Estética Facial

O que é estética facial?

Estética facial diz respeito a uma série de tratamentos que procuram combater os efeitos do envelhecimento no rosto, como o surgimento de manchas, rugas flacidez e os popularmente conhecidos “pés de galinha”.

Esses tratamentos são muito procurados, principalmente por mulheres. O rosto tem a pele muito sensível, ao mesmo tempo que é muito exposta ao sol, ao vento e ao frio. Por isso é preciso ter maiores cuidados.

Principais artigos sobre estética facial:

Como fazer limpeza de pele caseira?

estetica-facial-2

A limpeza caseira é um tratamento de estética facial dos mais importantes porque limpa os poros, eliminando pele morta e impurezas, além de evitar maior incidência de manchas e rugas.

É possível fazer em casa uma limpeza de pele que inclui esfoliação, limpeza e tonificação. O primeiro passo é a esfoliação, que deve ser feita com um sabonete esfoliante suave. Depois a limpeza, com aplicação de um gel ou tônico de sua preferência. E para manter a hidratação da pele, passe um creme hidratante próprio para o rosto.

Este procedimento simples pode ser feito uma vez por semana. Mas você também pode fazer limpeza de pele mais profunda em casa, com alguns produtos naturais. A seguir, algumas sugestões e pequenas receitas para uma limpeza de pele caseira.

Curcuma

Também conhecida como açafrão, é uma planta medicinal que tem propriedades antissépticas. Para uma limpeza de pele, basta fazer uma pasta com uma colher de sopa de cúrcuma em pó com um pouco de sumo de abacaxi. Deixe a pasta agir no rosto até secar totalmente, depois lave bem, com água fria. Esse procedimento pode ser feito até três vezes por semana.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio limpa a pele mais profundamente, clareia, combate infecções e equilibra o PH da pele. Para uma limpeza de pele, você pode misturar algumas gotas de água em uma colher de sopa de bicarbonato de sódio até fazer uma pasta.

Aplique a pasta no rosto, massageando bem, com movimentos circulares. Depois lave com sabonete neutro e água morna. Esse procedimento pode ser realizado até três vezes por semana.

Mel

O mel não é apenas um alimento in natura extremamente saudável e medicinal, mas também hidrata e nutre a pele, além de prevenir infecções.

É fácil e prático usar o mel na limpeza de pele: basta passar na pele e deixar secar. Depois lave com água fria. Você pode fazer isso todo dia, uma vez por dia.

Limão

Esta fruta cítrica é muito poderosa para clarear a pele e sua riqueza em vitamina C revigora a pele e a mantém saudável. Na limpeza de pele você pode tirar o sumo do limão e aplicar diretamente no rosto e pescoço.

Aguarde 10 minutos e a seguir lave bem, com um sabonete neutro. Para melhores resultados, recomenda-se fazer esse procedimento duas vezes por semana. É mais indicado fazer durante a noite, antes de dormir porque não se deve expor-se ao sol logo após a aplicação.

Açúcar

Ele é considerado o pior vilão de uma dieta, mas é um excelente esfoliante. Você pode usar o açúcar demerara, que é moído em casa, no liquidificador mesmo. Com azeite de oliva e mel você terá uma mistura potente que vai limpar, tonificar e hidratar a pele do seu rosto.

Separe 100 gramas de açúcar demerara moído e misture com uma colher de chá de azeite de oliva e uma colher de chá de mel.

Aplique a mistura no rosto, massageando gentilmente, com movimentos circulares. Deixe agir por no mínimo 20 minutos e lave bem, com água morna e um sabonete neutro. Esta prática pode ser feita diariamente.

Quais os tipos de peeling na estética facial?


O peeling é um tipo de tratamento de estética facial bastante procurado em clinicas especializadas. Trata-se de um procedimento que remove a camada mais externa da pele, retirando, assim, todas as manchas, marcas e pele morta pela ação de ácidos e cristais.

Existem peelings de ação mais superficial, que removem rugas e manchas não muito profundas; e peelings mais agressivos, como os elaborados com fenol, que destroem a pele e a epiderme, estimulando uma completa regeneração.

Peeling de krulig

Este peeling contém substancias que estimulam a produção natural de colágeno na pele, além de ter efeito antioxidante. É aplicado na pele do rosto, massageando por bastante tempo e o efeito começa a surgir de imediato.

O peeling de Kruling combate os radicais livre e limpa a pele profundamente. Elimina manchas e deixa a superfície do rosto lisa e suave. Também reduz os poros e hidrata a pele. Efeitos significativos podem ser obtidos com quatro sessões em intervalos de 30 dias cada.

É muito importante tomar precauções com a exposição ao sol durante o tratamento com esse peeling, usando sempre protetor solar, para evitar surgimento de machas.

Peeling vulcânico

O peeling vulcânico é um tipo de estética facial que usa um creme a base de ácidos extraídos de lavas de vulcões, que apresentam ação despigmentante. É um composto rico em vitamina E, ácido retinóico e retinol. Também contém cobalto, que remove pele morta e tem ação regeneradora.

Esse tratamento fecha os poros da pele, suaviza linhas de expressão, renova as células da pele e promove maior firmeza. É mais indicado para clareamento de manchas no rosto, chegando a atenuar até 80% de escurecimento.

O peeling vulcânico é biologicamente ativo, isso quer dizer que a pele absorve facilmente essa substancia. Os componentes ativos vão para camadas mais profundas da derme e garantem a ela nutrientes fundamentais à sua saúde.

O procedimento também rejuvenesce a pele, hidrata e equilibra a produção de sebo no caso de pele oleosa.

É indicado não se expor em demasia ao sol após o tratamento e utilizar sempre o protetor solar.

O que é revitacell?

Revitacell é um tratamento estético facial de ponta, que utiliza células tronco produzidas a partir de gordura da própria paciente, em laboratório especializado. Depois é elaborada a substancia que será injetada no rosto.

É um procedimento indolor, realizado com anestesia tópica. É muito indicado para suavizar rugas, combater flacidez e remover cicatrizes fundas. Pode também ser aplicado em várias partes: maçãs do rosto, mãos, pescoço e queixo. Os resultados são progressivos e definitivos.

O número indicado de sessões são três, no máximo, com intervalos de 90 dias para cada uma. Após cada sessão é recomendado o uso de um creme à base de vitamina C, mas as atividades de rotina podem ser assumidas sem maiores restrições.

O que é lifting?

O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia plástica utilizada no combate à flacidez, podendo também trabalhar com enxertos de gordura na face

O procedimento é realizado com um corte que vai do cabelo suíça, circunda a orelha e contorna o cabelo. Depois é feito um descolamento que restitui tecidos ao lugar de origem e retira excesso de pele.

Como se trata de uma cirurgia, ainda que de anestesia local e sedação, o pós-operatório demanda repouso absoluto por pelo menos duas semanas, drenagens linfáticas todos os dias atenção especial com o processo de cicatrização dos pontos.

A drenagem linfática é necessária no pós operatório porque o paciente sofre muito inchaço no rosto e retenção de líquidos. Após as duas semanas de repouso total os resultados começam a se manifestar.

A recuperação total de um procedimento de lifting facial pode durar dois meses e durante esse período a exposição ao sol deve ser completamente evitada, bem como outros tipos de luzes intensas. O protetor solar deve ser usado o tempo todo.

O lifting facial não é indicado a pacientes jovens, nem a pessoas que tenham problemas de cicatrização.

Como fazer lifting caseiro?

Existem algumas receitas caseiras que podem revigorar tanto a pele da face que são conhecidas como lifting caseiro. São simples, baratas e práticas. Seguem algumas sugestões:

Camomila e ovo

É uma combinação que elimina as células mortas, renova a pele e proporciona uma aparência mais jovem ao rosto. Pode ser aplicada uma vez por semana.

Primeiro você deve lavar bem o rosto com um sabonete neutro e depois secar. Embeba uma gaze no chá de camomila gelado e aplique a gaze em todo o rosto. Mantenha a gaze repousando por cinco minutos e depois retire.

Pegue uma clara de ovo batida e passe no rosto, fazendo uma máscara. Deixe agindo por 15 minutos e retire com água gelada.

Sucos cítricos

Você pode fazer esse lifting caseiro de duas a três vezes por semana e vai precisar de itens bem simples e baratos de encontrar:

  • Suco de meia cenoura;
  • Suco de um limão;
  • Suco de uma laranja;
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva;
  • Meia colher (sopa) de iogurte.

Lave bem o rosto com sabonete neutro e seque bem. Misture todos os ingredientes e aplique no rosto, deixando agir por 15 minutos. Lave novamente com sabonete neutro. O indicado é fazer esse procedimento à noite e no dia seguinte evitar exposição ao sol.

Clara de ovo e MAISENA

Você vai precisar somente disso: clara de um ovo batida neve e uma colher de maisena. Depois de lavar bem o rosto com água morna e sabonete de glicerina e secar completamente, misture a clara em neve com a maisena até formar uma pasta homogênea. Se preferir use uma batedeira ou batedor de ovos.

Aplique a mistura no rosto e mantenha por cerca de cinco a dez minutos, de preferência na posição deitada, e então enxague com água fria. Você pode fazer essa receita de lifting caseiro uma vez por semana e na primeira aplicação já é possível observar resultados.

Rejuvenescimento do rosto

Também conhecido por rejuvenescimento facial, é todo procedimento estético voltado para prevenção e tratamento da degeneração facial, caracterizada pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura, podendo causar flacidez, linhas de expressão e rugas.

A luz pulsada é um tipo de tratamento estético para rejuvenescimento do rosto. Ela emite energia em pontos específicos. Não há dor ou qualquer incomodo ao paciente durante o procedimento.

Já o CO2 Fracionado é outro tipo de prática de rejuvenescimento do rosto. Utiliza ondas de laser de CO2 que alcançam camadas mais profundas da pele, estimulando uma maior produção de colágeno e recuperando a aparência jovem e saudável da pele.

Preenchimento facial

Este é um recurso voltado para o aumento do volume dos lábios e suavização de rugas. Os resultados são semelhantes ao de um lifting, mas com menos custos. No entanto, os efeitos não são permanentes

Existem diferentes substancias que podem ser usadas no preenchimento facial, de acordo com os principais objetivos do tratamento.

Gordura humana ou gordura autóloga

Nesse caso é aproveitada a gordura do próprio paciente como matéria para a realização do preenchimento. Geralmente esta opção acaba se tornando mais complexa, porque costuma envolver um procedimento anterior de lipoaspiração em alguma parte do corpo do paciente.

Por outro lado, os riscos de reações alérgicas ou rejeição são quase nulos, tendo em vista que o paciente irá receber uma parte dele mesmo.

Colágeno

A vantagem é que o risco de reação alérgica ou rejeição do próprio corpo são totalmente descartados. Após a extração da gordura por meio da lipoaspiração, faz uma aplicação na região a ser tratada para o rejuvenescimento facial.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural do organismo. Estão localizadas no tecido conjuntivo mole e no fluido que circula os olhos, cartilagens e fluidos das articulações, e também no tecido da pele.

Hidroxiapatita de cálcio

Esta substancia também pode ser encontrada no organismo, mais precisamente na estrutura óssea e costuma ser indicada para os preenchimentos faciais mais densos. É um composto mineral capaz de preencher vincos mais profundos e linhas de expressão. Também é utilizado nas bochechas e nos contornos faciais.

Ácido polilático

O ácido polilático é um composto sintético que estimula a produção de colágeno. Suavizam linhas de expressão na parte inferior do rosto, causadas pelo riso e fazem os lábios aumentarem de tamanho.

Os resultados demoram mais para se tornarem visíveis (alguns meses), em relação a outras substâncias. Isso acontece porque é preciso uma estimulação previa de colágeno.

O que é botox: toxina botulínica?

Botox, abreviação de toxina botulínica é uma substância utilizada para paralisar determinada parte do corpo. Possui muitas aplicações no campo da saúde, como participação no tratamento de microcefalia, espasmos musculares, enxaquecas, paraplegia, etc.

No caso da estética facial, o botox trabalha atenuando rugas profundas e também reduz a aparição na gengiva, contribuindo para um sorriso mais harmonioso e bonito.

Só quem pode determinar se alguém precisa de botox e a quantidade de injeções é um médico. A região trabalhada fica paralisada por cerca de seis meses. Após esse período é preciso fazer novas aplicações, de manutenção.

Caso injetado indevidamente, o botox apresenta alguns riscos. Se ingerido, pode causar falha na respiração, que pode levar a asfixia e morte. No entanto, se devidamente administrado, não apresenta reações adversas.

Não é recomendado utilizar essa substancia em casos de alergia à toxina botulínica, gravidez ou infecção no local que se pretende fazer a aplicação.