A dor no baixo ventre ou na parte inferior da barriga é um distúrbio frequente e alvo de reclamações diárias. Essa dor pode estar localizada tanto na parte central da barriga, no lado direito ou esquerdo.
A dor no baixo ventre pode ser apenas um sintoma de problema temporário, leve. Mas existem alguns casos que é causada por uma doença mais grave e que precisa de cuidados imediatos.
Dentre as possíveis doenças que ocasionam a dor no baixo ventre estão as envolvendo o aparelho urinário, em outras palavras, ele apresenta problema. Mas não são as únicas, há casos que envolvem o intestino, nervos, músculos, e até os ossos da parte inferior do tronco esteja com algum problema.
Como pode ver, existe uma série de doenças que tem como sintomas a dor no baixo ventre, por isso fizemos este conteúdo completo, confira:
Causas da dor no baixo ventre
Esse é um tipo de dor que pode acometer tanto as crianças quanto os adultos. Entretanto, as principais causas para essa sensação de dor pode ser diferente nos homens e nas mulheres. Por esse motivo, vamos ver o que pode causar a dor no baixo ventre nas mulheres:
- Gravidez ectópica
- Infecção no trato urinário que por vezes volta. Geralmente a sensação que se tem ao urinar é de queimação
- Endometriose que é uma causa bem comum para esse sintoma
- Dor menstrual – algumas mulheres podem sentir cãibras musculares, mas isso tem relação com o ciclo menstrual
- Fibrose uterina que é bastante comum nas mulheres que já estão na meia idade
- Ovulação pode causar pontadas no lado que o óvulo está ovulando
- Gravidez pode causar dor na região pélvica. Entretanto, esta é uma situação normal, mas que o médico deve acompanhar o que caso.
Nos homens, as principais causas para o surgimento da dor na parte inferior da barriga são:
- Infecção urinária
- Epidimite – precisa ter acompanhamento médico
- Inflamação na próstata que é chamada de prostatite. É importante que o médico acompanhe esse caso
Existem algumas causas que podem acontecer em ambos os sexos e causar esse sintoma como:
- Doença de Crohn – esta é uma doença crônica que faz com que a parede do intestino fique inflamada
- Síndrome do intestino irritável – esta doença faz com que ocorra uma contratura muscular espontânea na parede do intestino. Geralmente a pessoa sente alívio quando vai ao banheiro
- Pedras nos rins cuja dor pode se irradiar para a região pélvica
- Peritonite
- Problemas musculares
- Prisão de ventre
- Doenças sexualmente transmissíveis
Já nas crianças as causas mais comuns desse tipo de dor são:
- Ansiedade
- Infecção urinaria que acaba recorrendo de tempos em tempos
- Prisão de ventre
Quando o médico deve ser procurado?
Algumas possíveis causas são comuns e não são consideradas graves, como é o caso da prisão de ventre e ansiedade. Entretanto, existem alguns sinais que quando ocorrem indicam que a situação necessita dos cuidados de um médico.
Infecções graves ou inflamações exigem atendimento profissional para que o quadro se reverta e não tenha um agravamento.
Por isso, é preciso ficar atento se além da dor no baixo ventre ainda tem os seguintes sintomas:
- Vômitos com frequência ou a presença de sangue
- Febre que ultrapassa os 38ºC
- Fezes que apresentam sinais de sangue
- Palidez ou apatia
- Perda de peso
- Dor intensa
- Diarreia marcada por mais de 10 evacuações durante o dia
- Dor que surgiu após uma pancada ou queda
Como é feito o diagnóstico?
Ao consultar o médico é realizada uma avaliação preliminar. Mas para ter certeza do que está causando tal sintoma será preciso realizar alguns exames.
Os exames de sangue são normalmente solicitados e podem ser utilizados para identificar se o paciente tem ou não alguma infecção. A tomografia computadorizada também é uma ótima forma de diagnosticar as causas desse sintoma e ajuda até a identificar casos mais difíceis.
Por isso, normalmente esses 2 exames são solicitados pelo médico na consulta.
Como tratar a dor no baixo ventre
A dor no baixo ventre pode ser provocada por diversas razões, por isso o tratamento pode ser bem diferente em cada caso, pois tudo depende da causa do surgimento do sintoma, a qual é apurada através dos exames médicos.
Quando se trata de uma infecção, por exemplo, anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos são comumente utilizados no tratamento. A cirurgia também pode ser indicada, mas isso somente acontece em casos extremos, o que costumam ser raros.
Nos casos de inchaço ou em que o intestino esteja irritado, seu tratamento pode ser feito através de medicamentos simples prescrito pelo médico e ingestão de muito líquido.
Mas, se for mais grave, como um aneurisma abdominal, apendicite, hérnias, pedras nos rins ou inchaço na próstata, o médico precisa ser consultado imediatamente. Essa é uma recomendação, pois será necessário que esse profissional faça uma avaliação mais detalhada para poder decidir qual é o melhor tratamento nessa situação.
Remédios caseiros para dor no baixo ventre
Existem alguns remédios caseiros que podem fazer com que a dor no baixo ventre seja aliviada e até previna esse problema. O chá de camomila, por exemplo, é um ótimo calmante e ajuda a aliviar a dor.
Nos casos que a dor está forte, uma bolsa quente pode servir para aliviar, pois o aquecimento faz com que o fluxo sanguíneo naquela região aumente e com isso a dor diminua.
O suco da beterraba também é um remédio caseiro que pode aliviar esse sintoma. Basta toma-lo uma vez durante o dia antes da principal refeição. Para adoçar pode-se optar pelo mel ao invés do açúcar.
A água também ajuda a aliviar as dores no baixo ventre e até evitar que ela volte a aparecer. Afinal, se a causa for uma infecção urinária é fundamental que se tome bastante água para evitar esse problema e, consequentemente, a dor.
O recomendado é que 2 litros de água sejam tomados diariamente. Isso vai fazer com que as toxinas que estão no organismo sejam expulsas e até mesmo o inchaço abdominal diminua.
Fazer atividades físicas regularmente fortalece a região abdominal e com isso a imunidade aumenta, diminuindo os riscos de surgimento de outras enfermidades.
Comente, compartilhe, classifique abaixo se este conteúdo foi útil e curta nossa página do Facebook!