Home / Cirurgias / Cirurgia ortognática – Como é feita e para quem é indicada

Cirurgia ortognática – Como é feita e para quem é indicada

Certas alterações desproporcionais no rosto e no corpo podem afetar a vida social e também a saúda física de um indivíduo.

É muito comum encontrar pessoas que possuem o crescimento da mandíbula inferior menor ou maior que o ideal, essa desproporção é capaz de prejudicar a mordida correta e também diminuir a autoestima do paciente.

Geralmente crianças ou adolescentes que têm o queixo menor ou maior ao habitual, estão suscetíveis a sofrerem bullying, as consequências dessa agressão podem afetar a vida psicossocial do indivíduo.

Uma cirurgia surgiu especialmente para fazer a correção dos ossos faciais, conhecida por cirurgia ortognática, seu principal objetivo não é exatamente a melhoria estética mais a auxiliar na oclusão (mordida) adequada.

Apesar de não ter o seu propósito totalmente estético, esse procedimento cirúrgico pode melhorar bastante o aspecto facial do paciente.

Este artigo abordará o que é cirurgia ortognática, como é feita, tempo de cirurgia, indicações, contraindicações, cuidados antes da cirurgia, cuidados após a cirurgia, complicações, riscos e tratamentos.

Saiba mais sobre a cirurgia ortognática e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

O que é

Cirurgia ortognática é um procedimento que visa corrigir alterações e anormalidades no crescimento dos ossos faciais.

cirurgia ortognatica o que é
A cirurgia ortognática promete corrigir a mandíbula e dar um formato “básico” para o seu rosto

Essa desigualdade óssea da face causa um resultado negativo para a dentição, para se adaptar ao formato fora do padrão do rosto os dentes tendem a se modificarem, o que resulta em uma mastigação incorreta.

Além do impacto nos dentes esse posicionamento errado acaba afetando a aparência do indivíduo.

Essa desproporção óssea pode acontecer devido questões hereditárias, congênitas ou em algumas situações essa deformidade ocorre através de um trauma.

A alteração é capaz de ser percebida em crianças a partir da primeira dentição.

Quando a desproporção em crianças é diagnosticada pelo médico, o tratamento acontece por meio de aparelhos ortodônticos.

Antes de realizar a cirurgia o paciente passa pelo tratamento ortodôntico para reparar a posição dos dentes, isso por consequência pode afetar bastante o aspecto físico. Na correção dentária os dentes ficam na posição correta, o que resulta na desproporção entre eles e a face.

Esse tratamento já foi realizado também por famosos como a atriz Ingrid Guimarães, vendo as fotos do antes e depois é possível visualizar a diferença.

Essa técnica reflete positivamente na aparência, trazendo resultados bastante visíveis, com isso melhorar muito a questão da autoestima do paciente.

Os benefícios da cirurgia ortognática podem ser listados da seguinte maneira:

  • Oclusão – modifica a posição dos ossos da face para endireita a mordida do paciente;
  • ATM – Diminuição das dores de cabeça devido o posicionamento correto das articulações;
  • Via aérea ampla – a respiração após a cirurgia melhora, assim como a apneia.
  • Diminuição de problemas gastrointestinais;
  • Benefício estético – a correção dos maxilares resulta no rosto mais harmonioso;
  • Saúde Periodontal – a dentição devidamente posiciona evita retração da gengiva e outras patologias periodontais.

Como é feita

O procedimento cirúrgico deve ser realizado pelo dentista com formação e conhecimento na especialidade buco-maxilo-facial, conhecido pelo nome de cirurgião buco-maxilo-facial.

A técnica objetiva essencialmente modificar a posição dos maxilares, garantindo assim a saúde das articulações, melhora na respiração, mordida, fala e aparência física.

Antes da cirurgia o médico fará um planejamento pelo computador, após isso passará os dados obtidos para o centro cirúrgico. O sistema utilizado informará com maior precisão a melhor forma para realizar o procedimento.

A tecnologia usada é super desenvolvida, de modo que os softwares podem indicar o método mais adequado para determinada situação que o paciente apresente, resultando na pré-visualização dos resultados.

O local apropriado para execução da técnica é o hospital, ele deve possuir a estrutura e profissionais adequados para qualquer emergência que venha a surgir.

Durante a cirurgia o paciente receberá a anestesia geral e logo após a intubação nasal, toda a técnica é feita por dentro da boca e dificilmente existe a necessidade de cortes na pele.

A execução do método é bastante tranquila, sendo a redução da sensibilidade o risco mais relevante nessa cirurgia.

Depois das incisões e novo posicionamento dos ossos, eles serão fixados por meio de placas e parafusos de titânio.

Além de todos os benefícios já mencionados, a cirurgia ortognática não deixa nenhuma cicatriz no paciente, isso porque todo o método ocorre dentro da boca.

O procedimento nesse tipo de cirurgia é bem detalhado e preciso, de forma que a alteração por dentro da boca é bem pequena.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Tempo de cirurgia

A cirurgia ortognática tem sua duração aproxima entre 2 a 5 horas, a variação pode ocorre dependendo da complexidade apresentada pelo paciente.

Indicações

A cirurgia ortognática é recomendada para indivíduos que apresentem desproporção facial, isso pode resultar em vários problemas na aparência física.

Essa desarmonia no rosto ocorre pelo crescimento anormal dos ossos da face como, por exemplo, o queixo, nariz e mandíbula.

O surgimento da alteração anormal normalmente aparece na infância e para na fase adulta.

A maior queixa das pessoas que possuem essa desarmonia é a questão do aspecto físico do rosto, isso causa muito incomodo e pode afetar a autoestima.

A cirurgia ortognática é uma opção buscada pelos pacientes para resolver essa situação, mas o maior objetivo dela é trazer melhorias para saúde física e o bem estar.

Esse procedimento pode prevenir o deslocamento da gengiva, desgaste e artrose da ATM. Além desses, outros problemas podem ser evitados com a realização da cirurgia ortognática.

Contraindicações

Como todo o procedimento cirúrgico, a cirurgia ortognática também apresenta algumas contraindicações, sendo necessário primeiramente verificar problemas no organismo que causem efeito negativo sobre a aplicação da anestesia geral.

A técnica ortognática também não é recomendada para:

  • Indivíduos que não ajudem com as orientações após a operação, como pacientes com problemas mentais;
  • Discrasia sanguíneas severa, pois o risco neste caso é muito alto;
  • Indivíduos portadores da diabetes;
  • Cardiopatias severas;
  • Indivíduos irradiados;
  • Pessoas que estão em tratamento de quimioterapia.

Antes de realizar o procedimento é muito importante se atentar para as contraindicações informadas acima.

Cuidados antes da cirurgia

O período de avaliação e preparação costuma ser bastante demorado, normalmente leva-se 1 ano e 6 meses. Nesse tempo é realizado o tratamento ortodôntico com aparelho comum, ele irá reparar a mordida e a mastigação, de modo a auxiliar nos resultados depois do procedimento cirúrgico. É durante a correção dos dentes que a deformidade se tornar mais aparente.

Antes da operação o médico irá solicitar exames clínicos convencionais como, por exemplo, exame de sangue, urina, coração. Também são pedidos radiográficos da face, arcada dentária e tórax. Será preciso uma consulta com o médico anestesista e fonoaudiólogo.

O paciente deve ficar em jejum total 12 horas antes da cirurgia, sendo feita a internação 3 horas antes do procedimento.

Cuidados após a cirurgia

Após a cirurgia é necessário ficar de repouso para diminuir qualquer risco de sequelas vasculares. O paciente não sentirá dor no período de recuperação.

A comida terá que ser líquida e fria, devendo essa indicação ser mantida pelo período mínimo de 10 dias. Somente será livre a alimentação com carnes após três meses.

A limpeza bucal será através de escova cirúrgica ou outra que possua as cerdas macias. Os pontos precisarão ser limpos por meio de uma haste flexível de algodão molhado com antisséptico bucal. Eles deverão ser removidos entre 10 a 15 dias.

Atualmente boa parte dos pacientes não precisam ter a boca amarrada. Os ossos são bem fixados com as mini-placas, não sendo necessário o bloqueio maxilo-mandibular.

O paciente deverá ainda ser consultado para análise dos tecidos e da cicatrização dos ossos, podendo ser pedido exames radiográficos.

A exposição ao sol e esforço físico não podem ocorrer nos sete primeiros dias.

O trabalho somente deverá ser retomado após um período mínimo de 15 dias do procedimento. Exercícios físicos serão liberados entre 6 a 9 meses.

Complicações e riscos

A cirurgia ortognática pode oferecer riscos semelhantes a outros tipos de operação. Para diminuir os riscos o paciente deve procurar pelo profissional médico qualificado na área, além de verificar a equipe que estará participando e estrutura do hospital.

cirurgia ortognatica resultado
A cirurgia ortognática pode ter resultados impressionantes e te deixar com a aparência renovada

As possíveis complicações e riscos são:

  • Arroxeado na pele;
  • Inchaço;
  • Hematomas que geralmente somem no período de 15 dias;
  • Adormecimento dos lábios, embaixo dos olhos e queixo inferior. Esses sinais são normais e desaparecem de 6 a 36 meses;
  • Má mastigação, essa complicação é muito difícil de acontecer.

Tratamentos

Depois da cirurgia ortognática o paciente terá que permanecer usando o aparelho ortodôntico pelo tempo que pode variar entre 6 a 12 meses, o período será indicado pelo profissional médico de acordo com o caso de cada indivíduo.

Vale ressaltar que o resultado final beneficia muito o paciente, ele apresentará a estética facial mais bonita e terá melhoras na saúde física e bem estar.

O aspecto físico é um dos principais motivos para a procura desse procedimento, sua realização devolverá ao paciente a autoestima que alguma vez pode ter sido perdida devido ao bullying sofrido na infância ou adolescência.

Os resultados da cirurgia ainda podem ser potencializados com o uso de um laser depois da operação, isso ajudará na recuperação.

Gostou deste conteúdo sobre cirurgia ortognática? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

cirurgia plástica

Cirurgia plástica – Veja as cirurgias mais realizadas atualmente

Muitas são as pessoas que querem fazer algum tipo de cirurgia plástica em alguma parte …