Home / Cirurgias / Dermolipectomia saiba o que é, procedimento e valor.

Dermolipectomia saiba o que é, procedimento e valor.

A dermolipectomia é o procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura na região do abdômen. Esta é uma das cirurgias mais realizadas no mundo e é indicada tanto para homens quanto para mulheres, principalmente naqueles casos onde houve uma perda de peso muito repentina, como após a realização de uma cirurgia bariátrica ou mesmo após a gravidez, onde a flacidez é inevitável.

A dermolipectomia é uma plástica que tem resultados imediatos e poucos riscos, sendo estes mais em decorrência da falta de preocupação com o pós-operatório.

Neste artigo iremos explicar como funciona a dermolipectomia, os motivos pelas quais ela é realizada, o tempo de cirurgia e o seu preço.

O que é a dermolipectomia?

Dermolipectomia é a cirurgia que retira o excesso de pele e gordura do abdômen e é também chamada de dermolipectomia abdominal. O termo dermolipectomia se origina das palavras dermo que significa pele, lipo que significa gordura e pectomia que significa retirada.

Se você tem problemas com a gordura localizada nesta região, problemas de flacidez, estrias, excesso de pele e deseja realizar uma plástica a fim de ter o tão sonhado abdômen liso e em forma, a dermolipectomia é a solução ideal para você.

Como é feita?

Na dermolipectomia, o cirurgião irá fazer um corte acima da região dos pelos pubianos até o umbigo, de forma que ele tenha acesso aos músculos abdominais. Estes músculos se afastam a medida que vamos engordando e, durante este procedimento, o médico conseguirá aproximar novamente estes músculos, assim o abdômen ficará mais firme.

Tempo de duração da cirurgia

O tempo total de cirurgia e de internação podem variar e serão informados pelo seu médico. Mas como média, podemos considerar que uma cirurgia deste porte pode levar de uma a três horas, quando executada sem outros procedimentos estéticos em conjunto. O tempo da cirurgia vai variar de acordo com a quantidade de tecido que deverá ser removido. Cirurgias muito longas são mais perigosas, principalmente devido ao risco de trombose.

Quem deve passar por este procedimento?

Como já falamos anteriormente, a flacidez abdominal se dá principalmente quando há uma perda excessiva de peso ou por mulheres que tiverem várias gestações.

Estes são os casos mais comuns, mas não são exclusivos. Qualquer pessoa que possua excesso de pele na região do abdômen ou flacidez abaixo da região do umbigo poderá realizar a dermolipectomia. Em geral, o médico irá indicar este procedimento estético para aquelas pessoas que engordaram muito e que os exercícios físicos e dietas não surtiram efeito.

Flacidez dermolipectomia
A flacidez pode ser um dos fatores que indicam o uso da dermolipectomia

Indicações da dermolipectomia

É importante salientar que este procedimento não tem como objetivo fazer com que o paciente perca peso, e sim dar a forma ideal ao abdômen. Outro ponto importante a ser ressaltado é com relação à remoção de estrias: a dermolipectomia não tem como objetivo removê-las. O que acontece é que a pele abaixo do umbigo é removida, assim quando a pele é esticada, as estrias presentes nesta região desaparecem. Se o seu objetivo é simplesmente removê-la, o mais indicado é optar por outro tipo de procedimento estético, visto que estes vincos presentes acima da região do umbigo não desaparecerão.

Você também pode gostar destes artigos:

Contra indicações da dermolipectomia

A dermolipectomia é indicada principalmente para mulheres que tiverem uma ou mais gestação. Isso se deve porque durante o período gestacional, a região abdominal da paciente se estende muito, portanto, aqui já temos a primeira contra indicação. Se você ainda pretende engravidar, é recomendado que espere para realizar este procedimento, afinal, os músculos irão se estender novamente, assim, comprometendo o resultado desejado.

Riscos da dermolipectomia

Os principais riscos nesta cirurgia são:

  • Acúmulo de líquido no local onde foi feita a cicatriz, em geral pela não utilização da cinta conforme orientação médica;
  • Hematomas no local que são de certa forma normais e mais comum quando a dermolipectomia for realizada em  conjunto com a lipoaspiração;
  • Infecção no local da cirurgia devido à falta de higiene e limpeza no local onde foi feita a incisão;
  • Trombose e embolia pulmonar devido à falta de coagulação do sangue.

Alguns sintomas são normais e outros requerem uma preocupação maior. Em caso de febre, dor muito forte, dificuldade de respiração, excesso de líquido no dreno ou odor forte no local da cirurgia, procure imediatamente o seu médico.

Procedimentos pré operatórios

Para a realização da dermolipectomia, é necessário possuir condições clínicas adequadas. Para isso, o seu médico irá solicitar a realização dos mais diversos tipos de exames laboratoriais e fará uma avaliação física sobre o seu atual estado de saúde.

Alguns tipos de medicação não poderão ser utilizadas nos dias que antecedem a cirurgia, principalmente os anticoagulantes, portanto, lembre-se de informar ao seu médico todas as medicações que você está utilizando.

As bebidas alcoólicas, o cigarro ou qualquer outro tipo de droga deverão ser suspensos. Qualquer indisposição ou gripe também deverão ser informadas ao seu médico antes da cirurgia.

Ao chegar para a realização do procedimento, é necessário jejum completo de sólidos e líquidos de no mínimo 8 horas.

Procedimentos pós operatórios

O primeiro passo para o sucesso do resultado final da dermolipectomia abdominal é o uso da cinta modeladora. É ela que irá remodelar o formato desejado para o abdômen, além de diminuir a retenção de líquidos, já que ela vai fazer uma compressão na região.

cinta modeladora dermolipectomia
Utilizar a cinta modeladora é recomendado para auxiliar no pós operatório

Outro cuidado importante é com relação a postura após os primeiros dias de cirurgia. A fim de não comprometer os pontos, o paciente precisará se manter em uma posição curva durante todo o dia, assim ficando suas atividades muito limitadas, orientando-se repouso total. Até mesmo para dormir, é necessário manter a posição curvada.

A dor durante o pós-operatório é sempre o medo dos pacientes que realizam qualquer procedimento estético. No caso da plástica do abdômen, este pós-operatório não é dolorido, mas requer muito cuidado e possui um longo tempo de recuperação, que pode chegar a 30 dias.

Outro cuidado fundamental é com relação ao sol. Você deverá evitar a exposição solar por pelo menos 3 meses. Isso vai fazer com que a cicatriz endureça, fique escura ou até com hematomas roxos em volta do local da cirurgia. Se você fizer todo o pós-operatório da maneira correta, o hematoma começará com uma leve cor vermelha, ficando roxa após o segundo dia. Na primeira semana o hematoma passará a ter uma cor mais amarelada, até sumir completamente após o vigésimo dia.

Resultados após a cirurgia

O resultado deste procedimento é imediato, mas para durar por um longo tempo é preciso associar isso a uma mudança de vida, principalmente no que se refere à alimentação e exercícios físicos.

Já o tamanho da cicatriz depende de cada caso: quanto maior a flacidez, maior ela será. De forma a não prejudicar o resultado visual final, esta cicatriz fica escondida na marca dos trajes de banho, assim dando total liberdade para a paciente desfilar com seu novo abdômen. A medida que vai passando o tempo de cirurgia, essas cicatrizes tendem a desaparecer ou ficarem menos visíveis.

Preço da cirurgia

O preço da dermolipectomia varia muito, assim como qualquer cirurgia. São muitos fatores que podem fazer com que este procedimento cirúrgico se torne mais caro ou mais barato, como o hospital, a experiência do cirurgião, sua equipe e as características físicas de cada paciente.

O preço total pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 12.000,00. Alguns planos de saúde cobrem determinado procedimento, mas para isso você precisará consultar a sua. É também necessário possuir uma garantia orçamentária extra, pois existirão mais custos no seu pós-operatório, mas isso seu médico irá lhe indicar.

Caso este artigo sobre dermolipectomia tenha lhe ajudado, deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

 


Veja!

cirurgia plástica

Cirurgia plástica – Veja as cirurgias mais realizadas atualmente

Muitas são as pessoas que querem fazer algum tipo de cirurgia plástica em alguma parte …