extrato de propolis

Extrato de própolis: benefícios, contraindicações e muito mais

O extrato de própolis tem diversas aplicações e pode ser usado para acelerar a regeneração dos tecidos, ajudando na cicatrização e desinfecção de feridas ou queimaduras, secar espinhas, tratar a dor de garganta, gripe, sinusite e amigdalite e ajudar a tratar problemas respiratórios, incluindo a tosse irritativa ou com catarro.

O extrato de própolis pode ser encontrado na forma de creme, loção, tônico, shampoo, gel, solução ou cápsulas,tem uma ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, o que protege, regenera e acalma a pele.

extrato de propolis

A fórmula do extrato de própolis é rica em flavonoides, polifenois e óleos essenciais, que são antioxidantes naturais. A própolis tem 500 vezes mais bioflavonoides que a laranja, o que aumenta a força do sistema imunológico contra infecções.

O própolis, por sua vez, tem ainda função nutritiva e antiflamatória. Possui grande concentração de minerais como ferro, zinco, bromo, magnésio, silício e cálcio, que respondem pela ação antibiótica do extrato de própolis.

Se já não bastasse, ajuda no tratamento e alivio de gripes, dores de garganta, queimaduras e acne, por ter efeito cicatrizante. Para todos os problemas, os benefícios são sentidos pelo uso contínuo e não pelo excesso na dosagem, então utilize com moderação.

Para que serve o extrato de própolis

Veja os benefícios do extrato de própolis e por que você deve utilizar:

Combate amidalites

Infecções nas vias aéreas superiores, casos de amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas.

Protege os dentes

A saúde bucal é beneficiada com a própolis, já que elimina as bactérias. Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos encontrados no extrato.

Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal. Parte das receitas de cremes dentais já utilizam a substancia encontrada na própolis em razão desses benefícios.

Fortalece a imunidade

Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios.

Elimina a acne

Além do aroma agradável, a própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana, a qual auxilia no combate a acne.

É comum especialistas recomendarem sabonetes com extrato de própolis para pessoas que sofrem com a acne.

Como usar o extrato de própolis

O Extrato de Própolis deve ser usado de acordo com a necessidade, bem como em análise do problema a tratar:

  • Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: aplicar 1 ou 2 gotas sobre a ferida sempre que trocar o curativo e aplicar sobre a espinha 4 a 5 vezes por dia.
  • Problemas respiratórios: colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor de água.
  • Dor de garganta: Numa xícara de água, adicionar 4 a 5 gotas de extrato de própolis e usar para gargarejar a garganta. Esta solução pode ser usada várias vezes por dia, consoante a necessidade.
  • Tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite, amigdalite: colocar 3 a 4 gotas de extrato ao chá ou adicionar 1 ou 2 gotas a 1 colher de mel. Tomar várias vezes por dia, sempre que necessário.

O Extrato de Própolis pode ser usado em crianças sob a indicação do médico pediatra, porém, nestes casos é apenas indicado usar extratos sem álcool.

Contraindicações do extrato de própolis

O Extrato de Própolis é contraindicado para pacientes com alergia à própolis ou a algum dos componentes da fórmula do remédio, tome esse cuidado!

Além disso, as versões do extrato com álcool são contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.

Dicas e cuidados ao utilizar extrato de própolis

1. Exagero de dosagem:

O mais importante na hora de ingerir própolis é prestar sempre atenção para não superar as doses máximas de consumo recomendadas.

Para os adultos, existe uma escala que pode ajudar você se for ingerir este complexo vitamínico por via oral, que é a seguinte: 5 mg para cada kg de peso por dia.

Ou seja, se você multiplicar o seu peso por 5 é a quantidade, em miligramas, que pode ingerir por dia de própolis. Por exemplo, se você pesa 75 kg, pode consumir 375 mg deste antibiótico natural por dia.

2. Siga Instruções de Consumo

s instruções de consumo que encontrará nos preparados de própolis para que o seu corpo tolere perfeitamente e possa aproveitar os seus efeitos benéficos.

O importante se você consome própolis é que jamais o tome de forma continuada, pois deve ser consumido durante um período de tempo concreto.

Exceder-se em quantidade e em tempo pode provocar problemas digestivos e transtornos gastrointestinais.

3. Ser alérgico

Existe a possibilidade de você ser alérgico à própolis, bem como a outros produtos procedentes da apicultura ou das abelhas.

Se você já é alérgico ao mel ou à geleia real, não é conveniente tomar própolis. Para descobrir, é possível tomar umas gotas de teste ou utilizar sobre a sua pele para observar se produzem alguma reação alérgica.

4. Período gestacional – Gravidez

Se está grávida ou em período de amamentação utilize própolis apenas sob prescrição e supervisão médica.

Ainda que estudos científicos não constatem efeitos negativos nesses casos, o mais adequado é consultar sempre um profissional.

5. Problemas respiratórios

Não utilize o extrato de própolis ao possuir asma ou outros problemas respiratórios, mais ainda se provocado por reação alérgica, já que com o consumo desta substância poderia aumentar e piorar os sintomas alérgicos naturais.

Efeitos colaterais do extrato de própolis

Alguns dos efeitos colaterais do Extrato de Própolis são:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Urticária na pele;
  • Entre outros associados a alergias.

Por isso, para evitar reações graves de alergia é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar o própolis.

Para isso, basta pingar 2 gotas do extrato no antebraço e aguardar entre 20 a 30 minutos, verificar o surgimento de coceira ou vermelhidão na pele.

Preços do extrato de própolis

O preço do extrato de Própolis varia entre R$ 8 e R$ 20, caso for em formas de shampoo, loções, pode ser um pouco mais caro.

Pronto para aproveitar os benefícios do Extrato de Própolis? Comente e curta nossa página do Facebook!