Home / Cirurgias / Cirurgia de Miopia – Como é feita, precauções e preço

Cirurgia de Miopia – Como é feita, precauções e preço

A Miopia é um problema de visão que assola cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, sendo caracterizada pela dificuldade em se enxergar objetos distantes. Uma pessoa com miopia tem a visão distorcida e embaçada, muitas vezes também acompanhada de dores de cabeça.

Os tratamentos para a miopia são o uso de óculos ou lentes de contado no grau adequado, ou a cirurgia de miopia.

A cirurgia de miopia é recomendada para pacientes com alto grau de miopia e que já tiveram seu grau estabilizado com o fim do desenvolvimento dos olhos e estruturas oculares, musculaturas e etc. O paciente deve ser avaliado por um oftalmologista e só com a realização de exames, poderá ser submetido á cirurgia para a correção da miopia.

cirurgia de miopia o que é
A cirurgia de miopia deve ser realizada apenas por indicação médica e após muitos exames, já que deve ser apenas um ultimo recurso e não uma cirurgia estética

Recomenda-se a idade mínima de 18 a 21 anos, variando conforme o caso de cada paciente e o médico oftalmologista em questão. Além disso, o paciente deve estar dentro dos limites de espessura e de curvatura da córnea.

Nem sempre o paciente, preenchendo os requisitos citados, poderá realizar a cirurgia de correção da miopia se:

  • Possuir alguma doença degenerativa do olho
  • Possuir Ambliopia, “olho preguiçoso” por falta de estímulos no desenvolvimento do córtex visual
  • Possuir alguma doença sistêmica auto-imune, como Lúpus Eritematoso ou Artrite Reumatoide.
  • Possuir Diabetes, a menos que a glicemia esteja controlada, e Retinopatia Diabética.
  • Possuir doenças do Colágeno, como Esclerose ou Dermatomiosite.
  • Possuir ou estar iniciando o desenvolvimento de Catarata.
  • Possuir Glaucoma, devido ao risco de danificação do nervo óptico causado pela pressão intraocular.
  • Possuir histórico de algum tipo de Herpes Ocular, Blefarite ou outras alergias oculares.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é qualquer cirurgia feita no globo ocular, visando a recuperação deste. Cirurgia refrativa abrange as cirurgias para correção de miopua, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, ceratocone, e etc.

Seus maiores benefícios são a simplicidade e a utilização de um laser, onde o paciente não precisa ficar internado e possui mais segurança e precisão.

As técnicas mais conhecidas da cirurgia refrativa são o PRK  e o LASIK. O LASIK ( Laser Assisted In Situ Keratomileusis ) é a técnica mais utilizada, é realizado um corte na camada anterior da córnea e com isso o laser é aplicado internamente, causando menos desconforte e uma recuperação mais rápida. Já o PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa), também conhecida como conhecida como Transepitelial de Superfície  é realizado diretamente na córnea e possui uma recuperação mais demorada, sendo recomendado para pacientes mais jovens.

Existe também o método Intralase que está crescendo no mercado, ele elimina a necessidade de uma lâmina, sendo utilizado um laser de pulsão programado por computador.

Pré Requisitos para a cirurgia de Miopia

O pré requisito principal é a idade. Recomenda-se que o paciente tenha entre 18 a 40 anos, alguns dizem 21. A idade mínima é para que o paciente já tenha cessado o desenvolvimento dos olhos, da curvatura da córnea e dos músculos de sustentação do globo ocular e, com isso, tenham seu grau de mipia estabilizado.

Por outro lado, a idade “máxima” recomendada por alguns médicos é de 40 anos devido ao desenvolvimento da presbiopia, que também pode comprometer o resultado da cirurgia.

Outro requisito importante são os exames pré-cirurgicos, de curvatura, mapeamento da córnea, paquimetria e etc. Se os exames estiverem nos conformes, então a cirurgia poderá ser realizada.

Com a realização dos exames, também será possível a verificação de doenças, tais como diabetes, herpes ocular, doenças degenerativas, ambliopia, entre outras.

Riscos da cirurgia de Miopia

Devido a grande tecnologia envolvida e a popularidade da cirurgia para correção de miopia, os riscos apresentados durante e ao final do procedimento são muito baixos.

O risco mais comum é o de que ainda exista um “grau residual”, ou seja, que o paciente não tenha sua miopia curada totalmente.

Com a cirurgia, também ocorre uma fragilidade da retina e, com isso, existe a possibilidade do rompimento entre uma membrana e o globo ocular, causando o deslocamento da retina. Também pode ocorrer o surgimento de um astigmatismo irregular e a perda de contaste da visão, parcialmente ou temporariamente.

Um risco, também, é a possibilidade dos olhos se desenvolverem e mudarem com o tempo, causando novamente problemas de visão. Caso isso aconteça, o paciente poderá ser submetido a outra cirurgia de correção sem nenhum problema ou contraindicação. Outra cirurgia de miopia será até mais simples do que a anterior.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Pós operatório e recuperação

A cirurgia a laser para a correção da miopia tem como um de seus maiores benefícios, ser minimamente invasiva então o paciente não precisa permanecer internado ou utilizar curativos ou tampões. Após a cirurgia, uma lente de contato é colocada para proteger a córnea e tirada, pelo médico, na próxima consulta.

cirurgia de miopia pós operatório
Lembre-se das dicas do seu cirurgião para tomar os cuidados necessários após a sua cirurgia e não ter algum problema ou para não agravar o seu caso

Melhoras na visão geralmente já podem ser percebidas imediatamente após a cirurgia, permitindo que o paciente já enxergue melhor objetos e palavras distantes, porém com a visão embaçada, que deve diminuir aos poucos. Durante as primeiras semanas, a visão irá melhorar progressivamente, até se estabilizar.

Na cirurgia utilizando a técnica LASIK, os pacientes costumam sentir uma ardência e lacrimejamento nos olhos, que desaparecem em até um dia com o uso de colírios. Já na cirurgia PRK é comum sentir uma queimação e coceira nos olhos, devido a uma inflamação nestes,que desaparecem entre 2 a 4 dias.

No geral, o pós operatório consiste em se evitar molhar os olhos e ter contato com a luz de forma excessiva, não consumir bebidas alcoólicas, utilizar os colírios e demais anti-inflamatórios receitados pelo médico.

Em grande parte dos casos, a maioria dos pacientes se sente seguro a voltar a dirigir e trabalhar logo no dia seguinte à cirurgia, porém é recomendado que estes se abstenham de leituras extensas e do uso de computador e demais aparelhos eletrônicos de forma constante e exagerada. Também é recomendado que o paciente não use filtros solares, cremes, maquiagens e produtos similares, na região dos olhos.

O paciente pode ter receitado repouso de até uma semana, ou mais, dependendo da gravidade do caso e não poderá praticar esportes até que seja liberado pelo médico para tal, para evitar complicações da cirurgia e o descolamento da retina.



 Preço da cirurgia de Miopia

O preço da cirurgia para a correção de miopia varia conforme a localidade em que será realizada, o consultório e o grau de cada paciente.

Para aqueles com grau de miopia acima de 6, o SUS (Sistema Único de Saúde) e alguns convênios, podem cobrir a cirurgia e a realizar gratuitamente para o paciente beneficiado. Para conferir os  pré-requisitos de cada convênio, é necessário entrar em contato diretamente com a central de atendimento de cada um.

Para aqueles sem plano de saúde ou que não se enquadram nos requisitos, os preços podem variar entre R$ 1.200 a até R$ 4.000,00 ou mais, para cada olho. Esse valor muitas vezes é financiado ou parcelado, com facilitações, pelo consultório, para ampliar a acessibilidade. Pode ser pago, então, em várias vezes e através dos mais diversos meios, como cartões de crédito, cheques, boletos ou débito bancário.

Além do preço da cirurgia em si, também é importante lembrar a existência de outros gastos, como em colírios, anti inflamatórios, óculos de sol, consultas médicas entre outros, que acabam encarecendo mais ainda o processo.


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

cirurgia plástica

Cirurgia plástica – Veja as cirurgias mais realizadas atualmente

Muitas são as pessoas que querem fazer algum tipo de cirurgia plástica em alguma parte …