Dor no Calcanhar: principais causas dos sintomas

Sentir dor no calcanhar pode ser algo mais comum do que você imagina. O Calcanhar é responsável por toda a sustentação do corpo e possui diversos tendões, ligamentos e músculos, ou seja, qualquer problema em uma dessas áreas pode acabar afetando o corpo todo.

Se você está sofrendo com dores no calcanhar é importante saber as possíveis causas, somente assim é possível trata-las. As mais comuns são:

Alterações Biomecânicas

Se o seu pé possui uma alteração no formato ou na forma de caminhar, você pode acabar sobrecarregando alguma parte do pé e, com isso, sentir dor. Essas alterações podem ser de nascença ou provenientes do estilo de vida e calçado utilizados.

Uma pisada pronada ou supinada ao invés da neutra, ou até mesmo ter um pé chato, por exemplo, são alterações biomecânicas que podem danificar um ligamento ou tendão, e assim gerar a dor no calcanhar. Para resolver esse problema, os ortopedistas e fisioterapeutas fazem uso de palmilhas e exercícios para correção de postura.

Artrite

Artrite é um grupo de doenças responsáveis pela inflamação das articulações do organismo. Os sintomas da artrite são: dores locais, inchaço das articulações, vermelhidão e até a formação de algumas protuberâncias ósseas.

Acredita-se que o principal fator para a causa da artrite é o desgaste da articulação. Outros fatores incluem: predisposição genética, traumas e lesões, obesidade, infecções e alterações climáticas. É importante tratar a artrite o quanto antes para que seja possível reverter o quadro clínico e aliviar os sintomas de maneira mais eficaz.

Calos

Os calos acontecem quando há um aumento da camada de pele em uma determinada região para protegê-la de pancadas e sobrecargas. Geralmente os calos são benéficos ao corpo, porém, podem acabar aumentando e se ressecando, o que causa dores e incômodos na região.

No caso dos pés, os calos podem ser um dos principais fatores para a dor no calcanhar e são fáceis de resolver, bastando retirar o excesso de pele em um podólogo e usando palmilhas adequadas.

Veja também:

Tendinite

A Tendinite acontece decorre da inflamação ou degeneração de algum tendão do corpo. É muito comum no punho e outras áreas que sofrem com o excesso de peso ou uso constante. Quando acontece no calcanhar é chamada de Tendinite de Calcâneo ou do Tendão de Aquiles.

Geralmente, dá-se pela prática excessiva de esportes ou por uma lesão. O seu tratamento envolve descanso e anti-inflamatórios.

Traumatismos

O calcanhar é a parte do corpo que sofre um maior impacto no dia a dia devido às caminhadas e por ser responsável basicamente por toda a sustentação do corpo. Isso faz com que ele esteja suscetível a maiores traumas.

Andar de salto, pancadas muito fortes, corridas, calçados desgastados ou até uma pisada em falso ou em algum objeto são responsáveis por causar dor no calcanhar.

Para aliviar esse tipo de dor os ortopedistas recomendam compressas de água fria e calçados adequados e confortáveis, mas se persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

Excesso de Peso

A alteração no peso pode causar dores e problemas nos calcanhares. Isso torna o excesso de peso um fator muito importante e as vezes determinante quando se trata de dor no calcanhar.

Isso causa o aumento do peso carregado pelos pés e a intensidade dos choques que esses terão com o solo. Em situações como essa é recomendado entrar em uma dieta adequada e realizar exercícios para a perda de peso, além de fortalecer a musculatura, antes que lesões mais permanentes possam ser causadas.

Gota

A gota é uma inflamação causada pelo excesso de ácido úrico no organismo. Quando esse ácido úrico se acumula nas articulações ele inflama e causa dores intensas, o que chamamos de Gota.

Isso é bastante comum nos dedos do pé ou cotovelos, mas também pode aparecer no calcanhar devido ao fato de que os pés são locais mais suscetíveis ao acúmulo desse ácido.

Para tratar a Gota é necessário um acompanhamento médico e uso de anti-inflamatórios e remédios para controlar os níveis do ácido úrico no organismo.

Esporão

O esporão ou esporão do calcâneo decorre da formação de uma projeção fibrosa no osso do calcanhar, geralmente devido a uma sobrecarga da região. Ficar em pé por muito tempo, não usar sapatos adequados, alterações biomecânicas, excesso de peso e constante impacto, como em corridas, levam ao surgimento do esporão.

O esporão é mais comum em pessoas acima do peso e com mais de 40 anos. É uma dor no calcanhar ao pisar e mais forte na parte da manhã, ao acordar.

Bursite

A bursite acontece quando a Bursa, uma espécie de “amortecedor” entre o calcanhar e o tendão de Aquiles, inflama. A bursite causa uma dor na parte posterior do calcanhar e aparece principalmente em atletas após sofrerem alguma contusão.

Para tratá-la são necessários antibióticos, compressas de gelo, fisioterapia e exercícios específicos.

Fascite Plantar

A Fascite Plantar acontece com a inflamação do tecido responsável por revestir a planta do pé. Isso pode acontecer por uma série de fatores: ficar muito tempo de pé; excesso de atividade física; alterações biomecânicas como o pé chato; lesões na fáscia plantar; traumas repetitivos ou estar acima do peso.

A fascite causa dor na parte inferior do calcanhar, principalmente embaixo do calcâneo. Essa dor geralmente é pior pela manhã e causa um inchaço do pé, o que pode dificultar no andar e na hora de calçar determinados sapatos.



Gostou do conteúdo? Classifique-o abaixo e deixe seu comentário!


Rate this post