Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Como parar de roncar- Dicas e receitas para dormir melhor

Como parar de roncar- Dicas e receitas para dormir melhor

Quem nunca foi acordado por causa do ronco de alguma pessoa, ou até mesmo alguém lhe acordou porque você estava “roncando alto demais”, quando você ronca é um alerta de que algo está acontecendo no seu organismo, só que não se sabe o que.

O ronco acontece quando as vias respiratórias da pessoa ficam mais estreitas, causando o ar que passa por eles a vibrar o tecido mole da garganta. Por isso, roncar não é normal.

Mas existem algumas causas que levam a pessoa á roncar que são:

  • Problemas nasais e sinusais.
  • Consumo excessivo de álcool.
  • Medicamentos do tipo relaxante muscular, anti-histamínicos sedativos (antialérgicos) ou ansiolíticos (calmantes).
  • História familiar de ronco.
  • Dormir de barriga para cima.
  • Dormir com um travesseiro muito grande ou mole.
  • Viroses respiratórias.
  • Desvio do septo nasal.
  • Adenoides hipertrofiadas.
  • Amígdalas hipertrofiadas.
  • Alterações anatômicas do palato mole ou da úvula.
  • Ter um pescoço curto e largo, com circunferência maior que 43 cm.
  • Hipotireoidismo não tratado.

Para resolver esse problema, confira abaixo algumas dicas e receitas caseiras que irão lhe ajudar a parar de roncar:

Durma de lado

Dormir de lado é um dos melhores métodos para diminuir o ronco naturalmente. Dormir nessa posição evita que o palato mole relaxe ou encoste na parte de trás da garganta.

 

dormir de lado como parar de roncar
Dormir de lado pode ser a sua melhor arma para parar de roncar

Use travesseiros firmes

Evite dormir em travesseiro muito macios, velhos ou já bastante desgastados. Travesseiros macios podem dificultar a passagem de ar já que sua cabeça fica numa posição baixa.

Eleve sua cabeça

Experimente usar dois travesseiros para dormir. Ao elevar sua cabeça, você facilita a passagem de ar, tornando a respiração mais fácil.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Tenha uma rotina para dormir

Algumas vezes as pessoas roncam pois tem horários irregulares para dormir. Trabalhar muito, ficar estressado e dormir tarde e em horários diferentes cansa seu corpo. Isso pode resultar em mais ronco, já que sua garganta fica mais relaxada do que o normal.

Perca peso

Pessoas com sobrepeso tem uma passagem de ar mais estreita pois os tecidos do pescoço e da garganta aumentam de tamanho. Perder peso é uma das maneiras mais efetivas para diminuir e até parar de roncar.

Faça exercícios

Exercícios além de ajudar a perder ou manter um bom peso, ajudam a manter o tamanho da sua garganta normal e melhora os tônus musculares.

Evite o consumo de cigarros

Fumar irrita a garganta e pode resultar em inflamação sem que você saiba, isso prejudica a passagem de ar.

Evite álcool e remédios para dormir

O consume de álcool e remédios para dormir faz com que sua garganta fique mais relaxada que o normal. Caso precise usar, prefira suplementos e formas de naturais para dormir ao invés de remédios sedativos.

Manter seu corpo hidratado também uma das melhores maneiras de diminuir o ronco. Beber bastante água ajuda a manter seu sistema respiratório limpo e evita o muco excessivo no seu nariz.

Limpe o quarto com frequência

A presença de contaminantes no ar podem irritar as membranas da sua garganta. Lave e troque seu lençóis e fronhas de travesseiros no mínimo uma vez por semana, além de manter o chão e os móveis do quarto limpos. Também não deixe de trocar seus travesseiros pelo menos 1 vez a cada 6 meses ou a cada 2 anos dependendo do tipo.

Use uma cinta anti-ronco

Das muitas soluções anti-ronco que existem, uma das mais simples e fáceis de usar é a cinca anti-ronco (ou cinta de queixo) que é basicamente um tecido que se passa sobre sua cabeça para fornecer suporte ao queixo e manter sua mandíbula fechada, evitando o ronco pela boca.

Use um dilatador nasal

Um dos dispositivos mais úteis para pessoas que sofrem com ronco constante ou tem apneia do sono leve é um dilatador nasal, um dispositivo que é responsável por aumentar a passagem de ar. Os dilatadores nasais são basicamente um dispositivo de plástico, borracha ou silicone que se encaixa em cada narina, mantendo as passagens nasais abertas durante o sono.

Remédios caseiros para parar de roncar

  • Mel: Além de ser muito utilizado para aliviar os males que atingem a garganta, o mel também ajuda a evitar o ronco, devido à sua ação anti-inflamatória que liberará as vias aéreas.
  • Aloe: É uma ótima erva para tratar o ronco e outros problemas respiratórios. Prepare um chá com algumas folhas desta erva: basta deixar ferver por alguns minutos, coar e beber uma hora antes de dormir.
  • Cebola: A cebola também é muito boa para tratar o ronco e outras doenças respiratórias. Para aproveitar os benefícios proporcionados por este alimento, o indicado é preparar um chá com açúcar mascavo: coloque uma cebola em fatias por cada litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e, com a água ainda quente, coloque algumas colheres (de sopa) de açúcar mascavo a gosto. Beba essa mistura uma ou duas horas antes de dormir.
  • Leite de soja: Trocar o leite de vaca pelo leite de soja é indicado, pois os produtos lácteos são conhecidos por aumentar o muco na garganta e, consequentemente, provocar mais roncos.
  • Azeite de oliva: Graças à sua ação anti-inflamatória, o azeite de oliva ajuda no tratamento para parar de roncar. Além disso, é um ótimo óleo para a saúde, por possuir menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras insaturadas.
  • Chá de hortelã-pimenta: Este chá ajuda a eliminar o catarro.
  • Peixe: a carne vermelha ou gorduras saturadas podem causar espasmos leves resultando em inflamação das vias nasais. Por isso, o indicado é comer mais carne branca ou peixe, especialmente atum.
  • Inspirações de vapor: Fazer inspirações de vapor faz com que a respiração através da via nasal seja livre e adequada. Antes de dormir, coloque uma panela de água para ferver, cubra a cabeça com uma toalha e inale profundamente o vapor. A adição de alguma erva estimulante do sistema respiratório, como o eucalipto, dá um resultado ainda melhor

Bacia com água no quarto

Pessoas que sofrem de problemas respiratórios costumam colocar uma bacia de água no quarto durante a noite nos meses de verão em que o tempo costuma ficar mais seco.

Uma forma de ajudar o seu organismo a parar de roncar é usar esse truque, pois assim você evita que as passagens da sua garganta fiquem entupidas. Deixe também um copo de água perto da sua cama.

Gargarejo especial contra o ronco

Misture 1 gota de óleo essencial de hortelã num copo com água e faça gargarejo antes de dormir, cuidado para não engolir.

Esta, com certeza, é uma opção de tratamento caseiro que se mostra especialmente interessante para os casos em que o ronco é causado por alguma alergia ou problema respiratório.

Exercício vocal contra o ronco

Para fazer esse exercício vocal você deverá repetir as vogais por um tempo de 3 minutos observando que deve colocar a sua língua sobre os seus dentes da frente.

– Leve a sua língua para trás.

– Feche a sua boca e enrugue os lábios por meio minuto.

exercicios vocais como parar de roncar
Exercícios vocais podem ajudar a com este problema, mas cantar também pode ser uma ótima opção para lhe ajudar a parar de roncar

Uma dica é aumentar progressivamente a quantidade de vezes que você faz esse exercício no seu dia a dia.

Esperamos que com essas dicas você consiga parar de roncar e assim tenha uma qualidade de sono melhor. Caso o problema não seja resolvido, procure um médico.

 

Gostou deste conteúdo sobre como parar de roncar? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …