Estética Corporal

Uma das áreas da saúde que está diretamente relacionada ao bem estar físico e mental é a estética corporal. Trata-se de um procedimento que reúne tratamentos responsáveis não apenas pelo embelezamento do corpo, mas também para o seu cuidado e hidratação, além da redução de medidas.

Buscamos reunir nesta página, um compilado com o máximo de informações relacionados à estética corporal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema.

O que é estética corporal?

Estética corporal é o nome dado a um conjunto de técnicas e procedimentos especializados, cuja finalidade é promover melhor definição aos contornos do corpo através de um combate à celulite, gordura localizada, flacidez e redução de líquidos.

Tratamentos deste tipo devem sempre ser conduzidos por um profissional qualificado, em clinicas especializadas e devidamente equipadas.

Vale lembrar que a estética corporal não é um substituto de atividades físicas ou dietas, mas um aliado no planejamento de uma vida mais saudável e de maiores cuidados com o corpo.

Quais os Benefícios?

De acordo com o tipo de procedimento estético, o benefícios da estética corporal podem variar entre:

  • perda de peso;
  • redução de medidas (na cintura, quadril, abdome, coxas, panturrilhas, braços, etc);
  • maior definição da silhueta e dos contornos do corpo;
  • tonificação e rejuvenescimento da pele;
  • fortalecimento da musculatura;
  • desintoxicação do organismo;
  • aceleração do metabolismo;
  • maior disposição e energia.

Como é Feita

A estética corporal é realizada em clínicas devidamente especializadas e equipadas, onde há o atendimento e acompanhamento de um profissional qualificado, denominado esteticista. Ele fará uma avaliação prévia das suas medidas e do que você espera obter com os tratamentos disponíveis. Assim, ele irá sugerir os melhores métodos, de acordo com o que você deseja.

Os procedimentos de estética corporal são indolores e não invasivos, em sua maioria. São feitos com uso de máquinas, cremes especiais e produtos diversos e diferenciados. Cada tipo de tratamento estético faz uso de materiais específicos.

Quem deve fazer?

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos tratamentos de estética corporal. No entanto, a demanda costuma ser daqueles que desejam perder peso ou medidas, modelar a silhueta ou desintoxicar o organismo.

Menores de idade, no entanto, devem ter autorização e acompanhamento dos pais. Gestantes devem consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de procedimento estético e pessoas com determinadas limitações de saúde, como diabetes, trombose, problemas nos vasos linfáticos ou hipertensão também devem antes consultar um médico.

Os melhores tratamentos de estética corporal

Drenagem Linfática

Drenagem-linfática-um-procedimento-de-estética-corporal

A drenagem linfática é um tipo especifico de massagem cuja finalidade é drenar e limpar resíduos celulares. O esteticista realiza com as mãos movimentos circulares pelo corpo, de forma precisa, mas com leveza, por sobre a trajetória dos vasos linfáticos.

O procedimento estimula o trabalho do sistema linfático (responsável pelas defesas do organismo), acelerando a eliminação de líquidos e toxinas retidos no organismo. Também atua na regeneração dos tecidos, reduz celulite e gordura localizada e tem efeito relaxante.

Outros benefícios da drenagem linfática incluem o aumento da ação anti-inflamatória do organismo, da vascularização e circulação sanguínea, do metabolismo e, em consequência, da disposição para as atividades do dia-a-dia.

Qualquer pessoa pode se beneficiar da drenagem linfática; ela só não é recomendada a quem tem problemas de insuficiência renal, hipertireoidismo, trombose e a quem tem tumores no sistema linfático.

Esfoliação corporal

É um tipo de massagem corporal, feita com um creme que contém uma substancia granular que, em contato com a pele, remove as células mortas, faz uma limpeza mais profunda, deixando toda a pele mais macia e o corpo mais delineado. Não há restrições quanto ao tipo de pele para fazer esfoliação corporal. Existe, no entanto, recomendações diferentes, de acordo com o tipo de pele.

Para pessoas com pele oleosa, a indicação é fazer um intervalo de 7 a 10 dias entre uma esfoliação e outra. Já no caso da pele seca, o melhor é fazer o procedimento a cada 15 dias. Se a pele for mais sensível ou bem ressecada, ela requer um tipo de esfoliante de textura mais uniforme, com grânulos menores.

A esfoliação corporal proporciona uma limpeza profunda da pele, uniformiza a tonalidade, melhora a circulação sanguínea e previne aparecimento de acnes. Ela também traz efeitos relaxantes e revigorantes.

Endermologia

É uma técnica que, por meio de um aparelho denominado Criofrequencia, elimina celulite, flacidez e outros tipos de toxinas do corpo através de massagem com sucção, diretamente na área onde se deseja “atacar”.

A endermologia atua nos vasos linfáticos e costuma ser indicada para combater celulite, gordura localizada e retenção de líquidos.

Consiste em ‘sugar’ a pele, descolando-a da gordura subjacente. É considerada uma técnica bastante segura, com resultados visíveis a partir da décima sessão. O recomendado geralmente são duas sessões por semana, de 30 minutos cada, por dois meses.

A endermologia é contraindicada quando há casos de trombose, infecções ou inflamações, problemas respiratórios, doenças renais, problemas no fígado, diabetes ou problemas de circulação. Mulheres grávidas também não devem recorrer a esse tratamento.

Vinhoterapia

A vinhoterapia constitui-se em tratamento estético corporal e facial. Combate a flacidez e age como antioxidante. Também age na queima de gorduras e redução de medidas. É feito com líquidos, cremes ou géis que tem como base substancias da uva e vinho, conhecidas como polifenóis.

Para redução de medidas, a vinhoterapia é realizada, além dos banhos de imersão, com aplicação de bandagens de vinho quente combinado com outros ativos, viabilizando queima de gordura. Áreas com feridas ou lesões devem ser evitadas.

Vale lembrar de buscar saber se há alergias ou hipersensibilidade a algum componente dos produtos que são usados nos procedimentos. Este tipo de tratamento estético corporal não é indicado a pessoas hipertensas ou que no momento estejam febris.

Corrente russa


Esse tratamento estético age no tecido muscular, através de um aparelho de eletroterapia, que produz estimulações isométricas e isotônicas, revigorando a mobilidade, a vasodilatação e o desempenho geral do funcionamento do corpo.

É utilizada para combater flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos e também ajuda a melhorar o tônus muscular.

A corrente russa faz uma série de contrações na musculatura com uso de placas de silicone e aplicação de um gel redutor em contato com a pele e os eletrodos acoplados em cintas de elásticos, que são posicionadas no local do corpo a ser estimulado.

Esta técnica utiliza geralmente uma frequência média alternada de 2.500 Hz. A recomendação é de  sessões de 5 a 20 minutos. Não há riscos de choque elétrico.

Com o uso da corrente russa é possível obter os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento do abdômen, pernas e glúteos;
  • Modelação do corpo;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Maior  definição dos músculos;
  • Redução de medidas;
  • Relaxamento da musculatura;
  • Redução da flacidez;
  • Reparação do tônus muscular em casos de lipoaspiração, pós-parto e pós-emagrecimento.

Criolipólise

Desenvolvida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise combate gorduras localizadas com um aparelho que submete a superfície da pele a baixas temperaturas (entre -5º C e -10º C). As células de gorduras são congeladas e destruídas. Pele e músculos são preservados no processo. Não é invasivo, não necessita fazer cortes na pele, nem uso de agulhas ou de aplicação de anestesia.

Como os adipócitos (células de gordura) se rompem completamente em baixas temperaturas, o organismo entende que elas não são mais parte do corpo e trata de expeli-las, naturalmente. Este tratamento está obtendo excelentes resultados e vem sendo conhecido como “a nova lipoaspiração”, com o beneficio de que não se trata de um procedimento cirúrgico.

Termoterapia

A termoterapia é um tipo de tratamento estético corporal que usa o calor (hipertermoterapia) e o frio  (crioterapia) para reduzir gordura localizada, celulite e flacidez.

Na hipertermoterapia podem ser utilizadas como fontes de calor por contato compressas, bandagens, bolsas de água e pedras. Pode ser feita também com radiação eletromagnética, como o caso de aparelhos de ultrassom. Há ainda os vapores quentes, presentes nas saunas, que são ótima opção para desintoxicar o organismo.

Já a crioterapia utiliza argilas e géis específicos que resfriam a pele, restaurando a elasticidade, aumentando a rigidez muscular e promovendo uma aparência mais jovem à pele do corpo.

Plataforma Vibratória


Trata-se de um equipamento de tecnologia russa cuja finalidade primordial foi de auxiliar astronautas a realizar exercícios no espaço.

A plataforma vibratória consegue otimizar resultados os dos exercícios físicos, acelera o metabolismo e a circulação sanguínea, de modo que o organismo queima mais calorias em menos tempo.

As contrações musculares geradas pelas virações da plataforma quando realizado um exercício físico sobre ela (como abdominais ou flexões) se tornam mais eficientes.

Qualquer pessoa pode se beneficiar com o uso da plataforma vibratória, desde atletas a sedentários. O recomendado são sessões de 15 a 20 minutos, até três vezes por semana.

lipocavitação

A lipocavitação é um tratamento estético que busca eliminar gordura localizada em diversas partes do corpo: barriga, coxas, quadril, etc., através de um aparelho de ultrassom.

É um procedimento indolor e não invasivo. Melhora a aparência da pele, modela o corpo e reduz o volume de celulite.

Depois de cada sessão é indicada uma sessão de drenagem linfática e exercícios físicos aeróbicos para potencializar a eliminação da gordura.

As desvantagens da lipocavitação são: riscos de queimaduras na pele e aumento do colesterol ruim. Mas esse problemas podem ser prevenidos com a escolha de um profissional qualificado para realizar o procedimento.