Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Farinha de linhaça – Saiba os 6 principais benefícios

Farinha de linhaça – Saiba os 6 principais benefícios

A farinha de linhaça é um alimento que tem ganhado cada vez mais destaque na alimentação do brasileiro. Afinal, já faz algum tempo que a questão da saúde tem chamado a atenção de muita gente e com isso novas opções de alimentos benéficos ao organismo são introduzidas na alimentação.

Essa farinha é feita a partir das sementes da linhaça, mas é essencial que elas sejam colocadas num recipiente opaco. Isso evita que a luz oxide os ácidos graxos e faça com que seus benefícios diminuam.

Assim como as sementes, a farinha de linhaça é muito benéfica ao organismo que se trata de uma ótima fonte tanto de ômega 3 quanto 6. Também é muito rica em gorduras boas e fibras. Ao consumi-la regularmente a alimentação se torna melhor. Vamos conhecer alguns dos seus benefícios no organismo?

Propriedades da farinha de linhaça

A linhaça trata-se de uma semente obtida do linho que é uma planta cujas fibras são utilizadas para fazer tecidos. De sua semente é possível extrair tanto o óleo quanto a farinha e ambos são muito utilizados na culinária assim como a própria semente.

Para obter a farinha é preciso triturar a semente. Ela é muito rica em ômega 3 e 6 que são muito benéficos ao organismo já que ajudam a combater e reduzir diversas condições como colesterol elevado e inflamações cardíacas, por exemplo.

Em apenas 14 gramas dessa farinha são fornecidos em torno de 133% da quantidade ômega 3 que é necessário consumir todos os dias. Sem falar que ao ingerir esse alimento diariamente são fornecidos 15% das fibras que o organismo necessita. Além do mais, ela ainda é rica tanto em vitaminas quanto em minerais.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Ajuda no emagrecimento

A farinha de linhaça é uma grande aliada de quem deseja perder alguns quilinhos. Segundo pesquisas realizadas pela Unicamp, os ácidos graxos insaturados que são os ômegas, 3, 6 e 9 possuem a capacidade de interromper ou reverter um processo de inflamação do hipotálamo que é causada pelo consumo de gordura saturada.

farinha de linhaça emagrecimento
Aliar a farinha de linhaça a sua dieta pode ser a melhor opção para ajudar no emagrecimento saudável

Esse tipo de gordura é comumente consumida junto com aquele delicioso fast food, derivados do leite e carnes vermelhas. Como uma das funções do hipotálamo é controlar o apetite, se essa região estiver inflamada uma parte dos neurônios acaba morrendo. Isso vai facilitar o consumo em excesso dos alimentos.

Mas, além disso, a grande quantidade de fibras que ela possui faz com que a digestão seja retardada e ainda promove mais rapidamente a sensação de saciedade. Se essa farinha for consumida na água antes de fazer as refeições ela ainda vai ajudar na regulação dos níveis de glicemia.

Isso vai impedir que o apetite sofra variações bruscas que são tão comuns após os carboidratos de rápida absorção terem sido consumidos. Também há indícios que os ácidos graxos atuam sobre o metabolismo fazendo com que a queima de gordura aumente e facilite a perda dos quilinhos extras.

Ajuda na prevenção das doenças do coração

A linhaça é um alimento muito rico em ômega 3 que é um grande aliado no combate as doenças do coração. Ao se alimentar regularmente dela tanto há uma redução quanto pode ser evitada a formação de coágulos, pois as taxas do colesterol total e também do LDL reduzem. Sem falar que ela contribui para a redução da pressão arterial.

Ajuda com a saúde dos olhos e sistema imunológico

A farinha de linhaça possui propriedades antioxidantes que não apenas ajudam a tratar a deficiência lacrimal e reduzir a inflamação ocular como reforça o sistema imunológico. Assim as chances de ter uma doença em geral diminuem.

Equilibra a quantidade de sódio presente no organismo

Quando o sódio é consumido em excesso acaba se tornando num gatilho para as doenças cardiovasculares como é o caso do infarto e da hipertensão. Entretanto, ao consumir regularmente a linhaça os rins acabam recebendo um auxílio para eliminar tanto a água quanto o sódio. Com isso, os líquidos não ficam retidos no corpo.

Alivia os sintomas causados pela TPM

A farinha de linhaça pode ser uma grande aliada da mulher no quesito aliviar sintomas que a TPM causa.  Um dos seus benefícios é equilibrar os hormônios e isso é possível graças as lignanas que são capazes de imitar a ação do estrógeno que é o hormônio feminino.

Quando a mulher se encontra num período que o estrógeno está em baixa que é na menopausa ou pré-menstrual, a linhaça faz uma reposição natural do estrógeno. Isso ajuda a prevenir as ondas de calor e até mesmo a fraqueza emocional.

Ajuda a renovar a pele

Para poder usufruir de todos os benefícios que a linhaça possui é preciso consumi-la regularmente. Para quem deseja ter uma pele mais suave e hidratada isso é essencial já que esse é mais um dos benefícios que a farinha dessa semente possui.

Pessoas que possuem eczema ou psoríase devem consumir regularmente esse alimento já que essas doenças fazem com que a pele fique muito seca e apresente rachaduras.

Fornece mais energia ao corpo

Tanto a energia quanto a vitalidade são aumentados ao consumir regularmente a farinha de linhaça. Isso acontece porque ela faz com que o metabolismo fique mais acelerado o que faz com que a produção de energia celular seja mais eficiente. Sem falar que ela ainda ajuda na recuperação da fadiga muscular.

 

farinha de linhaça energia para o corpo
A farinha de linhaça pode fornecer mais energia para o nosso corpo e ajudar na pratica de exercícios físicos

Gostou deste artigo sobre farinha de linhaça? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …