Home / Uncategorized / Disfunção erétil em jovens: Entenda as causas e tratamentos

Disfunção erétil em jovens: Entenda as causas e tratamentos

Você sabia que a disfunção erétil em jovens é bastante comum? Normalmente, disfunção erétil está associada à idade mais avançada do homem, mas jovens também sofrem deste problema.

Além da disfunção erétil em jovens ou homens adultos pode ser um sintoma de algum problema relacionado à saúde, ela pode ser bem desagradável quando lhe coloca em uma situação muitas vezes tida como constrangedora perante sua parceira ou seu parceiro, e a primeira reação que surge é “isso nunca aconteceu antes”.

Há algum tempo atrás, médicos acreditavam que as causas para a disfunção erétil em jovens ou homens mais velhos estavam relacionadas a fatores psicológicos. Hoje, compreende-se que não são apenas fatores psicológicos que resultam em impotência ou outra conseqüência da disfunção erétil.

O que é disfunção erétil e porque atinge os jovens

Entende-se como disfunção erétil a dificuldade que o homem enfrenta durante o ato sexual por impotência total ou parcial, em outras palavras, quando o homem não consegue manter a ereção durante o ato sexual ou sequer consegue tê-la em algum momento.

Disfunção erétil em jovens tem sido muito discutida, pois normalmente é esperado que isso aconteça com homens mais velhos, porém, estudos realizados apontam que um de cada quatro pacientes que têm problemas de ereção possui idade inferior a 40 anos.

As causas para a disfunção erétil em jovens ou homens mais velhos são variadas, contudo, podem ser divididas em três grupos: físicas, químicas e psicológicas.

Causas da impotência masculina e disfunção erétil em jovens

Basicamente, as causas são divididas em físicas, químicas e psicologias.

Causas físicas

Normalmente, pessoas com problemas cardíacos podem ter como consequência a disfunção erétil. Isto acontece porque para o pênis ficar ereto, uma grande quantidade de sangue deve ser bombeada para seus vasos, causando a ereção.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois a disfunção pode ser um sintoma de alguma doença mais grave. Caso perceba que a ocorrência é freqüente, consulte um médico.

Causas químicas

Dois fatores que estão associados à disfunção erétil em jovens ou homens mais velhos é o consumo de álcool do cigarro em excesso.

fumar causa disfuncao eretil jovens
Fumar é uma das causas químicas responsáveis pela disfunção erétil em jovens

Pode-se comparar os efeitos do álcool e do cigarro no desempenho sexual com o de problemas cardíacos. Da mesma forma que eles levam ao entupimento de artérias do coração, eles também podem danificar vasos do pênis e até mesmo a artéria profunda do pênis.

Outra questão que deve ser considerada é o fato de que o álcool é depressor do sistema nervoso. Uma vez que seja ingerido em grande quantidade, a atenção, a visão e o desempenho sexual serão afetados.

Já para o cigarro, é importante saber que a nicotina diminui o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo, incluindo a peniana. Em jovens, principalmente, o uso prolongado da nicotina pode causar placas de aterosclerose nas artérias, o que as deixa mais estreitas e vai prejudicar o desempenho sexual no futuro.

O uso de drogas pesadas como cocaína e crack, também está relacionado ao bombeamento de sangue aos vasos sanguíneos do pênis. O uso dessas drogas causa alteração na pressão sanguínea, o que resultará em bombeamento insuficiente ou fora do ritmo adequado, resultando em impotência.

Logo, juntar álcool, cigarro e drogas ilícitas pode ser um grande causador da disfunção erétil e prejudicar os bons momento de prazer.

Causas psicológicas

Para as causas psicológicas, o maior bandido de todos é a ansiedade. Jovens tendem a ficar ansiosos principalmente pelo medo de não ter uma boa performance na “hora do ato sexual”.

A ansiedade faz com que o corpo libere adrenalina na corrente sanguínea. A adrenalina é o hormônio conhecido como “fuja ou luta”, isto é, liberado em situações que seu corpo vai reagir em fugir ou lutar. Assim, sangue é bombeado para o cérebro, coração e músculos, para tomar uma atitude. Então, apenas uma pequena quantidade de sangue é bombeada para o pênis, o que resulta em impotência.

Como tratar os problemas de ereção em jovens – No caso de impotência, como agir?

Primeiramente, é preciso verificar se o caso da disfunção erétil é crônico ou um caso isolado.

Supondo que aconteça com você, procure informação profissional. Tenha sua pressão aferida regularmente, faça exames de colesterol, diabetes e tenha sempre hábitos saudáveis.

Um dos tratamentos para a disfunção erétil é a medicação oral. Contudo, muito cuidado com os medicamentos como o “azulzinho” Viagra. Muitos jovens, com problemas de ereção ou aqueles que não têm problema algum e acham que seu uso prolongará a ereção correm o risco de sofrer de seus efeitos colaterais negativos, tais como dores no peito e falta de ar. Não se automedique.

Também, há um exame chamado Ecodoppler peniano. Neste exame, o médico injeta um medicamento no pênis e o paciente tem uma ereção. Mas na verdade, esse procedimento é apenas um exame para que o médico possa avaliar se pode recomendar uma auto-injeção ou uso de uma prótese.

Já para as próteses, é um procedimento usado apenas em caso de disfunção grave e, sobretudo, quando o paciente não pode fazer uso da medicação oral. Consiste em uma cirurgia em que um dispositivo é inserido nos corpos cavernosos. As próteses podem ser infláveis ou semi-rigidas.

As infláveis são próteses que imitam muito bem um pênis normal. Quando está relaxado, ela permanece flácida. Quando o homem quiser ter uma ereção, ele então ativa um mecanismo que se encontra na bolsa escrotal e terá uma ereção.

Já a semi-rígida é feita de duas hastes metálicas revestidas por silicone. Esta permanece sempre rígida. Contudo, ela pode ser dobrada e assim fica escondida quando a pessoa está em público e para facilitar na hora de urinar.



Vale lembrar que, para jovens, o tratamento psicológico tende a ser a solução ideal, definitiva e o melhor tratamento para a disfunção erétil, por isso, procure um terapeuta especializado.

Você é jovem e sofre de disfunção erétil? Com estas informações sobre a disfunção erétil em jovens você pode tomar as medidas de tratamento certas. Curta nossa Página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …