Home / Sintomas / Cólica de bebê – sintomas, 8 causas mais prováveis e como tratar

Cólica de bebê – sintomas, 8 causas mais prováveis e como tratar

Cólicas em bebês são um problema muito comum e uma causa de grande preocupação para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Quando se trata de recém nascidos não podemos nos descuidar e é preciso entender o que está acontecendo para dessa forma aliviar os sintomas do bebê.

Um fator de preocupação extra, diferente do que acontece com as crianças, é o perigo de medicar um bebê. Você não pode dar nenhum remédio para ele, a menos que tenha prescrição médica. Por isso você poderá recorrer apenas a medicamentos ou métodos naturais para aliviar as suas cólicas.

Ao ouvir o choro do seu bebê sua primeira dúvida deve ser como saber se o bebê está com cólica, só para a partir disso saber como aliviar a cólica do bebê.

Como saber se o bebê está com cólica

As causas do choro de um bebê são as mais diversas possíveis. A cólica certamente fará com que seu recém-nascido comece a chorar, mas esse choro não é o suficiente para identificar uma cólica.

cólica de bebe o que é
Saiba mais sobre a cólica de bebê e ajude o seu pequeno a se sentir melhor

Para saber se o bebê está com cólica devemos utilizar o método da exclusão. Analise todos os motivos que podem levar o seu bebê ao choro e se não for nenhum deles, certamente é a cólica que está incomodando. Vamos lá?

  • Seu bebê já mamou? A fome é um dos principais motivos de choro para os bebês;
  • Você já verificou as fraldas? Fraldas sujas também fazem o bebê chorar;
  • Seu bebê não está com sono? O choro pode indicar cansaço de seu recém-nascido;
  • Ele não quer colo? Seu bebê pode simplesmente estar querendo colo, de forma a se sentir mais confortável e seguro;
  • O choro dele é muito estridente? Se o bebê chorar dessa forma, certamente a causa é a cólica;
  • Durante o choro seu bebê faz muitas caretas e contorce as pernas na altura da barriga? Seu bebê está com cólicas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

8 causas de cólica em bebês

  1. Sistema digestivo do bebê

Este é o principal fator de cólica em bebê, afinal de contas, seu sistema digestivo está em formação e ele não sabe processar os alimentos. Somente após 6 meses de vida o sistema digestivo consegue trabalhar de forma eficaz, fazendo assim que as cólicas desapareçam.

  1. Alimentação da mãe

Até os 6 primeiros meses, o único alimento ingerido pelo bebê deve ser o leite materno. Isso faz com que todo alimento ingerido pela mãe vá direto para o bebê. Qualquer alergia que o bebê tenha a algum desses alimentos ocasionarão em cólicas. Por isso é necessário que a mãe tenha a alimentação mais saudável possível, evitando alimentos pesados.

  1. Problemas na hora da amamentação

É importante que a mãe tenha atenção no momento de dar o leite materno ao seu bebê, de forma que ela verifique se ele pegou bem a mama. Quando isso não acontece, ao ingerir o leite, seu bebê também pode engolir ar em excesso, fazendo com que ele tenha muitos gases que se transformarão em cólica. A principal causa da cólica no momento da “pega incorreta” se deve ao fato do bebê consumir muita lactose e pouca gordura. O excesso de lactose causa gases.

  1. Fumar ou beber

Não precisamos nem falar dos graves riscos de saúde que o bebê pode ter se a mãe fuma ou bebe durante o período de amamentação. Além de riscos mais graves, o fato de fumar ou beber durante o período de amamentação ou até mesmo manter o bebê em ambientes onde há tabagismo ocasionarão em fortes cólicas para ele.

  1. Não dar leite materno

Apesar do leite materno ser o único alimento que o bebê deve receber, muitas vezes isso não é possível. Muitas mães têm leite insuficiente e precisam recorrer à fórmulas que o substituam ou o complementem. Isso pode gerar cólicas ao bebê. Nunca substitua o leite sem a indicação médica. Inserir leite de vaca na alimentação de um recém-nascido pode trazer além da cólica sintomas como vômito, refluxo e até mesmo uma futura alergia à lactose.

  1. Ambiente externo agitado

As principais causas de cólica estão relacionadas à alimentação, ou da mãe ou do bebê, mas um ambiente agitado, barulhento e que não traga tranquilidade ao bebê pode fazer com que as cólicas apareçam. A irritação e cansaço do bebê também podem ser fatores que geram cólicas.

  1. Ansiedade dos pais

O período de cólicas é muito cansativo para a mãe, visto que ele pode durar até 6 meses de forma bastante intensa. Durante esta fase é preciso manter a calma, principalmente no momento da crise. A ansiedade dos pais é sentida pelo bebê e eles precisam passar segurança ao seu filho.

  1. Refluxo

Cerca de 40% dos bebês apresentam algum tipo de refluxo. Ele pode ser mais ou menos intenso, mas em geral não é grave, visto que este problema vai diminuindo à medida que o sistema digestivo do bebê vai amadurecendo. É comum o bebê golfar um pouco de leite durante a amamentação. Entre os sintomas do refluxo se incluem as cólicas.

Como aliviar as cólicas do bebê

O primeiro fator é a alimentação. Como você já sabe, o leite materno é o único alimento que o bebê deve receber nos 6 primeiros meses de vida. Qualquer alimento ingerido fora isso, ocasionará cólicas e outros problemas de saúde.

O bebê sempre deve arrotar depois de cada mamada. Isso porque os gases que se acumulam na barriga do bebê causam cólicas caso não sejam eliminados.

colica de bebe como aliviar
O leite materno pode aliviar a cólica de bebê rapidamente, além se ser uma alternativa simples para acalmar o pequeno

A alimentação da mãe também pode influenciar na cólica do bebê. Pelo menos até os primeiros três meses de vida de seu filho evite alimentos como chocolate, cafeína, sucos cítricos, alimentos condimentos e leite de vaca. Recorra sempre a muita fruta e alimentação saudável.

Técnica: no momento da crise de cólica, deite seu bebê de costas e faça leves movimentos nas pernas do bebê, como se ele estivesse pedalando. Faça massagem na barriga do bebê durante o dia, a fim de diminuir e prevenir as cólicas. Lembre-se de aquecer bem as mãos para realizar esta massagem.

 

Gostou deste artigo sobre cólica de bebê? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …