Você sabe o que significa uma fibrose pulmonar? A doença que atinge mais adultos e idosos, fumantes ou ex-fumantes e pessoas expostas a agentes poluentes é caracterizada por cicatrizes nos pulmões.
A fibrose pulmonar provoca danos irreversíveis aos órgão, não tem cura e causa sintomas semelhantes a DPOC, com a diferença de que, na fibrose, a tosse é seca.
Neste conteúdo, abordaremos sobre o que é fibrose pulmonar, as causas mais possíveis, sintomas e tratamentos.
Fibrose pulmonar — o que é?
Fibrose pulmonar é uma Doença Intersticial Pulmonar. Quando acontece a fibrose é porque os alvéolos pulmonares sofreram cicatrizes que reduziram e endureceram seu tamanho, o que impede a captação de oxigênio, levando a falta de ar.
A fibrose pulmonar é considerada, na maioria dos casos, idiopática, pois não tem uma causa definida, entretanto, a fibrose parece ser mais comum em determinadas pessoas, idade e profissão. Vejamos agora algumas causas:
Fibrose pulmonar — 7 possíveis causas
O risco de alguém desenvolver a fibrose pulmonar é maior para adultos e idosos, e que também se encaixam em algum grupo das 7 causas abaixo:
- Fumantes;
- Trabalhadores da construção civil, agricultura ou em qualquer ambiente tóxico, que contenha sílica, feno ou fertilizantes, por exemplo;
- Doenças pulmonares (Pneumonia, Enfisema, Tuberculose, DPOC);
- Quimioterapia e radioterapia para câncer de mama ou de pulmão;
- Contato com mofo, fonte de fungos e bactérias;
- Doenças autoimunes (Artrite Reumatoide, refluxo gastroesofágico e Lúpus);
- Remédios para problemas cardíacos (Propranolol e Cloridrato de Amiodarona) ou antibióticos, como Sulfasalazina.
Na fibrose pulmonar idiopática, a doença também pode ser genética. Recomenda-se acompanhamento médico caso haja muitos casos de enfisema na família.
Sintomas da Fibrose Pulmonar

- Tosse seca;
- Falta de ar;
- Cansaço extremo;
- Dores nos músculos e nas articulações;
- Dedos azuis ou roxos;
- Perda de peso;
- Falta de apetite.
Um pulmão fibrosado pode apresentar apenas alguns destes sintomas, podendo variar em cada caso, e também com a evolução da doença. Os sintomas tendem a ser parecidos com a pneumonia, recebendo tratamento com antibióticos até que o médico descubra a causa.
Diagnóstico da Fibrose Pulmonar
Para um médico diagnosticar a fibrose é necessário realizar exames de espirometria, para acompanhar a função pulmonar, exames de sangue, radiografia e tomografia do tórax. Há casos em que o diagnóstico da doença só pode ser realizado através da biópsia, ou seja, a retirada de um tecido dos pulmões.
Tempo de vida em pacientes com Fibrose Pulmonar
Após o paciente ser diagnosticado com fibrose pulmonar, a expectativa de sobrevida é de 2 a 5 anos. No entanto, se a doença for descoberta antes do início dos sintomas, é possível que o tempo de vida seja maior, principalmente em mulheres não fumantes, abaixo de 50 anos.
Tratamentos para Fibrose Pulmonar
Apesar de a fibrose pulmonar não ter cura e inexistir a possibilidade de reverter o quadro, alguns tratamentos podem aliviar os sintomas, retardar a evolução e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.
Medicamentos para a Fibrose Pulmonar
- Corticoides (Prednisona ou metilprednisona);
- Imunossupressores (Metotrexato ou Ciclosporina);
- Acetilcisteína.
Acetilcisteína é um remédio que ajuda a retardar o desenvolvimento da fibrose pulmonar e também é utilizado para tratar outras doenças que atingem os pulmões.
Fisioterapia para tratar a Fibrose Pulmonar
O tratamento para a fibrose pulmonar pode ser complementado com fisioterapia através de exercícios respiratórios. A fisioterapia ajuda a melhorar o oxigênio para os pulmões e todo o organismo.
Além disso, por meio da reabilitação, o paciente pode voltar a realizar tarefas diárias, aliviar os sintomas e ter mais qualidade e tempo de vida.
Tratamentos naturais para a Fibrose Pulmonar
O paciente que adotar alguns hábitos pode retardar a evolução da fibrose pulmonar. Os hábitos são:
- Parar de fumar;
- Evitar ambientes tóxicos com fumaça ou substâncias químicas;
- Fazer nebulizações com eucalipto ou soro fisiológico;
- Beber bastante água, cerca de 1,5 litro por dia;
Exercícios, boa alimentação e manutenção do peso também são hábitos para aliviar os sintomas.
Tratamentos caseiros para a Fibrose Pulmonar
Existem remédios caseiros que podem ajudar na manutenção da fibrose pulmonar, eliminando bactérias e melhorando o sistema imunológico. Veja quais são os tratamentos caseiros:
Mel, limão e cebola
A combinação desses três ingredientes melhoram o sistema respiratório e aumenta o sistema imunológico.
A cebola contém alto teor de enxofre, o que contribui para reduzir o muco e a inflamação. Além disso, é diurética, antirreumática e analgésica; o limão é fonte de vitamina C, desintoxicante, limpando os órgãos de vírus e bactérias; por fim, o mel é muito utilizado para combater as infecções virais e bacterianas causadoras de gripes, resfriados e, claro, a fibrose pulmonar. O mel é antisséptico e antibiótico, limpando as vias respiratórias.
Ginkgo biloba

Muito usado para melhorar a memória e a concentração, o ginkgo biloba também ajuda a fortalecer os pulmões contra várias doenças que o atingem, como a fibrose pulmonar.
Ginseng
Ginseng é conhecido por ter propriedades antibacterianas e pode ser usado em pó adicionado à comida, como suplemento ou como chá. O Ginseng ajuda a eliminar as infecções bacterianas que atingem os pulmões.
Ômega-3
É sabido que o ômega-3 faz parte do grupo de ácidos graxos que fortalecem o sistema imunológico e eliminam as infecções pulmonares e as inflamações, mas o ômega-3 também protege contra produção excessiva de muco e podem ser consumidos através dos peixes ou em alimentos que contenham essa substância.
Fibrose Pulmonar – Sinais de piora no quadro
Caso o paciente diagnosticado com fibrose não buscar tratamento, manter o hábito de fumar e continuar em ambientes poluídos, os sinais da fibrose pulmonar pioram, fazendo o paciente experimentar um aumento de tosse seca, falta de ar, cansaço, além de inchaço das pernas e tons azulados nos dedos.
Os tratamentos medicamentosos citados neste conteúdo não podem ser ingeridos sem o conhecimento prévio do médico e devida prescrição. Seguir as orientações médicas, os tratamentos adequados e buscar uma alimentação rica em antioxidantes e vitaminas podem melhorar a qualidade de vida de quem tem fibrose pulmonar, mas não curá-la.
Nosso conteúdo sobre fibrose pulmonar esclareceu suas dúvidas? Comente e curta nossa página do Facebook!