Home / Remédios / Dermodex – O que é, como funciona o tratamento e preço.

Dermodex – O que é, como funciona o tratamento e preço.

Dermodex é uma pomada utilizada em bebês como forma de tratar assaduras principalmente aquelas derivadas do uso de fraldas.

Os bebês necessitam de cuidados bem delicados, principalmente no que se refere a sua pele. Por terem uma pele muito sensível, tudo pode ser motivo para uma alergia. Dermodex é a solução para estas alergias provenientes do contato da fralda com a pele do bebê, já que além de curar possíveis alergias, ajuda a manter sua pele sempre bem hidratada.

Neste artigo você saberá como funciona o tratamento com Dermodex, seu preço, sua composição e quais são suas opções de genérico.

O que é

Dermodex é uma pomada indicada no tratamento de assaduras de bebês, principalmente as chamadas dermatites de fralda, que são aquelas alergias que aparecem em decorrência do contato da fralda com a sensível pele do bebê.

dermodex o que é
O dermodex pode ter ótimos efeitos, mas seu uso deve ser controlado para não gerar desconfortos

Dermodex é distribuída pelo laboratório Bristol e é composta por nistatina e óxido de zinco.

Para que serve

Dermodex serve para prevenir e tratar assaduras em bebês, principalmente aquelas decorrentes do uso de fraldas e do contato da pele dos bebês com a urina e as fezes. Para isso, o produto está disponível em duas versões: a Dermodex Prevent que previne o aparecimento de assaduras ao mesmo tempo que hidrata e protege a pele do bebê e a pomada Dermodex Tratamento, que além de proteger, cura e cicatriza essas alergias, dando um alívio rápido para a pele do seu bebê.

Benefícios do Dermodex:

  • É livre de corticoides;
  • Dermatologicamente testado: sua eficácia é comprovada cientificamente através da realização de vários testes realizados pelo seu laboratório e com as devidas autorizações, como da Anvisa;
  • Previne o aparecimento de assaduras ou dá alívio rápido para seus sintomas, de acordo com a versão do produto a ser utilizada;
  • Seu uso não é restrito para bebês, podendo ser aplicado em crianças e até mesmo em adultos;
  • Produto de fácil aplicação e remoção.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como funciona

Dermodex possui em sua fórmula dois componentes principais que tem a função de tratar e prevenir o aparecimento de assaduras. A nistatina e o óxido de zinco.

A nistatina é um antibiótico com ação antifúngica. Este medicamento trata os mais diferentes tipos de fungo, incluindo o fungo da Cândida. A sua grande vantagem é o fato desse componente ter pouca absorção pela pele, com isso a toxicidade presente no meio externo não entra em contato como o organismo, além de não dar alergia.

Já o óxido de zinco é um pó bem fino de cor branca, presente não apenas no Dermodex, mas em muitas outras pomadas. O óxido de zinco possui propriedades antisséptica, anti-inflamatória, anti-prurido (vontade de coçar) e ação cicatrizante.

O óxido de zinco é tão eficiente no tratamento de fungos que é utilizado em tintas para prevenir o aparecimento de mofos.

Além desses dois princípios ativos, o Dermodex conta ainda com a presença de petrolato, uma substância altamente hidratante. Em contato com a pele, o petrolato reduz em até 50% a perda de água pela pele. O petrolato é um derivado do petróleo e é a base na fabricação da vaselina.

Contraindicações

Dermodex não possui contraindicações, a não ser que o bebê já possua uma hipersensibilidade ou alergia ao óxido de zinco, nistatina ou a qualquer outro componente presente na fórmula do produto.

Esta é uma pomada indicada para o tratar assaduras em bebês, mas também pode ser utilizada por crianças, adultos e até mesmo idosos. Somente em caso de gravidez é que o produto não deverá ser utilizado por conta própria. Neste caso, procure orientação médica.

Como usar

Você pode aplicar a pomada sempre que efetuar uma troca de fralda no bebê e após o banho.

Ao efetuar uma troca de fralda é preciso limpar bem a área, eliminando qualquer resíduo de urina e fezes, ou mesmo da cola proveniente do contato da fralda com a pele do bebê.

Esta higienização antes da aplicação da pomada pode ser feita apenas com água morna em caso de apenas urina. Se na troca de fralda houver presença de fezes lave com água morna e sabonete de glicerina.

Após lavar delicadamente a pele do bebê, seque bem, a fim de evitar possíveis alergias. Para isso utilize toalhas macias. O uso de lenços umedecidos também ajudam nesta higienização.

Após higienizado e bem seco, basta aplicar uma fina camada do Dermodex em toda a região que fica em contato com as fraldas. Não esqueça de repetir todo o processo a cada troca de fraldas ou após o banho.

Precauções

Não se tem conhecimento de efeitos colaterais em decorrência da utilização do produto, mesmo quando utilizado em excesso, porém, utilize conforme a recomendação do laboratório.

Em casos raros, pode haver algum tipo de irritação pelo uso da pomada nos bebês. Se isso acontecer, se aconselha a suspensão do uso do Dermodex.

dermodex fraldas
Trocar as fraldas do seu bebê regularmente ajuda a evitar assaduras

Tratar as assaduras é o primeiro recurso ao identificá-las, mas para que não voltem a aparecer é recomendável seguir algumas dicas:

  • Mantenha em dia a higiene do bebê. Sempre troque as fraldas quando necessário e lave sempre com sabonete neutro;
  • Utilize pomadas que previnam o aparecimento das assaduras, como a Dermodex Prevent. O ideal é não remediar, mas sim prevenir;
  • Cuide da alimentação do seu bebê. Até os 6 meses, apenas o leite materno é necessário, mas a mãe deve evitar alimentos muito ácidos. Isso pode alterar o PH de seu leite. A alimentação do bebê ou da mãe que amamenta pode interferir no aparecimento de alergias.
  • Utilize sempre roupas confortáveis e tenha atenção para o tipo de fralda que você está usando. As roupas precisam ser macias, preferencialmente de algodão. Evite colocar roupa demais nas crianças, pois o calor e suor do seu bebê favorece o surgimento de fungos. Fraldas muito apertadas também podem ocasionar o surgimento de assaduras, principalmente na virilha.

Preço

Dermodex pode ser encontrado na maioria das farmácias, como drogaria são Paulo, Pacheco, Onofre, Netfarma, Ultrafarma, Panvel, Drogaraia e em diversas lojas pela internet.

Dermodex Prevent está disponível em embalagens de 30 ou 60 gramas. Seus preços podem variar de acordo com a região do Brasil ou se você pega alguma promoção.

O preço do Dermodex Prevent 30 gramas varia de 12 a 20 reais. Já para a embalagem de Dermodex Prevent 60 gramas, o preço varia de 25 a 37 reais.

Dermodex Tratamento tem apenas a opção de embalagem de 60 gramas e seu preço varia de 40 a 60 reais.

Se você procura uma opção mais barata e não se importa de adquirir o Dermodex do laboratório Bristol, você poderá estar adquirindo a pomada composta por óxido de zinco e nistatina, que possui os mesmos efeitos. Em caso de dúvida, se informe com o seu médico se pode estar utilizando a versão genérica do Dermodex.

O genérico do Dermodex está disponível nas versões dos laboratórios Medley, EMS, Reckitt Benckiser, Neo Química ou Germed. O preço do genérico contendo óxido de zinco e nistatina varia de 10 a 20 reais para a embalagem de 60 gramas.

Os concorrentes do Dermodex: apenas para efeito de comparação, os principais concorrentes do Dermodex são as pomadas Hipoglós que custa cerca de 18 reais para a embalagem de 90 gramas e Bepantol Baby que custa aproximadamente 18 reais para 30 gramas do

 

 


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …