Home / Cirurgias / Cirurgia de vesícula: saiba como funciona

Cirurgia de vesícula: saiba como funciona

A cirurgia de vesícula, também chamada de colecistectomia, é a única forma de tratamento para quem sofre com inflamação, câncer ou pedra na vesícula.

Houve um tempo em que a cirurgia de pedra na vesícula era mais complexa, com incisões grandes e tempo de permanência no hospital por até 7 dias. Hoje, graças a uma tecnologia chamada laparoscopia, é possível fazer a cirurgia de vesícula de forma menos incisiva e com a vantagem do paciente ser liberado no dia seguinte.

Neste artigo vamos abordar tudo que você precisa saber sobre a cirurgia de vesícula.

O que é cirurgia de vesícula?

Quando a vesícula biliar sofre um dano — câncer, inflamação ou possui pedra — é necessária uma cirurgia para retirada da vesícula. A cirurgia de vesícula é a única maneira de tratar o problema, ainda que nem sempre seja urgente — caso não haja obstrução ou infecção.

Como funciona a cirurgia de vesícula?

Há dois métodos para a colecistectomia: convencional e por laparoscopia.

A cirurgia de vesícula convencional consiste em um corte no abdômen, bastante incisiva, com propensão a dor após a cirurgia e tempo maior de permanência do paciente no hospital.

Já a cirurgia de retirada da vesícula na laparoscopia é bem menos incisiva, sendo feita apenas quatro punções (furos) no abdômen.

Ambos os métodos são realizados com anestesia geral, mas a laparoscopia tem a vantagem de oferecer menor dor ao paciente e menor tempo de recuperação.

Fique de olho em outros assuntos que possam lhe interessar:

Pré e pós-operatório: quais os cuidados?

O paciente precisa procurar um gastroenterologista caso sinta fortes dores abdominais após as refeições ou após a ingestão de alimentos gordurosos. O paciente passa por uma ultrassonografia e, se houver cálculos, o médico marcará a cirurgia para retirada da vesícula.

O médico poderá orientar o paciente quanto aos exames que detectam se ele tem alergia a medicamentos ou se possui alguma outra doença associada. O procedimento só deve ser marcado se não houver nenhuma contraindicação, do contrário, o paciente poderá ser medicado com antibióticos.

Já no pós-operatório da cirurgia de vesícula, o paciente deve ter uma alimentação pastosa e líquida, não se movimentar muito, nem carregar peso nos primeiros dias para contribuir com uma cicatrização mais rápida. É normal sentir dor no abdômen ou no ombro (por causa de um nervo que vai do abdômen ao pescoço), ter náuseas ou vômitos, mas o médico poderá prescrever medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas pós-operatório.

Tempo de duração da cirurgia de vesícula

A duração da cirurgia de vesícula dependerá do método usado: laparoscopia ou convencional.

O tempo de cirurgia na colecistectomia convencional é de 1 hora e 30 minutos, devido a sua complexidade e maior incisão. O paciente sente mais dor e leva mais tempo para voltar à rotina.

Na colecistectomia por laparoscopia o tempo de duração da cirurgia é de apenas 40 minutos. Além dessa vantagem, o paciente não sofre muitas dores e poderá voltar a sua vida normalmente em menos tempo.

Riscos da cirurgia de vesícula

Como em qualquer intervenção cirúrgica, a retirada da vesícula oferece riscos, ainda que incomum. Sangramento, infecção ou danos ao ducto cístico (o mais sério) podem exigir do médico uma incisão maior, sendo necessária, neste caso, a colecistectomia aberta (cirurgia convencional).

Preço da cirurgia de vesícula

O preço da cirurgia de vesícula varia de cidade para cidade, mas está em torno de R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00 em redes privadas. Por meio de um plano de saúde, o valor é coberto pelo convênio em sua totalidade ou parcialmente.

Cirurgia de vesícula pode ser realizada pelo SUS?

A colecistectomia pode ser feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita, no entanto, a espera na fila pode ser crucial para a saúde do paciente.

Cirurgia de vesícula emagrece? Mito ou verdade?

Mito. A perda de peso não ocorre devido a cirurgia, mas pode ser em decorrência de uma dieta pobre em gorduras e rica em alimentos integrais, frutas e vegetais.

Caso o emagrecimento continue mesmo após a readaptação a alimentos gordurosos, é necessário procurar orientação médica. Engordar após a cirurgia de retirada da vesícula também é comum, uma vez que o paciente pode voltar a comer em maior quantidade após ser liberado pelo médico.

Recuperação de cirurgia de vesícula convencional

recuperação após cirurgia de vesícula
Recuperação após cirurgia de vesícula

A recuperação de cirurgia de vesícula convencional dependerá do paciente. É preciso tomar algumas medidas para acelerar a cicatrização, estimular a circulação sanguínea e se recuperar mais rápido. Dentre essas medidas estão:

  • Não ficar muito tempo sentado ou deitado – Caminhe um pouco com a ajuda de um familiar;
  • Evitar alimentos gordurosos – Prefira alimentos suaves e leves;
  • Beber líquidos quentes – Isso reduz o desconforto do pós-operatório;
  • Evitar exposição solar sobre a ferida cirúrgica – O recomendado é proteger o local por no máximo 3 meses.

Os alimentos com baixo teor de gordura são recomendados para que o sistema digestivo possa se acostumar com a falta da vesícula, além disso, as náuseas e as dores que podem se fazer presentes também serão reduzidas com uma alimentação balanceada.

A recuperação após a retirada da vesícula varia de 1 semana para laparoscopia e 2 semanas para a cirurgia convencional.

Pós cirurgia de vesícula – Complicações

Muitos pacientes temem a cirurgia de retirada da vesícula por causa de possíveis riscos, mas é preciso estar atento quanto as suas complicações pós-cirúrgica também. A diarreia é uma das complicações mais comuns após a cirurgia de vesícula. Outros sintomas podem aparecer, tais como:



  • Inflamação;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas;
  • Dor no estômago;
  • Cólicas abdominais;
  • Indigestão.

Existem outras complicações muito comuns e que são motivos de preocupação dos pacientes. Acompanhe abaixo:

Dor no umbigo após cirurgia de vesícula

A dor no umbigo pode surgir devido ao fato de ser neste local onde é feita a maior incisão e onde é dado pontos no final da cirurgia. Pode ser causado por esforço físico ou uma hérnia incisional, ou seja, quando decorre de uma cicatriz pós-operatória.

Barriga inchada após cirurgia de vesícula

A hérnia incisional também pode provocar um inchaço permanente da barriga. O inchaço é comum, e tanto ele quanto a dor no umbigo podem durar mais de 1 mês, com dores que vão diminuindo até cessar. Porém, caso haja uma hérnia incisional, a dor tende a aumentar e, neste caso, é importante procurar ajuda médica.

Dieta alimentar após cirurgia de vesícula

Após a retirada da vesícula, é importante manter uma dieta pobre em gorduras para ajudar na recuperação pós cirúrgica. Confira abaixo a recomendação dos médicos sobre quais os alimentos são liberados e quais devem ser evitados.

Alimentos liberados após a retirada da vesícula:

  • Frutas;
  • Legumes cozidos;
  • Frango sem pele;
  • Peixes;
  • Pães, arroz e grãos integrais;
  • Leite e iogurte desnatados;
  • Queijos brancos, como ricota.

É recomendado também beber água e sucos naturais a fim de manter o corpo hidratado. O consumo de alimentos integrais ajudam a aliviar a diarreia e evitar a constipação.

Alimentos proibidos após a retirada da vesícula:

  • alimentos proibidos cirurgia de vesicula
    Alimentos proibidos após retirada da vesícula

    Manteiga;

  • Chocolate, bolos, sorvetes, amendoim;
  • Carnes vermelhas;
  • Salsicha;
  • Presunto;
  • Linguiça;
  • Bacon;
  • Peixes enlatados com óleo;
  • Pizza;
  • Frituras em geral;
  • Produtos industrializados, como salgadinhos e comida pronta congelada.

Assim como os alimentos citados, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas pelo menos por 30 dias após a cirurgia de vesícula. Esse tempo varia conforme o grau de dificuldade da cirurgia, mas é de suma importância que o paciente não consuma álcool enquanto estiver tomando medicamentos prescritos.

Caso este artigo sobre Cirurgia de vesícula tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook! 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

cirurgia plástica

Cirurgia plástica – Veja as cirurgias mais realizadas atualmente

Muitas são as pessoas que querem fazer algum tipo de cirurgia plástica em alguma parte …