Home / Doenças / Doenças Pulmonares / Fibrose Pulmonar: Conheça esta Doença sem Cura

Fibrose Pulmonar: Conheça esta Doença sem Cura

Você sabe o que significa uma fibrose pulmonar? A doença que atinge mais adultos e idosos, fumantes ou ex-fumantes e pessoas expostas a agentes poluentes é caracterizada por cicatrizes nos pulmões.

A fibrose pulmonar provoca danos irreversíveis aos órgão, não tem cura e causa sintomas semelhantes a DPOC, com a diferença de que, na fibrose, a tosse é seca.

Neste conteúdo, abordaremos sobre o que é fibrose pulmonar, as causas mais possíveis, sintomas e tratamentos.

Fibrose pulmonar — o que é?

Fibrose pulmonar é uma Doença Intersticial Pulmonar. Quando acontece a fibrose é porque os alvéolos pulmonares sofreram cicatrizes que reduziram e endureceram seu tamanho, o que impede a captação de oxigênio, levando a falta de ar.

A fibrose pulmonar é considerada, na maioria dos casos, idiopática, pois não tem uma causa definida, entretanto, a fibrose parece ser mais comum em determinadas pessoas, idade e profissão. Vejamos agora algumas causas:

Fibrose pulmonar — 7 possíveis causas

O risco de alguém desenvolver a fibrose pulmonar é maior para adultos e idosos, e que também se encaixam em algum grupo das 7 causas abaixo:

  1. Fumantes;
  2. Trabalhadores da construção civil, agricultura ou em qualquer ambiente tóxico, que        contenha sílica, feno ou fertilizantes, por exemplo;
  3. Doenças pulmonares (Pneumonia, Enfisema, Tuberculose, DPOC);
  4. Quimioterapia e radioterapia para câncer de mama ou de pulmão;
  5. Contato com mofo, fonte de fungos e bactérias;
  6. Doenças autoimunes (Artrite Reumatoide, refluxo gastroesofágico e Lúpus);
  7. Remédios para problemas cardíacos (Propranolol e Cloridrato de Amiodarona) ou            antibióticos, como Sulfasalazina.

Na fibrose pulmonar idiopática, a doença também pode ser genética. Recomenda-se acompanhamento médico caso haja muitos casos de enfisema na família.

Sintomas da Fibrose Pulmonar

Sintomas fibrose pulmonar
Sintomas da Fibrose Pulmonar
  • Tosse seca;
  • Falta de ar;
  • Cansaço extremo;
  • Dores nos músculos e nas articulações;
  • Dedos azuis ou roxos;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite.

Um pulmão fibrosado pode apresentar apenas alguns destes sintomas, podendo variar em cada caso, e também com a evolução da doença. Os sintomas tendem a ser parecidos com a pneumonia, recebendo tratamento com antibióticos até que o médico descubra a causa.

Diagnóstico da Fibrose Pulmonar

Para um médico diagnosticar a fibrose é necessário realizar exames de espirometria, para acompanhar a função pulmonar, exames de sangue, radiografia e tomografia do tórax. Há casos em que o diagnóstico da doença só pode ser realizado através da biópsia, ou seja, a retirada de um tecido dos pulmões.

Tempo de vida em pacientes com Fibrose Pulmonar

Após o paciente ser diagnosticado com fibrose pulmonar, a expectativa de sobrevida é de 2 a 5 anos. No entanto, se a doença for descoberta antes do início dos sintomas, é possível que o tempo de vida seja maior, principalmente em mulheres não fumantes, abaixo de 50 anos.

Tratamentos para Fibrose Pulmonar

Apesar de a fibrose pulmonar não ter cura e inexistir a possibilidade de reverter o quadro, alguns tratamentos podem aliviar os sintomas, retardar a evolução e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Medicamentos para a Fibrose Pulmonar

  • Corticoides (Prednisona ou metilprednisona);
  • Imunossupressores (Metotrexato ou Ciclosporina);
  • Acetilcisteína.

Acetilcisteína é um remédio que ajuda a retardar o desenvolvimento da fibrose pulmonar e também é utilizado para tratar outras doenças que atingem os pulmões.

Fisioterapia para tratar a Fibrose Pulmonar

O tratamento para a fibrose pulmonar pode ser complementado com fisioterapia através de exercícios respiratórios. A fisioterapia ajuda a melhorar o oxigênio para os pulmões e todo o organismo.

Além disso, por meio da reabilitação, o paciente pode voltar a realizar tarefas diárias, aliviar os sintomas e ter mais qualidade e tempo de vida.

Tratamentos naturais para a Fibrose Pulmonar

O paciente que adotar alguns hábitos pode retardar a evolução da fibrose pulmonar. Os hábitos são:

  • Parar de fumar;
  • Evitar ambientes tóxicos com fumaça ou substâncias químicas;
  • Fazer nebulizações com eucalipto ou soro fisiológico;
  • Beber bastante água, cerca de 1,5 litro por dia;

Exercícios, boa alimentação e manutenção do peso também são hábitos para aliviar os sintomas.

Tratamentos caseiros para a Fibrose Pulmonar

Existem remédios caseiros que podem ajudar na manutenção da fibrose pulmonar, eliminando bactérias e melhorando o sistema imunológico. Veja quais são os tratamentos caseiros:

Mel, limão e cebola

A combinação desses três ingredientes melhoram o sistema respiratório e aumenta o sistema imunológico.

A cebola contém alto teor de enxofre, o que contribui para reduzir o muco e a inflamação. Além disso, é diurética, antirreumática e analgésica; o limão é fonte de vitamina C, desintoxicante, limpando os órgãos de vírus e bactérias; por fim, o mel é muito utilizado para combater as infecções virais e bacterianas causadoras de gripes, resfriados e, claro, a fibrose pulmonar. O mel é antisséptico e antibiótico, limpando as vias respiratórias.

Ginkgo biloba

Ginkgo biloba para os pulmões
Ginkgo biloba para tratar Fibrose Pulmonar

Muito usado para melhorar a memória e a concentração, o ginkgo biloba também ajuda a fortalecer os pulmões contra várias doenças que o atingem, como a fibrose pulmonar.

Ginseng

Ginseng é conhecido por ter propriedades antibacterianas e pode ser usado em pó adicionado à comida, como suplemento ou como chá. O Ginseng ajuda a eliminar as infecções bacterianas que atingem os pulmões.

Ômega-3

É sabido que o ômega-3 faz parte do grupo de ácidos graxos que fortalecem o sistema imunológico e eliminam as infecções pulmonares e as inflamações, mas o ômega-3 também protege contra produção excessiva de muco e podem ser consumidos através dos peixes ou em alimentos que contenham essa substância.

Fibrose Pulmonar – Sinais de piora no quadro

Caso o paciente diagnosticado com fibrose não buscar tratamento, manter o hábito de fumar e continuar em ambientes poluídos, os sinais da fibrose pulmonar pioram, fazendo o paciente experimentar um aumento de tosse seca, falta de ar, cansaço, além de inchaço das pernas e tons azulados nos dedos.

Os tratamentos medicamentosos citados neste conteúdo não podem ser ingeridos sem o conhecimento prévio do médico e devida prescrição. Seguir as orientações médicas, os tratamentos adequados e buscar uma alimentação rica em antioxidantes e vitaminas podem melhorar a qualidade de vida de quem tem fibrose pulmonar, mas não curá-la.



Nosso conteúdo sobre fibrose pulmonar esclareceu suas dúvidas? Comente e curta nossa página do Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

tuberculose

Tuberculose

Tuberculose é considerada uma doença gravíssima e contagiosa, cuja infecção inicia nos pulmões e compromete …