Home / Beleza / Crescimento capilar – 10 dicas para o cabelo crescer mais forte

Crescimento capilar – 10 dicas para o cabelo crescer mais forte

Para fortalecer o crescimento capilar, não é preciso fazer malabarismos ou gastar fortunas: pequenos hábitos podem fazer a diferença para o cabelo crescer.

Se o seu cabelo está quebradiço, ralo, demora a crescer e perdeu o viço, pode ser que o grande vilão seja algum fator externo (má alimentação, pouca ingestão de água, falta de corte, dentre outros), que impede o crescimento capilar.

crescimento capilar o que é
Para aumentar o crescimento capilar, deve ter alguns cuidados com os seus cabelos para que eles não enfraqueçam e caiam

Contudo é bom ficar atenta, pois cabelos fracos podem ser indícios de algum problema hormonal ou má circulação sanguínea.

Conheça algumas dicas de crescimento capilar, além de remédios caseiros que ajudarão o seu cabelo crescer mais forte e saudável.

1. Corte o cabelo

Você é do tipo que só frequenta o salão 1 vez por ano? Não faça isso! Cabelos precisam de corte a cada 8 semanas, pelo menos, para fortalecer o crescimento capilar. Cabelos que não veem corte há meses tendem a quebrar e serem cobertos de pontas duplas.

2. Beba água

Se você não bebe água suficiente para hidratar o corpo, possivelmente tem uma pele seca, suscetível a rugas precoces, e a cabelos enfraquecidos. A água ajuda a hidratar os cabelos e todo o corpo porque elimina as toxinas do organismo.

3. Penteie os cabelos

Escovar e pentear as madeixas são formas de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e favorecer ao crescimento capilar. Penteie pela manhã e antes de dormir, mas não o faça se os cabelos estiverem molhados e embaraçados; prefira usar algum produto para desembaraçar antes.

4. Cuidado com a chapinha!

Alisar o cabelo é o desejo de algumas mulheres, mas a frequência do secador ou da chapinha impede o crescimento capilar, porque o calor desses produtos enfraquece os cabelos, deixando-os quebrados e cheios de pontas duplas. Portanto, evite usar a chapinha muitas vez durante a semana.

5. Cuide da alimentação

Assim como a água, a ingestão de nutrientes é essencial para a saúde corporal e capilar. Alimentos como peixes, ovos, legumes e frutas são muito mais eficientes que alimentos ricos em gorduras, como aqueles de fast-food.

Adote uma dieta rica em ácidos graxos (castanhas, abacate) e biotina, a famosa vitamina que deixa os cabelos incrivelmente bonitos.

6. Aposte em produtos sem silicone

Produtos à base de silicone deixam os cabelos instantaneamente brilhosos e macios, mas a substância tende a acumular nos fios, deixando-os com aparência de pesados e oleosos, e impedindo seu crescimento.

7. Não abuse de produtos modeladores

Usar mousse, cera, spray fixador ou qualquer outro finalizador é comum, mas esses produtos contêm substâncias que, a longo prazo, tornam-se nocivas aos cabelos. Assim como silicone, os finalizadores podem conter parabenos, óleo mineral e parafina líquida que agridem as madeixas a longo prazo.

O recomendado é não exagerar e sempre usar pré shampoo para retirar o excesso dos produtos, antes de usar o seu shampoo favorito. Hidratar a cada 15 dias também é importante.

8. Não prenda os cabelos para dormir

Prender os cabelos para dormir pode quebrar os cabelos, e os gastos que você teve com eles durante o dia acabam durante o sono. Mas se for impossível deixá-los soltos, amarre bem de leve.

Outra dica é não prender os cabelos se estiverem molhados, menos ainda dormir assim. Essa atitude impede os fios capilares de respirarem, enfraquece-os e ainda deixa com mau odor.

9. Pare de fumar

Fumar agride o corpo, a pele e o crescimento capilar. Se o seu organismo não está bem, nenhum creme fará o milagre de dar viço aos cabelos. O cigarro tem toxinas que impedem a chegada de nutrientes aos cabelos, visto que tais substâncias obstruem a corrente sanguínea.

crescimento capilar parar de fumar
Fumar pode enfraquecer a raiz do seu cabelo e impedir o seu crescimento natural

10. Use protetor solar

Você cuida do seu cabelo quando está em casa, mas quando sai não se preocupa com as agressões que os seus fios possam sofrer? Cabelos também precisam de proteção solar, assim, evita-se cabelos opacos, envelhecidos e ressecados. O sol é um oxidante natural, degradando a queratina, principal componente dos nossos fios, por isso, use produtos que contenham protetor solar.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Remédios caseiros para o crescimento capilar

Uma vez que você não esteja seguindo metade das dicas anteriores é normal que o crescimento dos seus cabelos esteja sendo prejudicado. Porém, se mesmo com essas dicas você acha que os seus cabelos estão demorando a crescer, aposte em remédios caseiros para o crescimento capilar.

Listamos alguns remédios caseiros que podem ajudar a fazer seu cabelo crescer mais rápido e saudável. Confira!

1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a manter o couro cabeludo limpo, o seu pH equilibrado, entrega brilho e maciez e tem propriedades antifúngicas. Para aproveitar os benefícios deste remédio caseiro, basta:

  • 100 ml de vinagre de maçã;
  • ½ de água;
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Você pode usar o vinagre de maçã misturado à água e aplicar nos fios logo após a lavagem. Acrescente algumas gotas de óleo essencial de sua preferência, a fim de evitar o cheiro do vinagre.

2. Gemas de ovo

Ovos são excelentes fontes de proteínas e, tanto podem ser incluídas na dieta quanto diretamente nos cabelos. Esse remédio caseiro para o crescimento capilar pode parecer desagradável, mas o resultado compensa.

  • Duas gemas de ovo;
  • Duas colheres de azeite de oliva.

Faça a mistura e aplique no couro cabeludo. Deixe agir por no máximo 20 minutos e enxágue em água fria.

Você também pode misturar as gemas a ¼ de iogurte natural e bater no liquidificador. Ao aplicar a máscara, cubra os cabelos com touca de banho ou touca térmica. Mantenha a máscara por meia hora e enxágue.

3. Máscara de batata

Uma outra forma de aproveitar a gema do ovo é fazer uma máscara de batata.

  • 1 gema de ovo;
  • 3 batatas;
  • 2 colheres de mel;
  • 1 copo de água.

Misture a gema de ovo ao suco extraído de 3 batatas. Adicione o mel e o copo de água. Agora é só aplicar a máscara de batata nas madeixas e deixar por meia hora. Enxágue e repita o processo dia sim, dia não durante 30 dias.

4. Aloe vera (babosa)

A aloe vera, também conhecida como babosa, é um excelente remédio caseiro para o crescimento capilar, pois contém vitamina C, um ótimo componente que aumenta a circulação sanguínea e favorece a irrigação aos fios.

  • 1 xícara de aloe vera;
  • 1 colher de sopa de mel.

Misture os ingredientes e aplique no couro cabeludo, mantendo nos fios por até 40 minutos.

5. Massagem capilar com abacate

O abacate é um dos remédios caseiros para o crescimento capilar mais antigo. Além de fazer o cabelo crescer, o abacate também promove brilho.

  • 1 abacate;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco.

Depois de esmagar o abacate até conseguir obter uma pasta, adicione o óleo de coco e use a mistura para massagear o couro cabeludo até a raiz, durante 20 minutos. Enxágue com água abundante. O abacate contém inúmeras vitaminas, como a vitamina A, vitamina E, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Com essas dicas e remédios caseiros para o crescimento capilar, não há motivo para não cuidar de suas madeixas. Se ainda assim os seus cabelos continuarem fracos, procure um médico e siga as orientações, mas sem deixar de lado as dicas deste conteúdo.

Gostou deste artigo sobre crescimento capilar? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …