Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Farinha de berinjela – Auxilia no emagrecimento e diminui os níveis de colesterol

Farinha de berinjela – Auxilia no emagrecimento e diminui os níveis de colesterol

A farinha de berinjela é uma grande aliada de quem busca ter uma saúde de qualidade e ainda eliminar alguns quilos. Apesar de atualmente esse alimento estar caindo cada vez mais no gosto da população, nem sempre esse legume foi tido como um aliado e sim como um vilão, pois se acreditava que ele provocava epilepsia e demência.

Mas conforme o tempo foi passando esse mito foi sendo desmentido graças às pesquisas que foram realizadas. Através delas ficou comprovado que ao invés de causar esses problemas a farinha de berinjela ajuda no processo de emagrecimento, redução do colesterol, melhora do trânsito intestinal entre outros benefícios.

É por esse motivo que essa farinha se mostra cada vez mais uma alternativa saudável para quem deseja ter uma alimentação enriquecida. Afinal, ela possui um valor nutricional muito alto e ainda é capaz de ajudar a queimar a gordura, diminuir o apetite e até reduzi a quantidade de colesterol no organismo.

Quer saber um pouco mais sobre esse importante alimento? Então confira o que separamos especialmente para você a seguir:

O que é farinha de berinjela

A farinha de berinjela é um alimento feito a partir da casca desse legume. Apesar de a berinjela poder ser consumida de diversas formas, não é em todas as alternativas que seus nutrientes podem ser observados.

farinha de berinjela o que é
A farinha de berinjela pode ser adicionada as nossas refeições para ingerirmos mais nutrientes

Entretanto, acredita-se que a sua farinha consegue manter todas as propriedades originais que esse legume apresenta quando in natura. Além do mais, ela pode ser utilizada de diferentes formas. Pela junção desses motivos esse alimento tem se tornado uma ótima alternativa para quem deseja usufruir de mais qualidade de vida e saúde.

Existem alguns estudos que indicam que quando essa farinha é ingerida regularmente o emagrecimento se torna mais eficaz e ocorre uma redução nos níveis das gorduras sanguíneas.

Para que serve a farinha de berinjela

Como essa farinha é feita a partir de um legume rico em vitamina B3, vitamina C e fibras acredita-se que ela também apresenta esses mesmos nutrientes. A principal e maior vantagem de todas é justamente a alta composição de fibras que essa farinha possui.

Em sua composição também há gordura, mas numa quantidade muito reduzida que chega a 0,3 gramas em cada 15 gramas desse legume. Entretanto, o que nosso organismo necessita é de apenas 55 gramas diárias. Por possuir essas características esse produto derivado da berinjela se mostra um ótimo aliado para quem deseja perder peso e até reduzir os níveis de colesterol e combater o câncer.

Ajuda a emagrecer?

A farinha feita a partir da berinjela possui uma alta quantidade de fibras que ao chegar no estômago se expandem. Por causa disso a pessoa se sente mais saciada mesmo que tenha ingerido uma quantidade menor de alimentos.

Mas não é apenas isso que faz com que esse produto ajude no processo de emagrecimento. Afinal, é preciso que haja uma combinação de fatores para que realmente seja eficaz. Assim pode-se citar que a quantidade de gordura contida na região abdominal sofre uma redução ao consumir diariamente essa farinha.

Qualquer alimento que é ingerido possui glicose. Durante a digestão os alimentos passam pelo processo de digestão para que seus nutrientes sejam retirados e o organismo possa usufruir de suas qualidades. Por a farinha de berinjela ser rica em fibra esse processo é retardado.

Além disso, os picos de glicose não ocorrerão mais o que impede do cérebro interpretar isso erroneamente como um alerta de fome. Algo que é muito comum dos alimentos que ajudam a perder peso é roubar as energias do organismo e a pessoa se sente fraca, sem disposição.

Entretanto, essa farinha não promove isso. Muito pelo contrário, pois como em sua composição há a vitamina B, esse legume consegue produzir energia em ótima quantidade para o corpo. Por causa disso, as necessidades energéticas são totalmente supridas com sua ingestão diária.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Outros benefícios

Uma das principais razões que tem feito com que a procura por esse alimento tenha aumentado é ele ser ótimo para ajudar a perder peso. Entretanto, esse não é o único benefício que pode ser observado em quem ingere regularmente essa farinha.

Afinal, com tantas propriedades boas que ela possui é natural que outras vantagens e benefícios sejam observados. Um ótimo exemplo é sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol e até ser capaz de combater o câncer.

Diminui o colesterol?

Encontrar um alimento que seja capaz de reduzir os níveis de colesterol ao invés de aumenta-lo não é uma tarefa tão simples. Entretanto, a farinha de berinjela se mostra uma ótima aliada para quem deseja alcançar esse objetivo.

Isso se deve ao fato desse legume ser rico em fibras. São elas que fazem com que os alimentos fiquem mais molhados quando no bolo alimentar o que é ótimo para o intestino funcionar melhor. Por causa disso, o colesterol que se encontra em excesso é eliminado pelas fezes no lugar de ficar no intestino até que seja absorvido.

Mas isso não é tudo, pois a berinjela além de eliminar o colesterol em excesso no intestino é rica em HDL que é o colesterol bom. Isso é ótimo, pois ele consegue retirar o colesterol LDL que é considerado ruim. Este último quando se encontra em excesso no organismo se acumula nas veias e pode fazer com que os vasos sanguíneos fiquem entupidos.

Combate o câncer?

A razão para que a casca da berinjela seja roxa é que ela é rica em antioxidantes. São essas substâncias que fazem o combate da oxidação em excesso das células. Esse processo faz com que, com o passar do tempo, os corpúsculos funcionem mal e é justamente essa situação que abre as portas para o surgimento dos cânceres.

Os antioxidantes realizam o combate dos radicais livres que fazem com que as células envelheçam mais rapidamente o que pode desencadear no aparecimento dos quadros cancerígenos já que suas partículas são danificadas.

Como a casca da berinjela é utilizada para fazer essa farinha os antioxidantes não são desperdiçados como acontece em algumas receitas feitas com esse legume. Por tudo isso é que se acredita que ela tem a capacidade de combater o câncer.

Como usar

A farinha feita a partir da casca da berinjela possui inúmeros nutrientes que promovem uma serie de benefícios ao organismo. Entretanto, é preciso saber utiliza-la corretamente para poder usufruir de todos eles.

farinha de berinjela como usar
A dose por refeição de farinha de berinjela não deve ser ultrapassada, pois não terá aproveitamento em seu efeito em razão da superdosagem

O que os nutricionistas recomendam é que essa farinha seja consumida entre uma e quatro colheres das de sopa em cada refeição. Se o consumo for em capsulas é preferível que elas sejam ingeridas antes das refeições, pois somente assim o apetite será reduzido. Assim a perda de peso se dá de forma potencializada.

Caso queira pode optar por acrescenta-la no momento que estiver confeccionando uma receita de bolos, torta, massa ou até suco, pois ela não altera o sabor original dos alimentos. Afinal, quando ela passa pelo processo de desidratação a farinha não apresenta o amargor natural que a berinjela possui.

Riscos de alto consumo

É fundamental que a farinha de berinjela seja consumida associada a uma boa ingestão de água. Entre 1,5 e 2 litros de água devem ser ingeridos diariamente. Isso é necessário, pois se esse alimento for ingerido em grandes quantidades, a quantidade de fibra que ele possui pode fazer com que a pessoa tenha constipação intestinal.

 

Gostou deste artigo sobre farinha de berinjela? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …