Home / Doenças / Doenças Degenerativas

Doenças Degenerativas

Um dos tipos de doença que mais causa pânico na população são as doenças degenerativas. Este é um termo que com certeza você já escutou, mas será se você sabe o que é uma doença degenerativa? Você já deve ter ouvido falar em Alzheimer, ATM, doenças nos ossos, na retina, na coluna lombar e até mesmo no cérebro.

Qualquer tipo de doença que cause uma alteração no funcionamento das células, órgãos ou tecidos são doenças degenerativas. As causas para este tipo de doença incluem os fatores como uma vida sedentária e má alimentação, mas também podem ser decorrentes de erro genético. Entre as doenças mais conhecidas podemos citar diabetes, hipertensão, câncer, mal de Alzheimer e doença de Parkinson.

Conheça algumas das principais doenças degenerativas:

Doenças degenerativas do sistema nervoso

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, pois as células de defesa de nosso organismo atacam o próprio sistema nervoso central. Esta é uma doença que acomete em sua maioria os jovens adultos, com idade de 25 a 35 anos. Não existe uma causa definida para esta doença, mas infecções, baixo nível de vitamina D e predisposição genética podem contribuir para que elas apareçam. Entre os principais sintomas da doença podemos citar cansaço em excesso, perda de visão, fraqueza e incontinência urinária.

Doença de Alzheimer

Alzheimer é uma doença caracterizada principalmente pela perda da memória. Não se sabe ao certo as suas causas, mas o envelhecimento e a genética são os principais fatores de risco. Esta doença afeta mais os homens, sendo que 65% dos casos são do sexo masculino. O Mal de Alzheimer se divide em estágios que vão avançando rapidamente e a expectativa de vida de quem é diagnosticado é de cerca de 8 a 12 anos.

Esclerose Lateral Amiotrófica

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ficou muito famosa graças à internet. Você com certeza acompanhou pelas redes sociais o “desafio do balde de gelo“. Esta campanha foi justamente para chamar a atenção para essa doença, a qual provoca a morte gradativa dos neurônios responsáveis pelo movimento do corpo.

Um dos portadores da doença mais famosos do mundo é o físico Stephen Hawking. As pessoas acometidas pela doença costumam ter dificuldade para respirar, problemas de fala e não controlam a musculatura das mãos. A ELA não afeta o raciocínio, como pode ser comprovado no caso do físico britânico.

Mal de Parkinson

Mal de Parkinson tem sua causa conhecida. O que se sabe é que ela decorre do desgaste cerebral, quando algumas substâncias não são mais produzidas pelo cérebro. A principal característica é o tremor, visto que os pacientes não tem controle sobre este tipo de movimento. Os pacientes também não conseguem manter o equilíbrio, ocasionando muitas quedas. O tratamento é feito por meio de medicação que buscam diminuir estes sintomas.

Doenças degenerativas musculares

Distrofia muscular

Distrofia muscular é a principal doença degenerativa que envolve os músculos. São mais de 30 tipos de Distrofias Musculares, sendo as mais comuns a de Duchenne e a de Becker. Existem algumas proteínas no corpo humano que são responsáveis pelo desenvolvimento da musculatura esquelética. A falta desta proteína ou até mesmo se ela for produzida em baixa quantidade, ocasionará em uma distrofia muscular. Este mal acomete 1 em cada 3.000 crianças.

Doenças degenerativa do sistema cardiovascular

Hipertensão

A hipertensão também é chamada pressão alta, uma doença muito comum. Ocorre quando a força do sangue contra a parede das artérias é muito elevada. A pressão pode ser medida em casa com os aparelhos digitais ou por um profissional da área da saúde.

Quando a pressão arterial está acima de 14/9 já é considerada alta, sendo grave quando estiver acima de 18/12. Se não tratada pode até mesmo ocasionar um AVC. Seu tratamento inclui dieta saudável com pouco uso de sal e prática de exercícios físicos regulares, além de medicamentos.

Doenças degenerativas dos ossos

Artrose

Artrose é uma doença que não tem cura, mas que requer tratamento para amenizar as dores. As extremidades dos ossos possuem a cartilagem, que é um tecido responsável por proteger estes ossos. Quando há o seu desgaste, tem-se a artrose, que gera muita dor nas articulações, como mãos, joelhos e até mesmo nos quadris. Para manter o movimento é necessário medicamentos, fisioterapia e até mesmo cirurgia nos casos mais graves.

Osteoporose

A osteoporose afeta quatro vezes mais as mulheres e está relacionada com a idade. Esta doença causa o enfraquecimento dos ossos, deixando-os assim muito vulneráveis a qualquer pequeno impacto do cotidiano. A osteoporose está ligada à falta de cálcio e vitamina D no organismo e seu tratamento inclui a reposição destas vitaminas.

Artrite

Na artrite os sintomas são parecidos com o da artrose, o que faz com que muitas vezes haja confusão entre ambas, mas suas causas e tratamentos são bem diferentes. Enquanto que na artrose há um desgaste da cartilagem, na artrite o que ocorre é uma inflamação das articulações. Seus sintomas mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no local destas articulações.

Doenças degenerativas do sistema endócrino

Diabetes

Cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil possuem diabetes. Ela é uma doença que ocorre quando o corpo humano não produz insulina. Este é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Sem a insulina, o organismo eleva os níveis de glicose, resultando em uma hiperglicemia. A diabetes é a elevação deste nível de glicose no sangue.

Doenças degenerativas da coluna vertebral

Degeneração dos Discos Invertebrais

Esta degeneração ocorre com a idade. Nossa coluna é composta por vértebras que são ligadas ao anel fibroso. Neste anel, temos uma cartilagem chamada de núcleo pulposo. Esta cartilagem é que absorve os choques e protege a nossa coluna. Quando ela se desgasta, há um impacto entre os discos, resultando em um trauma conhecido como degeneração do disco.

Doenças degenerativas dos olhos

Glaucoma

Glaucoma é uma doença crônica do glóbulo ocular e seu diagnóstico precoce pode evitar a perda de visão. O nervo óptico é o órgão responsável por levar informações sobre nossa visão ao cérebro. É este nervo que nos faz enxergar, identificar cores, formas e nos dar noção de distância e de espaço. A lesão deste nervo se denomina glaucoma e todas estas funções são prejudicadas.

A grande maioria das doenças degenerativas traz consequências a longo prazo, quando já não há muito o que se fazer.

Como demonstrado com exemplos de doenças, a degradação de um músculo, de um osso ou até mesmo de um nervo vai trazer problemas mais sérios. Se diagnosticado cedo o tratamento pode evitar que muitas destas doenças cheguem a níveis mais sérios. Aliado a isso, é preciso manter uma alimentação saudável, evitando frituras e excesso de sal. Outra dica importante e essencial são os exercícios físicos regulares.

Aprenda muito mais com os conteúdos abaixo sobre doenças degenerativas!

Hipertensão arterial – O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pelo elevado nível da pressão do sangue nas paredes das artérias, fazendo com que a pressão aumente. Costuma ser desenvolvida por hábitos ruins como o sedentarismo e altas taxas da ingestão de sal. A hipertensão arterial é uma doença degenerativa …

Leia mais

8 doenças degenerativas mais comuns: você tem e não sabe?

Doença degenerativa

As doenças degenerativas são aquelas que, de modo gradual, progressivo e irreversível, comprometem funções vitais do organismo (como o funcionamentos dos sistemas cardiovascular, neurológico, renal, respiratório, etc). A maioria das doenças degenerativas não tem cura, mas os tratamentos disponíveis podem estacionar ou mesmo retardar a evolução. Geralmente, a doença degenerativa é …

Leia mais