Home / Sintomas / Dor no olho direito

Dor no olho direito

A dor no olho direito pode estar relacionada a diversos fatores que vão desde um simples cisco que causa este incômodo até problemas mais graves que precisam de diagnóstico médico.

Se você perceber que esta dor é recorrente, o recomendável é procurar auxílio médico. Agora se o seu olho direito está apenas com um leve incômodo que pode chegar até mesmo a uma vermelhidão, simples atitudes podem solucionar este problema.

Descubra as causas que pode levar você a ter dor no olho direito, quais são os seus principais sintomas e quais as formas para solucionar isso.

Causas menos graves

São diversas as causas que podem levar você a sentir uma dor no olho direito. A intensidade da dor e a frequência que ela aparece será um indicativo para a forma de tratamento.

  1. Cisco ou sensibilidade nos olhos

Este tipo de dor pode aparecer aleatoriamente. As pessoas que tem o olho mais sensível, podem sentir um incômodo maior que outras pessoas. Até mesmo um cisco, pode parar em seu olho e com isso surge a irritação, a vermelhidão e a dor.

Se isso acontece no seu olho direito, você irá reparar que um olho fica mais sensível que o outro. A primeira reação é coçar e isso deve ser evitado, pois a tendência é piorar o quadro.

Se o problema da dor no olho for este, a solução é simples: colírio de limpeza.

  1. Stress ou vista cansada

O stress no olho direito pode ser causado por forçar demais a sua vista e isto pode estar motivado pelo excesso de leitura, muito tempo em cima do computador, da televisão ou até mesmo do celular.

Nos dias de hoje, é muito comum passarmos praticamente o dia todo em cima do aparelho de celular e isso pode estressar a sua visão, tendo como consequência dor ou incômodo no olho direito.

  1. Uso inadequado de óculos

Se você utiliza óculos mas o grau está errado, a dor nos olhos poderá aparecer.

Estar com um grau diferente do seu não causará danos a longo prazo, como por exemplo, piorar a sua visão.

Mas o fato de não conseguir enxergar com perfeição fará com que você force muito as vistas e isso ocasionará dor no olho e até mesmo dor de cabeça. Mesmo que você não utilize óculos de grau, em alguns casos é recomendável utilizar os óculos de leitura, como forma de amenizar estes sintomas.

Causas mais graves

Quando a dor no olho direito não é devido a um simples cisco, então a preocupação é maior e um simples colírio ou descanso não irá resolver. Nestes casos é preciso consultar um oftalmologista. Mas vamos avaliar algumas dessas causas.

  1. Trauma no olho direito: quem já levou uma bolada no olho, sabe o quanto isso é dolorido. Qualquer tipo de pancada, queda, queimadura ou até mesmo quando certos tipos de líquidos entram em contato com seu olho direito, o resultado pode ser muita dor;
  2. Corpo estranho: citamos como uma causa menos grave o cisco, que é um corpo estranho. Mas outros tipos de substâncias podem entrar em contato com o olho de forma mais grave, como um pedaço de madeira ou de metal;
  3. Blefarite: é uma inflamação que acontece na pálpebra, podendo vir a ocasionar dor no olho direito. Isso causa muita irritação nos olhos, deixando-os vermelhos e secos. O tratamento é através de colírio antibiótico e precisa ser receitado por um oftalmologista;
  4. Terçol: conhecido pelo nome científico de hordéolo, o terçol é um pequeno abscesso que cresce na borda da pálpebra, como se fosse uma pequena bolinha. Na maioria das vezes não requer tratamento, desaparecendo sozinho, mas pode causar dor se aparecer no olho direito.

Dor no olho direito ao piscar

▷ Conheça as 8 doenças degenerativas mais comuns no Brasil.

Como você viu, são muitas as causas que podem levar você a ter dor nos olhos. Mas uma delas merece um destaque especial: a dor no olho ao piscar.

Você sabe quantas vezes piscamos o olho diariamente? São cerca de 34.560 piscadas por dia ou 24 vezes por minuto. É claro que isso pode variar de acordo com o nosso humor ou estado físico.

Mas com tantas piscadas, imagine você sentir dor cada vez que executa este movimento. É muito incômodo.

O principal fator que pode levar a sentir dor no olho toda vez que piscamos é uma infecção muito conhecida: a conjuntivite.

Esta inflamação nos dá a sensação de que temos um corpo estranho nos olhos, como areia, e é muito contagiosa. Mas a sua principal e mais grave característica é a dor.

Quando estamos com esta infecção, cada vez que piscamos, sentimos dor nos olhos.

Como prevenir a dor no olho direito

O tratamento vai depender muito da sua causa. O mais importante é não deixar chegar ao ponto da dor. Para isso, é preciso prevenir. Confira algumas formas de evitar sentir dor no olho direito.

  1. Higiene

A principal forma de prevenção é a higiene. Como você viu, muitas das causas para este tipo de dor está relacionada à inflamação, que é uma reação do nosso organismo a algum fator externo. Manter o olho higienizado evitará esse tipo de reação.

A limpeza do olho precisa ser realizada diversas vezes ao dia, sobretudo ao acordar. Ao limpar os olhos evite esfregá-los de forma ríspida e sempre lave muito bem as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos.

  1. Cuidados com lente de contato

Se você utiliza lente de contato é preciso ter atenção à higienização delas. Colocar uma lente suja em seu olho vai fazer com que ele se irrite, ocasionando dor.

Para limpar suas lentes lave suas mãos com um sabonete antibacteriano e seque elas com uma toalha sem fiapos, para que eles não grudem na lente.



Use sempre uma solução própria para esta limpeza, de acordo com a recomendação do fabricante. Jamais lave com água da torneira.

  1. Proteção

Outra forma importante de prevenção para evitar a dor no olho direito é o cuidado aos corpos estranhos. Para isso, proteja o olho ao realizar atividades mais perigosas.

Se você trabalha com soldagem, lixação ou até mesmo em jardinagem, é preciso tomar cuidado e utilizar os equipamentos de proteção recomendados, para evitar o contato do seu olho direito com corpos estranhos.

Gostou do conteúdo sobre dor no olho direito? Comente e curta nossa página do Facebook!


Veja!

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …