Home / Sintomas / Dores musculares – Possíveis causas e tratamentos

Dores musculares – Possíveis causas e tratamentos

Todo mundo em alguma situação da vida já sentiu algumas dores musculares, esse não é um fenômeno que se possa considerar raro na vida do ser humano. O que muitos não sabem é que nem sempre elas são simples e passageiras.

Existem diversas causas que podem justificar simples dores musculares na coxa, como o excesso de exercício por exemplo, mas também dores musculares no corpo todo como as dores musculares do HIV e outras infecções.

É sempre importante entender o que se passa no seu corpo e não categorizar tudo como algo banal ou fácil de curar. É preciso prestar atenção nas dores musculares que se tem, sua frequência, para garantir diagnóstico e remédio das dores musculares.

No conteúdo que preparamos abaixo, você entenderá melhor sobre essas dores musculares que achamos tão normais e sabemos tão pouco. Boa leitura!

O que é?

Dor muscular é o tipo de dor que, como o próprio nome sugere, afetam os músculos do nosso corpo. As dores musculares não são muito incomuns no ser humano, podendo acontecer pelos motivos mais variados e de complexidades diferentes.

dores musculares o que são
A intensidade das dores musculares podem variar de acordo com o problema que as está causando e as vezes precisam de tratamento imediato

Em muitos casos as dores são mais fáceis de aguentar, outros não, e é isso também o que vai determinar o grau e possibilidade do motivo de sua existência. Existem diversos medicamentos e formas de tratar essas dores, mas é preciso diagnostica-las antes com um médico.

Abaixo, você encontrará informações sobre as principais causas das dores musculares.

Possíveis Causas

Os músculos envolvem praticamente toda nossa estrutura óssea, portanto inevitavelmente as dores presentes neles podem ter sido causadas pelos fatores diversos do nosso organismo, pela influência de agentes externos ou não. Vamos as causas mais comuns.

  • Tensão

Atualmente essa causa tem se tornado ainda mais popular e presente, não é muito raro se ouvir alguém reclamar de dores musculares e essa pessoa estar envolvida em algum tipo de pressão no trabalho ou na vida pessoal.

Isso indica uma das causas mais comuns dessas dores, o sistema nervoso, o stress gerado pelos acontecimentos do dia a dia que sem que percebamos acaba tensionando parte do nosso corpo de tal maneira que se torne uma dor de proporção considerável.

  • Lesão

Outra causa muito comum, e essa mais fácil de adivinhar, é a lesão que pode se originar de algum esforço ou exercício físico praticado pela pessoa, como dores musculares na coxa.

Acontece muito em casos de pessoas sedentárias que começam a mudar seus hábitos e praticam atividades físicas.  É muito comum ouvir os relatos a respeito de dores em músculos que até então eram desconhecidos, isso se dá pelo esforço que ainda é novidade para o corpo até então sedentário.

  • Infecções Virais

Uma das causas que popularmente mais se relaciona às dores musculares são as infecções, como a gripe ou outras infecções virais, e já está no imaginário coletivo direcionar uma coisa a outra.

É comum logo depois de alguém anunciar as dores, surgir uma pergunta a respeito de uma possível gripe, estado febril e até mesmo uma tentativa de correlação para saber se é dengue ou algo semelhante.

Nem sempre as doenças são simples e curáveis,  como no caso das dores musculares do HIV, que também é uma infecção viral e deve ser tratado o quanto antes.

  • Doenças Ósseas ou Articulares

Também acontece muito de doenças que não tem muita conexão com os músculos, exceto a distância, acabarem passando algum incomodo justamente para eles que estão tão próximos.

Em alguns casos de distúrbios nos ossos ou nas articulações é possível que dores musculares no corpo todo sejam desencadeadas pelo processo, o reumatismo é um dos exemplos mais conhecidos dentro dessa categoria.

  • Uso de Drogas

Existem diversos tipos de drogas no mundo, inclusive tipos que são utilizados com fundo científico em muitos como tratamento para problemas musculares. Não são dessas drogas que estamos falando, mas das que causam euforia, aceleração e total desequilíbrio no usuário.

Drogas inalantes ou solventes, por exemplo, podem provocar fortes dores musculares que vem com diversos outros tipos de efeitos colaterais. As dores também podem surgir da sensação de abstinência, como em drogas injetáveis, como a heroína, por exemplo.

  • Fibromialgia

A fibromialgia consiste em sintomas mais intensos das dores musculares, por ser uma síndrome muito relacionada à problemas com sensibilidade das articulações, tecidos e tendões, por um longo período de tempo.

Essa síndrome, acaba gerando sensações muito fortes de fadiga e cansaço, que podem culminar também numa depressão.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Quando procurar ajuda médica?

Muito se especula sobre quando é o momento certo para procurar ajuda médica no caso de dores musculares. Bem, a princípio dores musculares parecem o tipo de dor suportável que todos nós adiamos o quanto for preciso, por sabermos que uma hora ela vai passar.

É justamente essa hora que não passa que indica o momento de procurar um aconselhamento médico. A grande maioria das pessoas recomendam um tempo que a dor dure por mais de três dias como o suficiente para ser investigada.



No entanto sabemos que tão comum entre as pessoas quanto se auto medicar, é adiar. Isso por que existem dores musculares que são mais “comuns”, como aquela dorzinha no ombro proveniente do stress que você acaba fingindo esquecer.

Mas é importante ser honesto, sobretudo com você. Ninguém melhor que você conhece o seu corpo e por mais que seja natural inventarmos desculpas para não ir ao hospital, por preguiça, falta de tempo ou medo, não se sabote.

Você saberá quando a dor for fora do seu normal e isso é o sinal vermelho indicando que é preciso procurar um médico.

O médico responsável para avaliar essa dor pode ser um clínico geral, caso a dor apresente causas maiores que as habituais mais simples, ele te indicará outro profissional, mas a princípio um clínico atenderá bem aos problemas.

Lembre-se sempre de ser honesto com o médico nas perguntas que ele te dizer, para que o diagnóstico dele se aproxime melhor da sua real condição e dessa forma vocês possam encontrar um tratamento adequado.

Tratamentos para dores musculares

Como falávamos anteriormente, somente o médico, a partir da conversa que teve com você, entendendo seus hábitos e possíveis práticas dos últimos dias em relação ao músculo, poderá direcionar de maneira correta algum tipo de tratamento.

Por isso, é muito vago colocarmos um tratamento específico aqui, sabendo que cada caso é um caso e muitos deles apresentam complexidades, causas e sintomas completamente divergentes.

No caso de uma simples dor muscular, sem um fundo muito grave por trás, é possível que o médico receite alguns relaxantes musculares, muitos deles conhecidos popularmente.

Remédios para dores musculares como o Advil, Anador, Atroveran, Buscofen, Cataflampro, Deocil, Dipirona, Diclofenaco, Dolamin, Dorflex, Flanax, Fenaflan, Fluviral, Ibupril, Lisador, Mioflex, Multigrip, Musculare, Neozine, Novalgina, Paracetamol e Tramal.

Você certamente conhece muitos deles, certo?! E somente por isso os citamos, por que esses medicamentos serem tão comuns no dia a dia, através da automedicação que as pessoas tendem a fazer e até indicar, é extremamente perigoso.

tratamento dores musculares
Fazer uma boa massagem no local da dor muscular pode aliviar ou até cessar com este incomodo

O hábito da automedicação, que pode parecer algo muito sábio e mais rápido, pode gerar problemas muito maiores a curto ou longo prazo, imprevistos em sua saúde e por isso esqueça essas “alternativas” automáticas que se toma para dor sem que se consulte um profissional.

Somente um médico profissional e experiente será capaz de indicar o medicamente correto para sua necessidade, qualquer coisa além disso é um risco.

Gostou deste artigo sobre dores musculares? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …