Cirurgia de bichectomia – O que é, como funciona e preço.

Você já ouviu falar sobre bichectomia? Não?

Então este artigo trará informações sobre esta cirurgia de bichectomia que tem sido muito procurada por artistas ou não, justamente por fazer com que o rosto tenha uma aparência mais fina.

Bichectomia, o que é?

A bichectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico que tem como finalidade fazer com que haja a redução das bochechas e consequentemente, a diminuição do formato do rosto, trazendo um aspecto mais harmonioso na face da pessoa que passa por este procedimento.

A cirurgia de bichectomia é procurada por pessoas de todas as idades.  Esta cirurgia tem como escopo retirar a gordura denominada de bichat da bochecha, que tem formato piramidal.

A gordura bichat costuma ser maior nas crianças, porém com o envelhecimento há uma redução grotesca.

O procedimento cirúrgico demora mais ou menos 40 minutos e sua finalidade é estética, já que a gordura bichat não traz qualquer doença ou malefícios a saúde.  Esta cirurgia somente pode ser realizada quando houver o crescimento completo do rosto, portanto, não pode ser realizado em crianças.

A bichectomia é feita por meio de um corte realizado internamente na boca.  Inclusive, é necessário ressaltar que não é possível visualizar qualquer cicatriz perceptível externamente e é através deste corte que será retirado a gordura de Bichat.  Ressaltando, que após a retirada da gordura são dados 3 pontos, que sequer é necessário tirar, já que a pele absorve estes pontos.

Este procedimento cirúrgico de retirada da gordura bichat é feito tanto por cirurgiões plásticos quanto por dentistas e é uma cirurgia simples e sem qualquer dor.  Para iniciar a cirurgia, é aplicada uma anestesia geral ou até mesmo local com sedativo e a aplicação de uma das duas, dependerá de cada pessoa que passará pelo ato.

Diversos foram os famosos que fizeram esta cirurgia, tais como, Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Madonna, entre outros.

Agora, se pensa que este procedimento somente é realizado por mulheres, está completamente enganado, já que no Brasil, temos como exemplo, o cantor Bochecha, que realizou o procedimento em 2017.

Muitas são as pessoas que pensam que ao fazer esta cirurgia estará eliminando as chamadas “covinhas”, porém isso não acontece, assim como também acreditam de forma equivocada que elimina o queixo duplo, sendo que para este, há um procedimento adequado.

cirurgia de bichectomia
Diversos foram os famosos que fizeram esta cirurgia, tais como, Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Madonna, entre outros

Além disso, há pessoas que não realizam somente a cirurgia de bichectomia, já que aproveitam o fato de estar fazendo uma cirurgia e acabam também fazendo uma lipoaspiração com o intuito de melhorar o pescoço, assim como também a papada.  Outros, optam em fazer uma cirurgia nas pálpebras ou até mesmo, colocar uma prótese de silicone no local, porém tudo isso, deve ser acordado com o profissional, justamente para que haja a devida segurança no procedimento.

Se você pensa que ao realizar a bichectomia haverá uma dificuldade na mastigação, está completamente enganado.  Inclusive, este tipo de cirurgia é indicado justamente para as pessoas que vivem mordendo a parte interna das bochechas e isso ocorre porque houve o aumento desta gordura.  Portanto, esta cirurgia faz com que haja um melhoramento no ato de mastigar.

Infelizmente, este tipo de procedimento cirúrgico não é coberto pelo plano de saúde ou por convênios, na maioria das vezes, por ser considerada uma cirurgia estética e com isso, a bichectomia deverá ser arcada pela pessoa que quer passar pelo procedimento.

Cirurgia de bichectomia – Preço

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, dependerá muito da região que será realizada a cirurgia, o médico contratado e o hospital que terá o espaço cedido para o procedimento.  O preço da bichectomia fica em média entre R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00.

Você também pode gostar destes artigos:

Cirurgia de bichectomia riscos

Para realizar esta cirurgia é preciso fazer exames de glicemia, coagulograma e hemograma, assim como também um exame cardíaco.

As pessoas que possuem disformia corporal ou doenças sistêmicas descontroladas não podem fazer a bichectomia.

Há pessoas que falam que a bichectomia é perigosa e possui riscos, porém os dois riscos que existem é lesão nos movimentos da boca e lesão no ducto responsável por levar a saliva até a boca.  Só que estes riscos são reduzidos quando o procedimento é realizado por um cirurgião plástico especialista em cirurgia facial.

Cirurgia de bichectomia recuperação

O processo recuperatório não é muito complicado, porém durante determinado período de tempo, apresentação inchaço no local e é bom evitar qualquer alimento cítrico, justamente para não sentir desconfortos.

A recuperação é bem rápida e o resultado do procedimento torna-se visível após duas semanas.

Além disso, a pessoa tem condições de voltar ao trabalho após uma semana da cirurgia, porém a prática de atividade física, dependerá de liberação médica.



Não é possível visualizar antes devido ao inchaço local, porém no momento que começa a desinchar, é perceptível o afinamento do rosto, assim como a sua definição.

Inclusive, é indicar ter qualquer exposição ao sol no primeiro mês após a cirurgia ou se ainda houver área roxa, enquanto não desaparecer, deve evitar o sol.  Também é indicado realizar compressas de água gelada nos 3 dias posteriores a cirurgia.  E antes mesmo de fazer o procedimento, é aconselhável a realização e uma dieta líquida, nos dois dias que antecedem a bichectomia.

cirurgia de bichectomia
O processo recuperatório não é muito complicado

Portanto, para que haja uma boa recuperação, é preciso:

  • Evitar esforço físico, como qualquer atividade esportista ou até mesmo em academia de ginástica
  • Não ficar exposto ao sol enquanto houver área roxa no rosto
  • Seguir restritamente a medicação prescrita pelo médico
  • Fazer compressas de água gelada ou até mesmo gelo diretamente no local para auxiliar no desinchaço
  • Evitar se alimentar de qualquer refeição que contenha algo mais duro e que necessite muita mastigação
  • Preferir alimentos que estejam gelados

Portanto, é preciso ter em mente que após realizar o procedimento cirúrgico, não há como reverter a situação, já que houve a retirada da gordura e que também pode haver o retorno desta gordura, caso haja um aumento excessivo de peso.

Gostou deste artigo sobre cirurgia de bichectomia? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


5 (100%) 52 votes