Home / Doenças / Doenças Cerebrais / Depressão – O que é e principais sintomas

Depressão – O que é e principais sintomas

Baixa autoestima, sentimento de inferioridade, tristeza e pessimismo, são sintomas de depressão, que é uma doença ou um distúrbio que atinge com frequência pessoas de várias idades, desde o adolescente até o idoso. Cerca de 19% da população ou seja, uma em cada cinco pessoas, sofre de depressão. Cerca de 700 milhões de pessoas no mundo são tratadas com depressão, no Brasil são afetadas cerca de 11 milhões.

o que é depressão
Saiba o que é depressão e veja alguns de seus sintomas

“Mas será que estou triste ou estou mesmo com depressão?” A tristeza é um sentimento normal de qualquer pessoa, uma pessoa fica triste por diversas situações como um desapontamento, lembranças desagradáveis ou o término de um relacionamento, por exemplo, que é passageiro e não precisa de tratamento.

Por isso, vamos abordar alguns dos sintomas da depressão, e explicar cada um deles para que você possa identifica-los e iniciar o tratamento.

 

Ansiedade

A ansiedade e a depressão têm uma relação quase direta, fazendo com que uma leve à outra. As pessoas ansiosas vivem sempre no dia de amanhã, tentando controlar o incontrolável, possuem vários medos, por isso se tornam agitadas.

No entanto, quando se configura com a depressão, o sentimento de ansiedade torna a pessoa menos produtiva, pois ela não consegue se concentrar, tem vontade constante de permanecer sozinha e realizar atividades que não saem da rotina.

Cansaço constante

Sentir desmotivação em cozinhar, trabalhar e conviver com seus amigos e familiares, devido ao cansaço constante que sente, passar a ter desinteresse por atividades que antes eram interessantes e que davam prazer também é um sintoma da depressão.

Falta de vontade

Quando as pessoas perdem a falta de vontade pela vida, acontece a mesma coisa com as atividades que gostava como hobby, músicas e até pessoas ou comida. Uma consequência disso é o isolamento social, a pessoa com sintomas de depressão tenta se tornar invisível, deixa de sair de casa, passa mais tempo sozinha do que o habitual e também acaba emagrecendo pois deixa de se alimentar.

 Falta de higiene pessoal

As pessoas com depressão deixam de cuidar de si mesmas. Não têm a energia ou a motivação para tomarem banho, lavarem suas roupas ou até mesmo trocá-las, podendo aparecer no trabalho com a mesma roupa por vários dias.

Desespero

 Quando sofre-se de depressão um sintoma de inutilidade passa a existir, por exemplo: passar a não ver como a vida pode mudar, nem ver qualquer esperança ou felicidade para o futuro. Ao atingir o grau da depressão profunda, a pessoa começa a dizer coisas como: “Ninguém me vai amar “, ou “eu estaria melhor morto”.

Vazio

Não sentir nada pelo que acontece na vida, sentir um estado de entorpecimento com sentimentos de frieza e indiferença a demonstrações de carinho ou grandes acontecimentos são coisas que pessoas que têm depressão passam a fazer ou a sentir.

Por isso é um sinal de alerta importante, principalmente para aquelas pessoas que sempre foram carinhosas e atenciosas com amigos e familiares.

Baixa autoestima

Esconder-se em roupas largas, não usar acessórios ou roupas chamativas, tentar ser o máximo discreto (a), achar-se feio (a), pensar sempre que a outra pessoa é mais bonita ou melhor que ele (a), são sintomas de quem sofre de depressão, a pessoa também pode começar a se ver no espelho e se enxergar acima do peso ou muitas vezes abaixo do peso, causando assim a anorexia e a bulimia.

baixa autoestima depressão
Conheça a baixa autoestima, um dos sintomas mais perigosos da depressão

Pensamentos suicidas

A depressão é a doença mais relacionada ao suicídio.  O pensamento acontece como uma solução para o sentimento de angústia e sofrimento a maior parte do dia. Estima-se que 90% das pessoas que tiraram sua própria vida, tinham quadros depressivos ou estavam sob efeito de drogas.

Este sintoma pode passar despercebido pelas pessoas que convivem com alguém depressivo, pois em algum momento as palavras podem parecer ser ditas de boca para fora. Mas se a outros sinais encontrados não deve ser ignorado, pois a ajuda médica para situações neste estágio é urgente.

 Falta de apetite ou comer compulsivamente

A pessoa depressiva pode perder totalmente o interesse na comida, ou começar a comer descontroladamente. De um jeito ou de outro, é relativamente fácil detectar um comportamento anormal, principalmente porque nesse caso, um pouco mais que nos outros, o resultado desse comportamento é geralmente visível.

Dificuldade em se concentrar

Começar a esquecer compromissos e recados, cometer erros bobos, não se lembrar de nomes e evitar fazer planos ou adiar decisões, pode ser um grave sintoma de depressão. Por causa disso, a pessoa acaba se tornando vítima constante de pensamentos confusos. E começa a escrever lembretes para ela mesma.

Irritabilidade ou lentidão

Devido à tristeza profunda é comum manifestar irritabilidade, ataques de raiva e ansiedade, causando sintomas como tremores, gritos e suores de forma exagerada.
Insônia

A insônia também pode se apresentar na depressão. Os inibidores de serotonina (que provocam infelicidade) também podem desencadear a dificuldade de pegar no sono.

Geralmente a relação com o sono costuma ser bastante extrema: ou sonolência profunda ou dificuldades diárias para dormir. Quando a insônia se manifesta, a qualidade de vida é alterada drasticamente, causando problemas ainda mais severos de concentração, apetite e vitalidade.

 Má digestão

Vários problemas gástricos e digestivos estão relacionados aos sintomas da depressão. Isso acontece porque alguns alimentos não são digeridos pelas bactérias boas e aumentam as ruins que começam a produzir gases. O tratamento da doença é baseado na eliminação de alguns alimentos e consumo de pro bióticos para controlar a flora intestinal.

Assim como o intestino irritável a gastrite e gastrenterocolite aguda (infecção intestinal) também estão associadas a causa da depressão. Todas elas fazem com que a qualidade e ritmo da vida provoque isolamento social, dor de cabeça, irritabilidade e, pensamentos depressivos.

Você também pode gostar destas matérias:

Dor de cabeça

Enxaquecas e cefaleia são sintomas constantes da depressão. Isso acontece porque o indivíduo acumula sintomas emocionais, frustrações, insegurança, baixa autoestima, insegurança, pânico o que causa uma pressão muito grande psicológica causando a dor de cabeça.



 Dor no corpo

Assim como a dor de cabeça, a preocupação e sensação de angústia constante provoca tensão nos músculos. Essa dor é comum em pessoas com depressão, no entanto, se começar a acontecer com muita frequência é bom ficar atento para os seus níveis de estresse. As dores podem estar presentes em toda parte do corpo como: pernas, costas, pés e outros.

Automutilação

As pessoas depressivas que têm a autoestima bastante afetada, chegam a machucar a si mesmas com a prática da automutilação. Esse sentimento é transportado para todos os aspectos da vida, seja em relacionamentos com os amigos, amorosos, no trabalho, família e qualquer ambiente.

 Choro e tristeza profunda

O choro causa um grande alarde quando não possui uma causa ou justificativa e se acontece com frequência, pode ser um sintoma de depressão. É importante ressaltar que nem todas as pessoas depressivas choram.

Algumas podem apresentar sentimentos de desesperança, inutilidade e desamparo. Esses sentimentos demonstram uma tristeza, e a pessoa se sente culpada por tudo de negativo que acontece em sua vida.

Nesse estado, não é possível enxergar nenhum lado positivo ou sentimento bom. Frases como ‘’ ninguém se importa’’ ou ‘’ a culpa é sempre minha’’ são sinais de alerta para a depressão.

Se você identificou esses sintomas em alguém da sua família ou em você mesmo, não se preocupe. Essa é uma doença que responde bem ao tratamento farmacológico e psicológico, além de ser muito comum na nossa sociedade.

Procurar atendimento médico, é essencial para tratar os sintomas da depressão.

Caso este artigo sobre depressão tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.