Home / Sintomas / Dentes sensíveis – Dicas e receitas para aliviar a dor.

Dentes sensíveis – Dicas e receitas para aliviar a dor.

A Hipersensibilidade dentária mais conhecida como sensibilidade nos dentes é causada por vários motivos sendo eles:

  • Esmalte desgastado: isso acontece por causa do uso de escovas duras, ou ao escovar seus dentes muito forte.
  • Erosão dentária: devido a alimentos ou bebidas muito ácidas, também pode ocorrer por causa da bulimia ou da doença do refluxo gastresofágico.
  • Retração da gengiva: deixa a superfície da raiz exposta.

As variações hormonais da gravidez também podem provocar sensibilidade nos dentes e o que se aconselha fazer neste caso é usar uma pasta de dente para dentes sensíveis.

dentes sensiveis o que são
Ter dentes mais sensíveis pode não prejudicar a sua saúde, mas é um grande incomodo e pode ser feito um tratamento para acabar com essa sensibilidade

Os sintomas de sensibilidade nos dentes podem ser acompanhados por outros sintomas que afetam a boca como:

  • Gengivas retraídas;
  • Mau hálito;
  • Mudança no paladar;
  • Vermelhidão e inchaço das gengivas.

Caso comer alimentos frios ou quentes, respirar ar frio pela boca e comer doces e/ ou alimentos ácidos, faz você ter dores nos dentes ou deixa seus dentes sensíveis você então sofre desse problema, por isso, veja algumas dicas e remédios caseiros que podem aliviar a sensibilidade.

  1. Evite cremes dentais clareadores

O tipo de creme dental usado por quem tem dentes sensíveis deve ser indicado pelo dentista. Algumas vezes, ele pode recomendar marcas que sejam específicas para o problema. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.

  1. Não escove os dentes com força

A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.

  1. Escolha a escova de dente correta

A escova deve ser macia e ter as cerdas arredondadas e com grande quantidade.

  1. Fique longe de bebidas ácidas

Refrigerantes, energéticos, isotônicos, devem passar longe dos dentes. Mesmo sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes.

  1. Esteja sempre com a higiene bucal em dia

Escove os dentes, use o fio dental, limpe sua língua e se possível, use o enxaguante bucal. Ao fazer essas coisas, a cárie não se instala e não coloca em risco o esmalte dentário.

  1. Clareamento com supervisão

Todos os tipos de clareamento dentário devem ser recomendados pelo dentista. No mercado existem cremes dentais, fitas adesivas e kits branqueadores. Eles podem agravar o quadro de sensibilidade. Para garantir dentes brancos e sem dor, só com acompanhamento profissional.

  1. Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso

Ao invés de comer e ir direto escovar os dentes, masque uma goma de chiclete sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca. Por outro lado, caso a escovação seja feita com o pH desequilibrado, a acidez é passada nos dentes pela escova, o que desmineraliza o esmalte.

  1. Evite vinagre na salada

Utilize apenas azeite e sal para não dar choque nos seus dentes.

9.Trate o bruxismo

O hábito de ranger os dentes, conhecido como bruxismo, prejudica o esmalte dentário, responsável por proteger seus dentes da sensibilidade. Caso você tenha essa doença, está mais propenso a sofrer com os dentes sensíveis. Por isso, procure um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Remédios caseiros para dentes sensíveis

Chá de Equinácea com vitamina C

Além de diminuir a inflamação dos dentes, é eficaz para eliminar a placa bacteriana que pode levar a sensibilidade dentária.

Ingredientes

  • 3 colheres de folhas de equinácea
  • 500 ml de água fervente
  • ½ colher (de chá) de vitamina C em pó

Modo de preparo

Adicione a equinácea em um recipiente com água, tape e deixe repousar por 15 minutos. Depois acrescente a vitamina C, mexa bem e beba 3 xícaras por dia, até que a dor diminua.

Outra boa opção é colocar algumas gotas de extrato de erva de São-João no dente sensível.

Essência de cravinho

O cravinho, ou cravinho-da-índia, é rico em óleos e taninos que têm propriedades analgésicas e antissépticas, sendo bastante eficaz para o alívio da dor de dente.

Ingredientes

  • Óleo essencial de cravinho

Como usar

Esfregue uma gota do óleo de essência de cravinho no dente afetado, 3 vezes por dia, durante 3 dias. Outra opção é mastigar 1 cravinho da índia.

Bochecho com chá de alfazema

Os óleos essenciais presentes nas folhas de alfazema têm forte efeito anti-inflamatório, podendo ser úteis, na forma de bochecho, para complementar o tratamento da sensibilidade.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de alfazema
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque as folhas de alfazema na água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, filtre e deixe esfriar. Faça os bochechos 3 vezes ao dia.

Bochecho com chá de hortelã-pimenta

O mentol presente nas folhas de hortelã-pimenta é refrescante e acalma a dor, sendo aconselhada para ajudar no alívio da sensibilidade nos dentes.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã-pimenta
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Junte as folhas de hortelã-pimenta com a água fervente, deixe descansar por 15 minutos e filtre. Com o chá morno, faça bochechos 3 vezes ao dia.

Chá para dentes sensíveis:

Este chá de tomilho, ou de sálvia, caso tiver mau hálito, elimina. Tanto o tomilho quanto a sálvia são antibióticos, antivirais e antifúngicos naturais para a boca.

Outra coisa que pode ajudar é o Aloe Vera:

Em uma loja de produtos naturais, compre gel de Aloe Vera, e aplique na área inflamada. Ou se tiver um pé de babosa em casa, retire-o diretamente da folha. Passe todos os dias, de manhã e à noite. A aloe vai aliviar qualquer inflamação, e diminuir a sensibilidade.

Chá de batata doce

O chá com as folhas da babata doce acaba com a inflamação e a dor ocasionadas pela sensibilidade.

chá de batata doce remédio caseiro dentes sensiveis
Quer um remédio caseiro para dentes sensíveis? Faça um chá de batata doce e acabe com a sensibilidade

Ingredientes

Você irá precisar de uma folha de batata doce e uma xícara de água.

Modo de preparo

Ferva a água, corte a folha em pedaços e coloque na água. Depois de alguns minutos, tire do fogo, coe e deixe amornar. Depois, é só fazer gargarejos com a mistura várias vezes ao dia.

Gostou deste artigo sobre dentes sensiveis? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …