Colágeno natural -Beneficios, dicas de reposição e receitas naturais.

O colágeno natural é um tipo de proteína produzida pelo corpo humano essencial para que a pele tenha elasticidade e consistência, ou seja, para que se mantenha firme.  O problema é que com os passar dos anos e a chegada do envelhecimento, o colágeno tem a sua produção reduzida, fazendo com que surja a flacidez.

O colágeno natural também é essencial para os cabelos e unhas, assim como também para acelerar o metabolismo, dando forças as unhas e aos dentes, ameniza as celulites, entre outros.

Justamente por causa do colágeno, os tecidos, ligamentos e vasos sanguíneos ficam fortes e com isso conseguem desempenhar suas funções perfeitamente.

Portanto, é possível que possa ajudar seu corpo a produzir mais colágeno, por meio de uma alimentação salutar, o que trará muitos benefícios.

Benefícios do Colágeno

O colágeno no corpo humano proporciona inúmeros benefícios para o organismo, sendo alguns deles:

  • Faz com que o tecido cutâneo tenha maior firmeza e estabilidade
  • Dar força para os dentes, as unhas, a pele, assim como alguns órgãos
  • Protege as articulações
  • É excelente para prevenir o envelhecimento da pele
  • Previne o aparecimento da celulite
  • Ajuda a circulação sanguínea
  • Auxilia na renovação das células
  • Previne a osteoporose

Portanto, é visível que se trata de um elemento essencial para o funcionamento do organismo, assim como também como forma de evitar diversos problemas.

 

Dicas para a reposição de colágeno

Como dito anteriormente, com a passagem dos anos, há uma produção reduzida de colágeno natural e por isso, há outras formas de fazer com que o seu corpo produza este elemento tão essencial, que pode ser por meio de uma alimentação saudável ou até mesmo por ingestão de suplementos.

É aconselhável a inclusão de proteínas magras e o ômega3, que também server para auxiliar na produção do colágeno e além disso, também é indicado consumir tudo que tiver vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício.

Abaixo listamos alguns diversos alimentos que contém colágeno natural para a pele e que devem compor a alimentação de todos aqueles que pretendem auxiliar o corpo na produção este item tão essencial, que é o colágeno.

Carnes, ovos e peixes – São ricos em vitaminas B6 e B12. Auxiliam também no melhor funcionamento do intestino, no metabolismo tanto dos carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Feijão, brócolis e ervilha – São ricos em ácido fólico, sendo essencial o consumo de folhas verde-escuras.  É importante o consumo de lentilhas, gema de ovos, fígado, laranja.

Cerejas, uvas e soja – Estes tipos de alimentos acabando estimulando que as células sempre estejam em plena renovação, pois possui propriedades antioxidante que é responsável por eliminar os radicais livres, precavendo assim o envelhecimento das células.  Trata-se de um colágeno natural para o rosto.

Aveia e leguminosas – Este tipo de alimento possui bastante silício que nada mais que é um mineral oriundo dos vegetais. A sua consumação é indicada para que as células sempre fiquem rígidas, com isso estará amenizando os problemas devido à falta de colágeno.  Os alimentos que possuem silício têm por finalidade agir sobre os músculos, tendões, articulações, reduzindo assim as dores.

Vitamina C – Os alimentos que possuem vitamina C ajudam na absorção do colágeno, portanto, consuma muitas frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão, acerola, entre outros.

Frutas Vermelhas – As frutas vermelhas possuem cianidina e vitamina C, que também tem por finalidade combater os radicais livres que fazem com que a pele tenha um envelhecimento mais rápido. Portanto, ao consumir as frutas vermelhas estará fazendo com que a pele receba mais irrigação e oxigênio por meio das paredes dos vasos sanguíneos.  Além disso, estas frutas auxiliam no controle da oleosidade e da acne.

alimentos com colágeno natural
Frutas vermelhas podem ser uma das melhores fontes de colágeno natural

Água – É aconselhável o consumo de pelo menos 8 copos de água por dia.  A água tem o poder natural de realizar a hidratação e o rejuvenescimento da pele.

Óleo de linhaça – Por possuir ácido graxo, acaba estimulando a produção do colágeno no corpo.  É aconselhável consumir, salmão, sardinha, nozes, entre outros.

Você também pode gostar destes artigos:

Gelatina – É um dos itens que as pessoas mais associam ao colágeno.  A gelatina tem uma alta composição de colágeno animal que chega a 90%, sendo excelente para ajudar no rejuvenescimento da pele. Trata-se de um colágeno natural para o rosto e para o corpo.

Chá Verde – Tem propriedade antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres que fazem com que a pele envelheça.  Portanto, consuma sempre que possível o chá verde.

Chá Branco – Tem por finalidade realizar a proteção das proteínas existentes na pele, portanto, ao consumir o chá branco estará realizando a prevenção quanto ao envelhecimento da pele.

Tomate, pimenta e beterraba – Estes itens possuem antioxidante licopeno, ou seja, sua atuação é como se fosse um protetor da pele e contribui para o aumento dos níveis de colágeno existente no corpo.

Alho – É essencial para o corpo, pois tem enxofre e auxilia na formação do colágeno.  Além disso, também tem a propriedade de fazer a reconstrução das fibras de colágeno que por algum motivo foram danificadas.

Ostras – É um mineral primordial para a produção do colágeno.  É um alimento rico em zinco.

Colágeno hidrolisado – É um suplemento que é consumido por muitas pessoas após os 35 anos de idade.

Outra dica é para aqueles que possuem o vício do cigarro, já que há toxinas que causam muitos prejuízos ao corpo, além de destruir o colágeno existente.  Normalmente, as pessoas que possuem o vício do cigarro apresentam precocemente rugas e flacidez.  Além disso, mesmo que venha a consumir todos os itens citados, se não parar de fumar, não estará ajudando o seu corpo.

 

Receitas com colágeno natural caseiro

Abaixo, citaremos duas receitas de colágeno natural caseiro, ou seja, uma forma de você auxiliar o corpo aumentando e repondo o colágeno em seu organismo.

Suco de Tomate

O tomate é excelente para a reposição de colágeno no corpo, portanto, sempre que possível tome suco de tomate.

Suco de tomate colágeno natural
O suco de tomate pode ser uma grande fonte de colágeno natural

Para fazer é bem fácil, pegue a metade de um tomate e adicione um copo de água.  Bata no liquidificador, acrescente acúçar ou adoçante e beba.

Poupa do tomate

Outra forma rápida e fácil, é pegar um tomate inteiro amassar bastante e passar por uma peneira.  Depois com um pedaço de algodão, pegue esta poupa e passe no rosto.  Deixe esta poupa por pelo menos 20 minutos no rosto e depois retire com água gelada.

Caso este artigo sobre colágeno natural tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

 

5 (100%) 12 votes