Se você tem sofrido de dor de garganta e gostaria de saber as causas dessa dor e como tratar esse problema tão comum em todas as idades, este conteúdo vai lhe ajudar a sanar todas as suas dúvidas.
A garganta inflamada é sinal de que infecções virais, alergia ou lesões estão prejudicando a faringe ou as amígdalas, recebendo, assim, os nomes de faringite e amigdalite. O uso constante da voz, infecções bacterianas e refluxo gastroesofágico também contribuem para a inflamação, um dos sintomas da dor de garganta.
Conheça as principais causas da dor de garganta, seus sintomas, tratamentos e como se prevenir.
As principais causas da dor de garganta
A dor de garganta pode ser infecciosa e viral, tendo como principais causas uma das “doenças” abaixo:
- Amigdalite
- Faringite
- Laringite
- Alergias
- Fumaça ou álcool que irritam a garganta
- Gripe
- Resfriado
- Ressecamento da mucosa por dormir de boca aberta
- Uso constante da voz
- Baixa umidade do ar
- Refluxo gastroesofágico
Existem casos de tumores na laringe ou orofaringe como causa da dor de garganta, mas é raro. Além disso, herpes e infecção aguda pelo vírus HIV também estão entre as causas da dor de garganta.
Sintomas da dor de garganta
A causa mais frequente de dor de garganta está relacionada à inflamação das amígdalas, faringe e laringe, cada uma delas provoca um sintoma diferente que pode lhe ajudar a descobrir se o problema na sua garganta é de origem viral ou infecciosa.
Sintomas de Amigdalite
- Febre;
- Dor intensa e também ao engolir;
- Espirros e congestão nasal;
- Indisposição;
- Mal-estar.
Observe se as amígdalas estão com placas de pus, pois, se sim, a infecção é bacteriana.
Sintomas de Faringite
- Dor ao engolir, falar e bocejar;
- Aftas;
- Vermelhidão no fundo da boca;
- Mal-estar.
A faringite bacteriana também é reconhecida pelas placas de pus e aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço.
Caso não seja tratada, a faringite bacteriana (também chamada de faringoamigdalite) pode levar o paciente a sofrer complicações, tais como: febre reumática, escarlatina, glomerulonefrite (lesão dos rins) e psoríase gutata (lesão na pele que desaparece após a cura da dor de garganta).
Sintomas de Laringite
A laringite pode ser confundida com faringite, mas também apresenta outros sintomas, como rouquidão e tosse seca.
A melhor forma de prevenir a dor de garganta é cuidar do sistema imunológico. Como o sistema é responsável por defender o nosso organismo de vírus e bactérias, se a nossa imunidade estiver baixa, isto significa que estamos propensos a contrair resfriados, gripes, alergias e inflamações da garganta.
Portanto, fazer gargarejos com água e sal, manter-se hidratado e limpar o nariz com soro fisiológico são medidas para ajudar o sistema imunológico a nos defender também.
Tratamentos para a dor de garganta
A dor de garganta é transmissível e recomenda-se evitar contato enquanto a pessoa não iniciar o tratamento com antibióticos. O contato poderá ser feito 24 horas após o início do tratamento.
A dor de garganta é tratada com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina, mas apenas quando há infecção bacteriana. Em casos de dores muito fortes provocadas pela faringite bacteriana, o recomendável é usar anti-inflamatórios, enquanto o antibiótico não faz efeito.
Enquanto o anti-inflamatório apenas alivia a inflamação na faringite bacteriana — sem tratar a infecção — na faringite viral pode ser usado caso os sintomas sejam muito incômodos, porque neste tipo de infecção, não há necessidade de antibióticos; a infecção se cura sozinha.
Mas para quem não gosta de tratar a dor de garganta com antibióticos, existem opções caseiras que ajudam a aliviar os sintomas da dor de garganta, desinflamando e reduzindo, inclusive, as alergias.
10 remédios caseiros para tratar dor de garganta
- Mel
O mel é um dos primeiros remédios caseiros quando se fala em dor de garganta. O mel reduz a inflamação na garganta por ter propriedades antimicrobianas, além disso, pode reduzir as alergias também.
- Gengibre
Quem nunca viu balas de gengibre sendo vendidas com promessa de aliviarem a tosse, a coceira e a dor de garganta? É que o gengibre (muito utilizada como chá) é antioxidante, analgésico e antifúngico, ajudando tanto a prevenir as infecções, quanto a aliviar a tosse, que pode provocar ainda mais a dor.
- Gargarejo com água morna e sal
O gargarejo com uma pitada de sal em água morna ajuda a reduzir a dor de garganta, mas não deve ser a única medida para deter os sintomas da garganta inflamada, e sim, acompanhada de algum outro remédio.
- Limão
O suco de limão usado em gargarejo ou limão com mel podem aliviar os sintomas da inflamação. O limão é um agente anti-inflamatório, produz anticorpos para combater os micro-organismos e ainda contém vitamina C que ajuda a prevenir a dor de garganta.
- Cebola
A infusão é feita a partir das cascas da cebola em água fervente. A cebola tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.
- Alho
O alho é um antibiótico natural e antibacteriano, e aliado ao limão ajuda a acabar com a garganta inflamada.
- Romã
O chá de romã também ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta, pois a romã é benéfica para o sistema imunológico.
- Cravo da índia
Com propriedades antivirais e antibacterianas, os cravos da índia auxiliam na expectoração do sistema respiratório, e mastigá-las devagar aliviam a tosse e a dor de garganta.
- Suco de Toranja
A toranja é rica em vitamina C, atuando como anti-inflamatório e reduzindo, inclusive, os sintomas de gripes e resfriados.
- Folhas de maracujá
Maracujá não acalma somente os nervos, mas suas folhas também aliviam o desconforto causado pela garganta inflamada. O ideal é preparar o chá com 3 folhas de maracujá e adicionar mel quando amornar.
Apesar destes remédios caseiros serem conhecidos e de ótimos resultados, eles são mais válidos para dor de garganta viral, ou seja, não infecciosa. Não há comprovação científica de que remédios caseiros possam surtir efeito igual a antibióticos em pacientes com faringite bacteriana, por exemplo.
Portanto, não deixe de procurar o médico se suspeitar de infecção bacteriana, é ele quem vai indicar o melhor tratamento para você.
Se você tem dor de garganta com frequência e gostou do conteúdo, comente e curta nossa página do Facebook.