de acne. Ainda que não sejam tão eficazes, as receitas caseiras podem melhorar gradualmente essas marcas.

1. Suco de limão

O limão contém vitamina C, um antioxidante natural que ajuda a cicatrizar feridas, reconstruir o colágeno da pele e a clarear as cicatrizes de acne.

Esprema o limão para fazer o suco e aplique sobre a pele, deixando agir por 10 minutos. Depois, é só lavar o rosto e repetir o processo diariamente, por no máximo 3 semanas. Não saia no sol logo após a aplicação. Aguarde um pouco e não deixe de usar protetor solar.

2. Aloe vera

Muito utilizada em vários tratamentos de doenças, a aloe vera (babosa) ajuda a acalmar a pele e a regenerar os tecidos, favorecendo a cicatrização.

Em posse de uma folha de aloe vera, retire o gel debaixo da área verde e aplique diretamente na cicatriz de acne, deixando agir por 30 minutos. Lave bem e repita a receita 2 vezes por dia.

3. Bicarbonato de sódio

Popular remédio caseiro para diversos tratamentos, o bicarbonato de sódio atua como esfoliante natural, quando misturado à água.

Faça uma pasta com 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e água. Use essa mistura na área afetada pelas cicatrizes e massageie levemente por 2 minutos. Mantenha a mistura na pele por mais algum tempo. Lave com água morna.

Logo após lavar, seque com cuidado e aplique um hidratante de sua preferência. A dica é usar o azeite de oliva, um excelente hidratante, antioxidante e anti-inflamatório natural, contendo diversas vitaminas.

4. Vinagre de maçã

Uma conhecida receita caseira para cicatrizes de acne é o vinagre de maçã. Suas propriedades antissépticas, adstringentes e antibacterianas são excelentes para remover as células mortas e amenizar as cicatrizes de acne.

Misture a água e o vinagre de maçã em partes iguais e use um algodão para passar nas cicatrizes. Deixe agir por até 10 minutos e lave com água. Repita 1 vez ao dia.

5. Polpa do tomate

Tomate também pode eliminar as cicatrizes de acne graças ao betacaroteno, uma propriedade presente no tomate que ajuda a cuidar de nossa pele. Você pode adicionar os tomates vermelhos em sua dieta ou aplicar a polpa em seu rosto.

Corte um tomate e retire a sua polpa. Em seguida, aplicar no rosto e deixar por 20 minutos. Depois é só lavar e repetir o tratamento todos os dias durante 2 semanas.

polpa de tomate cicatrizes de acne
A polpa de tomate pode reduzir as suas cicatrizes de acne rapidamente e sem muito custo

6. Vitamine E

Essencial para uma pele bonita e saudável, a vitamine E pode ser encontrada em muitos alimentos, como a gema de ovo e o germe de trigo, mas também em forma de cápsula. A vitamina E retarda os efeitos do envelhecimento, além de atuar na coagulação do sangue.

Você deve aplicar o óleo da vitamina E extraído das cápsulas diretamente na pele e massagear suavemente para melhor absorção. Faça isso todos os dias e verá o resultado: pele luminosa, regenerada e sem cicatrizes de acne.

Como prevenir cicatrizes de acne?

Caso você não queira ter o trabalho de fazer um tratamento que pode demorar meses para se obter resultados satisfatórios, o ideal é prevenir as cicatrizes de acne.

  • Não espremer as espinhas

Ao espremer as espinhas, o pus que há dentro dela é expulso à força, o que gera a cicatriz.

  • Usar protetor solar

Proteja-se do sol, pois o excesso promove mais espinhas e cicatrizes escuras. Não deixe de usar um bom protetor solar.

  • Mantenha a pele limpa

Uma pele limpa ajuda a evitar acúmulo de bactérias que colaboram com mais cicatrizes. Consulte um dermatologista para saber qual tipo de sabonete é o ideal para a sua pele e tenha o hábito de lavar o rosto pela manhã e à noite.

Limpeza, proteção e paciência são os melhores remédios para combater as cicatrizes de acne. Não deixe de procurar um especialista para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, mas sem deixar de investir nos remédios caseiros.

 

Gostou deste conteúdo sobre cicatrizes de acne? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …