12 Dicas de Como Prevenir e Evitar a Calvície

Evitar a calvície é um dos princípios da vaidade masculina. A calvície ou alopecia (seu termo médico) é a perda total ou parcial do cabelo ou de pelos em uma determinada parte do corpo. Ela pode ter como causa fatores externos e principalmente biológicos.

Os fatores externos que contribuem para a calvície são geralmente maus hábitos. Já os biológicos são fatores genéticos (está é uma das maiores causas).

Para os que possuem tendência genética para a queda excessiva de cabelos, é possível o retardamento, mas é muito difícil evitar a calvície e fazer com que a queda pare.

Para evitar a calvície é necessário adotar alguns comportamentos que ajudam a deixar os fios saudáveis, evitando assim a queda capilar. Confira abaixo 12 dicas de como prevenir a calvície.

1. Boa alimentação pode evitar a calvície

Ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, ferro e outras substâncias essências para o organismo ajudam a evitar a calvície. O que somos por fora é o verdadeiro reflexo de nossa alimentação, inclusive com relação aos cabelos.

A alimentação adequada e equilibrada é um dos principais meios de como evitar a calvície. Por este motivo, é importante que se tenha um cuidado especial com a alimentação.

2. Não lavar o cabelo com água quente

Para lavar o cabelo é importante que a água esteja morna ou de preferência fria. Se a água estiver muito quente ela aumentará a oleosidade do couro cabeludo e poderá provocar a irritação dos folículos capilares. Isso consequentemente levará a queda dos fios.

3. Evitar ficar muito tempo exposto ao sol

O sol em excesso queima o cabelo e deixa ele mais frágil e sensível, contribuindo assim para que ele tenha mais facilidade em cair. Então, caso passe um pouco mais de tempo ao sol utilize um protetor térmico para cabelo e um boné.

4. Evitar abafar a cabeça prevenir a calvície

O uso frequente de bonés ou chapéus podem causar a queda capilar, pois como o couro cabeludo não respira direito, torna-se mais propicio o desenvolvimento de fungos na cabeça e, consequentemente, a queda.

Se o cabelo estiver molhado a situação piora, isso porque, como não há respiração adequada, o cabelo está molhado e abafado, os fungos irão se proliferar mais rápido.

5. Atividades físicas diminuem a queda de cabelos

Uma dica de como prevenir a calvície é a realização de atividades físicas. Estas atividades regularizam os níveis de hormônios no corpo, reduz a taxa do cortisol, produz endorfina e aumento do fluxo sanguíneo por todo o corpo.

6. Manter o cabelo sempre limpo

É necessário que para evitar a calvície os cabelos estejam sempre limpos. A falta de limpeza ou a limpeza inadequada favorece a perda dos fios e pode agravar a situação de uma calvície inicial.

7. Massagear o couro cabeludo regularmente estimula o crescimento do cabelo

As massagens diárias no couro cabeludo favorecem o aumento da circulação sanguínea na região e faz com que os fios parem de cair e até cresçam mais rápido.

Essa massagem no couro cabeludo pode ser realizada sem nenhum tipo de produto (apenas com as mãos e cabelos limpos) ou pode ser realizada com óleos naturais (com os cabelos sujos e antes de uma lavagem).

8. Utilizar produtos corretos para o tipo de cabelo

Atualmente, existe uma enorme variedade de produtos cosméticos. Há produtos no mercado para todos os tipos de cabelo e com funções específicas.

É muito importante que, para evitar a calvície, você tenha conhecimento do tipo do seu cabelo e utilize produtos específicos para ele.

9. Use um cronograma capilar

O cronograma capilar pode ser uma forma de prevenção da calvície, pois ele ajuda a manter um ciclo frequente de cuidados com o cabelo.

No cronograma capilar existem as etapas de reconstrução, hidratação e nutrição. Desta forma, o cronograma ajuda você a cuidar da saúde do seu cabelo com uma melhor administração de tempo.

10. Evitar o estresse

A queda de cabelo pode estar ligada ao estresse, pois ele eleva a taxa de cortisol, afeta o sistema circulatório e compromete a fixação dos fios no couro cabeludo.

11. Utilização de suplementos capilares

Para evitar a calvície também pode ser utilizado suplementos capilares. Existem substâncias que nosso corpo não consegue fabricar ou, quando consegue, fabrica em baixa quantidade e, por isso, precisamos recorrer aos alimentos.

Porém, nem sempre os alimentos são suficientes, então, uma forma de prevenção da calvície, é utilizar um suplemento vitamínico para o fortalecimento e crescimento dos fios.

12. Não prender o cabelo com força

Em caso de cabelos longos, evite prendê-los de forma que exerça muita força no couro cabeludo. Isso gera uma tensão no couro e faz com que haja contribuição para a queda. Além da tensão, isso enfraquece os fios e faz com que se partam.

Siga estas dicas para prevenir e evitar a calvície e deixe os resultados nos comentários! Curta nossa página no Facebook.

5 (100%) 26 votes