Home / Beleza / Esfoliante Corporal – Benefícios e tipos para cada tipo de pele.

Esfoliante Corporal – Benefícios e tipos para cada tipo de pele.

O esfoliante corporal é um meio de renovar a pele, devolvendo a beleza que é retirada devido a ações do tempo e condições do ambiente. Podendo ser encontrado de origem vegetal ou sintética, os benefícios são os mesmos. O ideal mesmo é entender o seu tipo de pele e quais as necessidades dela.

Há os esfoliantes corporais que são mais grossos e outros mais finos, cada um a fim de atender um tipo de pele, porém com o mesmo objetivo que é atuar com um certo atrito na pele.

Para que serve?

A esfoliação é uma técnica corporal que ajuda no processo de renovação celular da pele. Como ela é feita com movimentos suaves e contínuos, o esfoliante corporal elimina as células mortas do local em que é feita a esfoliação.

esfoliante corporal o que é
O esfoliante corporal pode servir tanto para hidratar a pele, como para deixa-la mais suave e remover quaisquer impurezas que estejam nela

Esse procedimento traz um resultado de maciez, brilho e uniformidade, deixando a pele com um aspecto renovado e hidratado.

Benefícios da esfoliação corporal

Ao esfoliar o corpo podem ser percebidos diversos benefícios para a pele. Desde a primeira esfoliação é necessário perceber uma maior suavidade na textura corporal.

No entanto, para que haja realmente benefícios é necessário esfoliar da maneira correta para evitar agressões e danificações ao tecido da pele. Veja a seguir os maiores benefícios promovidos pela esfoliação corporal.

– A esfoliação corporal promove a renovação da pele por meio da retirada de células mortas;

– Deixa a pele lisa, uniforme e hidratada;

– Ajuda a diminuir a celulite;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Melhora a estimulação da produção do colágeno;

– Por limpar de forma profunda, o esfoliante corporal desobstrui os poros, fazendo com que seja mais fácil a penetração de cosméticos e evite o nascimento de pelos encravados;

– Evita que a pele fique oleosa em excesso.

Esfoliante certo para cada tipo de pele

Além de saber esforliar da maneira correta é essencial que sejam utilizados os produtos corretos para cada tipo de pele. Assim como utilizamos produtos específicos para o tipo de cabelo, com a pele devemos agir da mesma forma para que realmente possamos ter resultados satisfatórios.

– Pele oleosa ou mista

Para uma pele oleosa o recomendado é a utilização de esfoliantes corporais em gel ou os derivados de bactérias. Eles agem de forma anti inflamatória e antibacteriana, o que ajuda a evitar acnes, já que peles oleosas possuem mais tendência ao aparecimento das mesmas.

– Pele seca

Se a sua pele é seca o ideal é dar preferência para os esfoliantes que sejam em loção ou creme, pois eles possuem um maior poder hidratante. Dê preferência aos que possuem granulados naturais, porque eles possuem substâncias indicadas para peles secas.

– Pele sensível

A pele sensível é a que mais sofre agressões do meio externo e por qualquer coisa ficam vermelhas e irritadas. Para o esfoliante corporal ideal para esse tipo de pele são os que possuem granulados finos e mais homogêneos, como os de quartzo, por exemplo.

– Pele normal

Na esfoliação de uma pele normal o esfoliante corporal a ser utilizado deve ser os de granulados naturais como sementes de damasco e arroz; já se preferir o sintético opte pelo quartzo, ácido salicílico ou retinóico.

Você também pode gostar destes conteúdos:

10 receitas de esfoliantes caseiros

Se você tem uma pele mais oleosa o ideal é não utilizar esfoliantes caseiros que possuam óleo em sua composição. O óleo é indicado para peles secas, pois são mais ressecadas e necessitam de mais hidratação.

Veja a seguir 10 receitas simples e baratas para que você possa fazer o seu esfoliante em casa e começar os cuidados com a pele.

  • Esfoliante corporal com açúcar

Para fazer a esfoliação corporal com o açúcar você pode utilizar um pouco do açúcar com óleo de coco extra virgem, mel ou até mesmo azeite de oliva. Ao realizar a mistura você obterá uma pasta que deve ser aplicada pelo corpo com movimentos suaves e circulares.

  • Esfoliante corporal com café

O café é ótimo para a pele e cabelo. Utilize um potinho de iogurte natural, mel ou azeite de oliva para misturar com o café e obter um bom esfoliante corporal.

  • Esfoliante para pele sensível

Se a sua pele possui sensibilidade a ações externas e se irrita com facilidade, existe um esfoliante caseiro que pode ser feito sem que cause danos à sua pele.

Misture aveia em flocos finos com mel e quando obter uma consistência pastosa o seu esfoliante estará pronto.

  • Esfoliante para qualque tipo de pele

Um esfoliante corporal caseiro e barato é com o mamão e açúcar. Misture meio mamão maduro com 1 colher de sopa de açúcar cristal. Você verá que formará uma pasta com granulados finos, aí é só começar a esfoliação.

  • Esfoliante de fubá

Junte 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de fubá e 1 colher de sopa de mel. Misture até obter uma mistura homogênea e depois é só aplicar na parte do corpo que deseja esfoliar.

  • Esfoliante de banana

Amasse 2 bananas e misture com meia xícara de açúcar mascavo. Esfolie com movimentos suaves e circulares, a banana ajuda muito no processo, pois ela escorrega.

  • Esfoliante de creme hidratante corporal

Indicado para peles ressecadas, é um esfoliante bastante econômico. Misture açúcar mascavo ou cristal com o seu creme hidratante e aplique no corpo.

  • Mel e açúcar para esfoliar

1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de açúcar, juntos se transformam em um ótimo removedor de células mortas da pele.

  • Esfoliante corporal potente

Em um recipiente misture meia xícara de açúcar, meia xícara de café e 1 xícara de óleo de coco extra virgem. Esse esfoliante ajuda a combater o envelhecimento da pele por possuir propriedades antioxidantes.

  • Esfoliante de limão

Esta receita é ideal para quem possui pele oleosa, pois o limão tem propriedades adstringentes. Junte duas colheres de sopa de açúcar com um limão.

esfoliante corporal de limão
Fazer um esfoliante caseiro com limão pode ser uma opção simples, mas que lhe trará muito resultado

Ao finalizar o processo de esfoliação não deixe nada do esfoliante na pele, pois o limão pode queimar. Evite se expor ao sol depois do procedimento.

 

Gostou deste artigo sobre esfoliante corporal? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …