Home / Sintomas / Dor de Dente – 10 Remédios Caseiros para alivio da dor

Dor de Dente – 10 Remédios Caseiros para alivio da dor

A dor de dente é uma das piores dores do mundo, ao lado da dor de ouvido e cólicas renais. Fazer uso de um remédio caseiro para dor de dente pode ajudar a aliviar este perigoso mal-estar.

Muitas pessoas não sabem o que tomar quando estão com dor de dente e acabam recorrendo a farmácias, sendo muitas vezes medicados pelos próprios farmacêuticos, quando a solução pode estar dentro da sua própria cozinha.

É importante salientar que os remédios caseiros para dor de dente podem auxiliar no tratamento emergencial e de baixa intensidade.

Os casos mais graves com dor de dente forte, dores em decorrência do siso, cáries ou principalmente dor de dente na gravidez devem ter uma avaliação de um dentista.

As causas da dor de dente

As causas das dores de dente são as mais diferentes possíveis, sendo que em grande parte isto está relacionado a problemas de má higiene bucal, como não escovar os dentes após as refeições ou mesmo a escovação realizada de maneira incorreta.

A não utilização de um antisséptico bucal também pode favorecer o aparecimento de dor de dente.

Entre as principais causas da dor de dente podemos destacar:

  • Presença de cárie;
  • Inflamação na gengiva;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Desgaste do esmalte do dente;
  • Bruxismo;
  • Restaurações danificadas ou malfeitas;
  • Problemas no canal ou no nervo do dente;
  • Dente siso;
  • Dente quebrado.

Como você pode perceber são muitos os motivos que podem ocasionar dor de dente e a maioria deles bastante grave. Diante disso não basta tratar a dor, é preciso resolver o problema de fato, para isso, consulte seu dentista.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Conheça agora 10 remédios caseiros para tratar a dor de dente.

  1. Pimenta e sal

A mistura pimenta e sal possui propriedades analgésicas e antibacterianas.

remédio caseiro dor de dente pimenta e sal
O remédio caseiro de pimenta e sal pode não ser muito agradável, mas acaba com a dor de dente em pouco tempo

Para fazer este remédio caseiro para dor de dente misture em partes iguais um pouco de pimenta e um pouco de sal. Adicione ainda água, apenas para formar uma pasta. Agora é só aplicar esta pasta diretamente no dente dolorido e deixar agir por alguns minutos. Agora é só enxaguar.

  1. Água oxigenada

A água oxigenada irá ajudar no alívio da dor de dente. Você precisará da água oxigenada de 10 volumes. Molhe um algodão com o produto e aplique diretamente no local da dor.

Uma outra opção é pingar algumas gotas do produto em um copo com água e fazer um bochecho. Repita o bochecho 3 vezes para começar a sentir o alívio da dor.

  1. Alho

Em apenas 5 minutos você conseguirá eliminar a sua dor de dente com a ajuda de um dente de alho. Tudo que você precisa fazer é amassar bem esse dente de alho, de forma que você faça uma pasta. Aplique diretamente no local da dor.

Apesar do cheiro não ser muito agradável, em poucos minutos a sua dor de dente vai desaparecer. Isso acontece graças às propriedades do alho que eliminam os germes causadores da dor.

  1. Cravo da índia e óleo de coco

Acabe com sua dor de dente usando estes dois ingredientes. Você vai precisar de meia colher de chá cravo em pó e meia colher de chá de óleo de coco. Ao misturar ambos ingredientes você irá criar uma pasta.

Com esta pasta, massageie diretamente o dente dolorido e também a sua gengiva. A dor desaparece na hora. Lembrando que isto é apenas um paliativo, visto que o efeito passa rapidamente.

Caso você não tenha óleo de coco, utilize apenas o cravo da índia. Você pode fazer isso aplicando o cravo diretamente no dente dolorido ou ainda fazendo um poderoso enxaguante bucal: ferva por 10 minutos 5 cravos, sal e açafrão em uma xícara de água. Após esfriar faça de 4 a 5 bochechos durante o dia.

Este método deve ser utilizado apenas para aquelas dores de dente mais forte, portanto, consulte um dentista com urgência.

  1. Cebola

A cebola tem quase o mesmo efeito do alho. As propriedades antissépticas e antimicrobianas da cebola podem lhe ajudar a eliminar a dor de dente. Para isso você só precisa mastigar um pedaço de cebola crua por alguns minutos e pronto, a dor de dente diminui bastante.

O segredo está no suco da cebola, então é importante morder a cebola em cima do dente dolorido para que o suco vá se soltando.

  1. Água e sal

Além de diminuir a dor, a água salgada tem o poder de eliminar as bactérias que fazem com que o dente doa, inclusive as bactérias presentes na gengiva.

Para fazer este remédio caseiro tudo que você precisa fazer é misturar 1 colher de sopa de sal em 250 ml de água morna. Faça gargarejos com esta solução. A dor vai diminuindo aos poucos. Sempre que necessário, você poderá repetir este procedimento.

  1. Bebidas de alto teor alcoólico

As bebidas que possuem alto teor alcoólico possuem propriedades que diminuem a dor de dente se aplicadas diretamente neles.

Umedeça um pedaço de algodão em uma bebida como conhaque, vodca ou uísque e aplique diretamente no dente que está incomodando. Uma alternativa a este método é, ao invés de usar algodão, fazer um bochecho com um gole da bebida escolhida.

A ação destas bebidas faz com que a gengiva se adormeça, eliminando a causa da dor.

Atenção! Use uma destas bebidas e jamais aplique álcool puro no dente.

  1. Chá preto

Você pode utilizar os saquinhos do chá preto para reduzir as suas dores de dente. Para fazer isso, basta fazer um chá preto e utilizar seu saquinho (ainda molhado) para aplicar diretamente no dente dolorido.

Isso irá aliviar a dor, pois este líquido possui taninos adstringentes que estão presentes em medicamentos com a novalgina. Em contato com a boca, estes taninos tornam inativas as bactérias causadoras da dor, inibindo até mesmo a formação da placa dentária.

  1. Folha da goiabeira

As folhas de goiabeira são excelentes para redução da dor de dente. Se você mastigar 3 folhas da planta já sentirá os primeiros alívios.

Caso você prefira este medicamento na forma líquida, poderá optar por fazer um chá, fervendo as folhas e adicionando um pouco de sal. Após esfriar, bocheche o líquido, repetindo sempre que necessário.

Esta planta possui ação antibiótica e cicatrizante e pode tratar até mesmo úlceras gástricas e candidíase, além é claro, de diminuir a dor de dente, que é nosso foco.

  1. Chá de hortelã

E para finalizar, um chá muito saboroso, refrescante e com poderes calmantes para aliviar sua dor de dente. Você só vai precisar de 1 colher de sopa de hortelã picada e 1 xícara de água fervente.

chá de hortelã remédio caseiro para dor de dente
O chá de hortelã pode ser uma opção saborosa e refrescante para curar a sua dor de dente

Para fazer este chá, basta colocar a hortelã na água e ferver. Depois retire o chá, coloque em uma xícara tampada e deixe agir por cerca de 20 minutos. Agora é só coar e beber. Você pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

Uma alternativa a beber o chá é umedecer um pedaço de algodão no chá e aplicar diretamente no dente dolorido.

Agora você tem uma lista de 10 remédios caseiros para dor de dente. Mas qual deles é o mais indicado?

Não há uma resposta para isso. Afinal de contas, estes medicamentos irão aliviar a sua dor de dente até você ir ao seu dentista.

Dores de dente costumam aparecer à noite ou na madrugada, que são situações que você não tem como recorrer ao seu dentista ou comprar um remédio.

O melhor remédio caseiro será aquele que você tem em casa. Veja quais são os ingredientes que estão a sua disposição e resolva o problema, paliativamente.

Gostou deste artigo sobre dor de dente? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …