Home / Sintomas / Dores nas pernas – O que é e doenças que causam essas dores

Dores nas pernas – O que é e doenças que causam essas dores

Quem nunca sofreu de dores nas pernas e pensou que fosse só um problema de circulação? No entanto, existem diversos fatores que causam esses problemas, sendo eles, varizes, má circulação, câimbras, diabetes, etc.

Por isso, é importante saber a importância de cada doença e remédios que podem ajudar a diminuir o incomodo e a dor. Como também dicas de como aliviá-las, quando se deve ir ao médico e etc.

 Mas o que são a dores nas pernas?

Dor nas pernas é considerada a dor que ocorre em qualquer lugar entre a virilha e tornozelo, excluindo, assim, o quadril e o pé.

A dor pode ser experimentada de diversas maneiras.

dor na perna, como em outras partes do corpo, pode ser descrita como afiada, um entorpecimento, formigamento, ardor e assim por diante.

A dor pode ser aguda (curto prazo) ou crônica (de longo prazo), e pode ser avaliada em uma escala de gravidade de leve a grave, muitas vezes classificada em uma escala numérica.

Neurônios sensoriais (nervos) são responsáveis pela nossa experiência de dor, e estes são acionados por alguns estímulos, tais como níveis elevados de pressão, temperatura altas ou baixas e químicos que podem ser liberados com a lesão do tecido.

Doenças que causam dores nas pernas e como aliviá-las

Má circulação

Afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

má circulação dores nas pernas
Dores nas pernas podem ser causadas por má circulação, então tenha cuidado e sempre visite um médico caso desconfie de problemas circulatórios, pois pode ser algo mais grave

Uma situação um pouco mais grave é o surgimento de trombose, que acontece quando um pequeno coágulo consegue interromper uma parte da circulação para as pernas. Nesse caso, a dor é localizada, mais frequentemente, na panturrilha, e existe dificuldade para movimentar os pés. Esta é uma situação que pode acontecer após alguma cirurgia ou quando se usa anticoncepcional sem orientação médica.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como aliviar: Deite de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos, mas o médico também pode indicar o uso de remédios para melhorar a circulação, assim como o uso de meias de compressão elástica.

Problemas musculares

A dor muscular pode surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar um sapato desconfortável, por exemplo. Nestes casos, a dor geralmente surge no final do dia e é, muitas vezes, sentida como “cansaço nas pernas”.

Como aliviar: Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas pode ajudar, porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço.

Alterações da coluna

Quando a dor nas pernas é provocada por alterações na coluna, a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, podendo haver também sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas.

Como aliviar: colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar por 20 minutos, além de evitar esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia.

Problemas articulares

Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Nestes casos outros sintomas devem estar presentes como dor nas articulações e rigidez nos primeiros 15 minutos da manhã.

Como aliviar: aplicar uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos. Além disso, é recomendado consultar o ortopedista pois pode ser necessário tomar anti-inflamatórios ou fazer fisioterapia.

Varizes

Podem fazer-se acompanhar de sensação de cansaço, peso e dores nas pernas. Mas Existem atualmente diversos tratamentos para varizes, incluindo a escleroterapia, a ablação endovenosa por laser ou radiofrequência, e o stripping (remoção) da veia safena. A decisão por um tratamento específico depende de cada caso. Se deixadas por tratar, as varizes tendem a agravar, com o desenvolvimento de mais varizes e de potenciais complicações (tromboflebites, edema, alterações da pele e úlceras de perna de difícil cicatrização).

Quando ir ao médico

  • Quando a dor na perna é localizada e muito intensa;
  • Quando há rigidez da panturrilha;
  • Em caso de febre;
  • Quando os pés e tornozelos estão muito inchados;
  • Em caso de suspeita de fratura;
  • Quando não permite o trabalho;
  • Quando dificulta a caminhada.

Na consulta O médico poderá solicitar exames para indicar o tratamento adequado, que por vezes pode incluir uso de medicamentos ou fisioterapia.

Remédios para dores nas pernas

  • Banhos de água morna e sais: Estes são excelentes para aliviar a sensação de cansaço, relaxar a musculatura após fazer exercício físico e desinflamar o inchaço das extremidades inferiores. Basta colocar suas pernas dentro de um cubo cheio de água morna que contenha um bom punhado de sal marinho ou sal grosso, e deixar repousar durante pelo menos 20 ou 30 minutos.
  • Massagens: Realizar massagem nas pernasno final do dia é outra das excelentes medidas que ajudam a estimular a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e, portanto, o incômodo. Para que este tratamento tenha um maior efeito, recomendamos massagear a zona dolorida utilizando alguns dos óleos naturais que possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antirreumáticas. São ótimas opções o óleo de alecrim, de laranja, de gerânio, de arnica e de menta; aplique-os através de movimentos circulares e notará um alívio imediato. Pode utilizá-los uma só vez ao dia em caso de condições leves e até três vezes, se sofre de dores fortes e intensas.
  • Infusões: Em muitos casos, a dor nas pernas deve-se a uma má circulação do fluxo sanguíneo, uma condição que ainda favorece o aparecimento de vasinhos e varizes, inchaço e sensação de peso. Além de realizar exercícios para melhorar a circulação e seguir uma dieta saudável, também é possível recorrer a determinadas plantas naturaisque em modo de infusão são um alívio e reativam a circulação sanguínea. Um bom exemplo disso são as infusões de cavalinha, de ginkgo biloba, de alecrim e de dente de leão. Pode tomar entre 1 e 2 xícaras ao dia para notar seus efeitos.
  • Compressas frias ou quentes: O contraste de frio-caloré também um remédio caseiro para a dor nas pernas muito utilizado, sobretudo para diminuir as inflamações musculares. Aplique, primeiro, compressas frias durante 15 minutos aproximadamente, e depois substitua-as por compressas quentes, deixando-as repousar pelo mesmo tempo que as anteriores.

 

massagem dores nas pernas
Massagear suas pernas pode ser um ótimo tratamento, já que vai te ajudar a regular sua circulação e também irá aliviar suas dores

Além destes remédios naturais para aliviar a dor nas pernas, é importante que para prevenir seu aparecimento seguir uma dieta equilibrada, beber bastante água, manter as pernas ligeiramente elevadas quando estiver sentada ou na cama e utilizar um calçado cômodo.

 Gostou deste artigo sobre dores nas pernas? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

bolhas na pele

Bolhas na pele: o que pode ser?

Talvez você tenha percebido o aparecimento de bolhas na pele e esteja preocupado com o …