Home / Beleza / Depilação com cera – Veja como é feito o procedimento.

Depilação com cera – Veja como é feito o procedimento.

Muito se fala sobre a depilação com cera, mas você já a experimentou na prática? Existem muitos tipos de produtos e matérias-primas disponíveis no mercado e certamente um deles funcionará perfeitamente na sua pele.

Um dos maiores medos e preocupações está atrelado a questão se depilação com cera dói e esse é um fator completamente relativo. No entanto, não deve ser motivo para se preocupar, a dor pode ser diminuída até em casos de depilação com cera no rosto.

A seguir, fizemos um conteúdo objetivo sanando suas possíveis dúvidas a respeito da depilação com cera. Você verá que esse procedimento está longe de ser esse bicho de sete cabeças como muitos descrevem. Boa leitura!

Como é feita?

A depilação é um procedimento estético totalmente plural, existindo muitos tipos de depilação e de materiais para fazê-la. Nesse caso, explicamos os dois tipos mais comuns de depilação com cera, cera quente e cera fria.

 

depilação com cera o que é
A depilação com cera pode ser um método fácil para se livrar de pelos, mas precisa de alguns cuidados

Depilação com Cera Quente

  • Passo 1 – A pele

É importante entender que, querendo ou não, a depilação com cera é também um tratamento estético e procedimento higiênico e justamente por isso, requer que todos os instrumentos estejam devidamente limpos, incluindo a pele.

Por isso, recomenda-se um banho antes da aplicação da cera, para limpar a superfície da pele da região a ser depilada de modo que não haja mais alguns resíduos e até mesmo de cremes e óleos aplicados anteriormente.

Outro fato a ser levado em consideração é que o processo de depilação já tem a sua dor natural, suportável para uns e mais difícil para todos, no entanto ninguém quer que a dor se agrave ou cause maiores problemas. Esse fato torna então totalmente proibido fazer depilação em lugares que apresentem alguma lesão.

Qualquer tipo de lesão, pequenos arranhados, machucados mais superficiais ou profundos, é melhor não abusar dessa sensibilidade.

  • Passo 2 – A Cera

As pessoas que não tem costume de fazer depilação com cera ou nunca o fizeram, ainda não sabem que tipo de cera melhor se adapta a sua pele e essa é uma sugestão que pode ser dada pelo seu dermatologista.

Em muitos casos, as pessoas costumam testar as ceras em partes mais limitadas do corpo de modo a entender se aquela composição agride ou não a sua pele, no entanto não é garantia nenhuma. Para ter mais certeza, é importante consultar um profissional.

Caso você tenha alergia à algum material, não se preocupe, existem muitos tipos de ceras no mercado, incluindo produtos menos industrializados e totalmente derivados de substratos naturais.

  • Passo 3 – O procedimento

Como dito anteriormente, é importante que se pratique a higiene durante todo o processo. A depilação, inevitavelmente, deixa a pele mais sensível e até mesmo suscetível por um tempo a qualquer causa externa, por isso é preciso tomar cuidado.

Cuidados no que diz respeito à limpeza de suas mãos, procure utilizar luvas por exemplo, e principalmente no ambiente onde se faz a depilação. Tomados esses cuidados mais complexos, o procedimento é mais simples do que aparenta.

A cera derretida deve ser aplicada na direção que os pelos crescem, isso é muito importante e vale para todo o corpo justamente para que não haja qualquer tipo de irritação. Os pelos do seu corpo tem um sentido natural, é preciso respeita-los.

A retirada do papel sob a cera aplicada é uma visão muito popular a todos quando se fala de depilação e apesar de parecer um pouco cruel, a retirada do papel deve ser feita exatamente da imagem presente no imaginário popular, na direção oposta ao crescimento do pelo e de forma muito rápida.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Depilação com Cera Fria

Muitas pessoas se incomodam não somente com a dor da depilação, mas também com a temperatura da cera, o que não chega a ser um problema tendo em vista a existência da cera fria.

O passo a passo do procedimento é muito semelhante ao descrito acima sobre a cera quente. É importante respeitar principalmente às questões de higiene para que não se encontrem problemas futuros.

Antes do processo de depilação, é preciso esfregar as folhas que já vem “prontas” com a cera, uma na outra para que o atrito entre elas as deixe mais preparadas para a aderência a pele.

A partir disso, basta aplicar a folha na direção oposta do crescimento dos pelos e as retire puxando da mesma forma rápida e na direção oposta para remover todos os pelos. No caso da cera fria, recomenda-se a utilização da folha para tirar os pelos restantes até que perca totalmente sua aderência.

Pontos Positivos

Entre os pontos positivos mais destacáveis da depilação com cera é o preço, que se apresenta muito acessível em relação a outros procedimentos, por exemplo.

Outro ponto positivo perceptível é a facilidade na utilização, já que essas depilações podem ser feitas de forma caseira e aprendidas de maneira rápida.

A variedade também deve ser citada, tendo em vista a infinidade de tipos de cera de diferentes matérias primas e agentes.

Pontos Negativos

Entre os pontos negativos está o relativo aspecto da dor, que acaba sendo um ponto ruim para um grupo de pessoas, além de ser a característica mais marcante da depilação com cera.

 

depilação com cera pontos negativos
Para fazer a sua depilação com cera de maneira correta, deve testar a cera antes de fazer a depilação para saber se não vai ter algum tipo de alergia

Outro fator importante que faz com que haja alguma contrariedade à depilação com cera é que ela deve ser feita com os pelos relativamente longos, ou seja, implica numa distância de um tempo médio de vinte dias entre uma depilação e outra.

Além disso, está a sensibilidade. A escolha da cera errada ou um mal procedimento, está a possibilidade do surgimento de pequenos bolinhas e irritações, por isso é importante a busca de um dermatologista para indicar os melhores produtos.

Considerações

Viu, como existem muitos mais mitos que verdades à respeito da depilação com cera?! Portanto, depois dessa leitura, coloque os prós e os contras na balança e avalie se esse é o procedimento de depilação que melhor combina com você. Lembrando sempre que não custa nada experimentar.

 

Gostou deste conteúdo sobre depilação com cera? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …