Home / Remédios / Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos avós. Este medicamento é indicado para repor certos tipos de vitaminas como a A e a D, além de ácidos graxos como ômega 3. Ele é muito eficiente no tratamento de várias doenças causadas pela falta destas vitaminas em nosso corpo, como o raquitismo e é bom para anemia.

Se você tem mais de 30 anos certamente já teve que fazer uso do óleo de bacalhau ou conhece alguém que utilizou este remédio de gosto não tão agradável. Na verdade a Emulsão Scott não é o óleo de bacalhau em sua forma pura, já que possui outros componentes em sua fórmula. Para amenizar o gosto que agrada tão poucos paladares, além da versão neutra, existem opções nas versões morango e laranja.

A Emulsão Scott é também conhecida pelo nome de óleo de fígado de bacalhau Scott e neste artigo você saberá mais sobre este produto, entendendo o que é, para que serve, como comprar, o seu preço, quais os seus benefícios e contra indicações.

O que é

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de fígado de bacalhau. Esta é a sua denominação mais comum, pois é o princípio ativo do produto. Uma emulsão nada mais é do que uma mistura entre líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam. Na Emulsão Scott, o óleo de fígado de bacalhau é considerada a mistura dispergente, isto é, que está em maior quantidade.

o que é emulsão scott
A emulsão scott é extraída do óleo de bacalhau e traz muitos benefícios para a nossa saúde se for utilizada corretamente

A função deste medicamento é repor alguns tipos de vitaminas deficientes no organismo de determinadas pessoas, como as vitaminas A e D. Esta emulsão possui ainda ômega 3.

O óleo de fígado de bacalhau é o composto ativo do produto, mas a Emulsão de Scott não é o óleo puro. Confira a composição da emulsão, com sua respectiva quantidade. Esta é a dosagem para 1 (uma) colher de sopa:

  • Óleo de fígado de bacalhau: 0,882 g
  • Óleo de soja: 3.090 g
  • Fosfato monossódico: 0,033 g
  • Fosfato dicálcico: 0,081 g
  • Hipofosfito de sódio: 0,060 g
  • Óleos essenciais: 0,021 g
  • Veículos q.s.p.: 15,000 ml
  • Vitamina A (palmitato de retinol): 3.795 UI
  • Vitamina D3 (colecalciferol): 379 UI

Estes são os componentes mais significativos presentes na fórmula desta emulsão, que contém ainda: ácido oleico, ácido acetil salicílico, sacarina sódica, glicerina, vitamina K, hidróxido de sódio, entre outros.

O produto está disponível em três versões: sabor regular, sabor morango e sabor laranja, portanto, além da composição acima é possível que contenha ainda aroma natural de morango ou laranja, conforme o caso.

A Emulsão Scott está disponível em embalagens de 170 ou 390 ml e o laboratório responsável pela fabricação deste medicamento é o GSK – GlaxoSmithKline.

Para que serve

A Emulsão Scott é um tônico que serve para casos de desnutrição ou para quem necessita repor vitaminas A e D. Ele também melhora dores nos ossos, pois é fonte de cálcio e previne diversos tipos de doenças, sendo muito eficiente para quem sofre com as dores do reumatismo. Como é um produto de rápida absorção, a reposição destas vitaminas acontece já nas primeiras doses do medicamento.

Ao ingerir a emulsão, nosso organismo prontamente irá absorver as vitaminas lipossolúveis A e D.

Como funciona

Quando ingerimos a vitamina A, ela é digerida pelo pâncreas e forma o retinol, que é absorvido pelo nosso organismo. Uma parte do retinol fica retido em nosso fígado, enquanto que outra parte circula no sangue. O excesso é expelido nas fezes e na urina. O retinol ajuda a prevenir infecções, reduz o tempo de vida das doenças, é saudável para a pele e trata o hipertiroidismo.

Já a vitamina D é o colecalciferol, que é digerido no fígado e nos rins e eliminado na bile e nas fezes. Esta vitamina trata doenças como raquitismo, doenças nos ossos e nos dentes, pois ela é fonte de cálcio e fósforo. A carência de colecalciferol em nosso organismo pode ocasionar cansaço, fraqueza e doenças relacionadas à falta de cálcio. A reposição de vitamina D é feita pela nossa própria pele através da luz solar.

Além das Vitaminas A e D, presentes em grande quantidade neste medicamento, há ainda uma pequena quantidade de vitamina K. presente também em folhas verdes, gema do ovo e iogurtes. Esta vitamina está ligada a doenças hemorrágicas, sendo ótima para reduzir o excesso de fluxo menstrual, hemorragia nasal e auxiliando até mesmo em sintomas de diarréia.

E por fim, o ômega 3, um ácido graxo que não é produzido pelo nosso organismo, mas que é essencial para seu bom funcionamento. Ele é responsável por diminuir a gordura no sangue e prevenir doenças cardiovasculares.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Indicações

A Emulsão Scott é indicado para qualquer tipo de pessoa. De acordo com a sua bula, o produto é facilmente assimilável, mesmo pelos organismos mais delicados. Portanto, qualquer pessoa que necessita repor as vitaminas presentes na emulsão, poderá utilizar-se do produto, em qualquer fase da vida, seja crianças, adultos ou idosos.

O óleo de bacalhau é excelente para crianças, pois em geral elas são resistentes às comidas mais saudáveis, o que gera um quadro de desnutrição e até mesmo de anemia. A única restrição é com relação ao sabor desagradável até mesmo para os adultos. Criar o hábito de ingerir a emulsão nem sempre é fácil, mas atualmente o laboratório já possui opções do medicamento com sabor de frutas, o que pode auxiliar neste desafio.

Contraindicações

Por ser um produto completamente natural, a Emulsão Scott não possui quaisquer contraindicações. A maioria das pessoas podem fazer o seu uso sem restrições, desde que utilize a dosagem recomendada.

As principais contraindicações ficam por conta de quem possuir problema nos rins, no coração, no fígado ou se já estiver usando suplementos de vitaminas A e D. Ao fazer uso da emulsão, avise seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja fazendo uso.

Problemas no coração emulsão scott
A emulsão scott não deve ser utilizada por pessoas com problemas cardíacos, pois pode piorar a saúde do coração

Apenas no caso de você possuir algum tipo de alergia a um dos componentes da fórmula é que você não deverá fazer uso do medicamento. Neste caso, verifique com seu médico as alternativas que você tem para fazer a reposição das vitaminas deficientes em seu organismo.

É importante salientar que, apenas na versão do produto no sabor laranja, existe a presença do corante amarelo de tartrazina, portanto, alérgicos a este composto também devem evitar o seu uso.

Atenção também para as pessoas com asma brônquica. O medicamento possui ácido acetil salicílico, que pode ser prejudicial para quem sofre de asma.

Precauções

A fim de se evitar os efeitos colaterais decorrentes do uso excessivo do produto, deve-se consumir apenas a dosagem recomendada na bula do fabricante, que é de uma colher de sopa para adultos e 1 colher de sobremesa para crianças.

Crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas ou amamentando devem evitar seu uso, devido a alta quantidade de vitamina A, o que poderia causar a chamado hipervitaminose A.

Como usar

O consumo do tônico é feito diretamente, sem a utilização de líquidos para dissolver o produto. As crianças podem tomar uma colher de sobremesa de 2 a 3 vezes por dia, sempre após as refeições. A dosagem para adultos é um pouco maior: utilize uma colher de sopa de 2 a 3 vezes ao dia, também após as refeições. Crianças menores de 2 anos só poderão fazer uso da emulsão caso haja prescrição médica.

Antes de fazer uso do medicamento é importante agitar bem. O produto precisa ser bem fechado para não perder suas propriedades e ser mantido em local fresco e seco.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um remédio natural é preciso ter atenção para a dosagem recomendada, visto que o uso excessivo do medicamento pode trazer alguns tipos de problemas, principalmente no que diz respeito ao excesso do retinol (Vitamina A).

O óleo de fígado de bacalhau possui uma grande quantidade de vitaminas A e D e também ômega 3, que está presente na maioria dos óleos de peixe. É importante estar ciente de que, se seu objetivo é apenas repôr ômega 3, avaliar outras alternativas.

Caso seu nível de vitamina, principalmente vitamina A, esteja satisfatório, não se recomenda o uso da Emulsão Scott para repôr o ômega 3. A Vitamina A em excesso pode se acumular no fígado, trazendo sintomas como náusea, dor de cabeça, tontura, palidez, vômitos e até mesmo problemas no fígado.

Muitas pessoas questionam se o produto em si engorda. A resposta é justamente o contrário. A falta de vitamina D no sangue pode elevar o peso, trazendo como consequência até mesmo a obesidade.

Preço

A Emulsão Scott é um produto muito popular e pode ser encontrado em praticamente qualquer farmácia. Entre as inúmeras vantagens do produto, já relatadas aqui neste artigo, está o seu preço.

Este medicamento possui duas versões de tamanho de embalagem e três tipos de sabores. O preço não varia de acordo com o sabor. A embalagem de 170 ml pode ser adquirida por um preço aproximado de 12 reais, enquanto que a versão de 390 ml custa em torno de 20 reais.

O produto é encontrado apenas na forma líquida, não existindo opções em cápsulas. Neste caso você deverá recorrer à forma pura do óleo de fígado de bacalhau.

 

Gostou deste artigo sobre emulsão Scott? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …