Gargarejos para dor de garganta – Receitas Caseiras

Fazer gargarejo para dor de garganta pode aliviar a dor, reduzir a infecção e acelerar o tratamento. O gargarejo caseiro costuma ser simples e fácil de fazer, você pode utilizar os ingredientes que tem em casa e fazer um gargarejo para garganta que funciona.

Dor de garganta é muito comum, e se você está sentindo dificuldades para engolir e/ ou tossir é provável que você esteja cor a garganta inflamada.

A garganta inflamada acontece principalmente no inverno, podendo ser um indicativo de amigdalite ou gripe. As causas mais comuns para inflamação na garganta estão associadas a infecções por vírus e por bactérias.

Existem diversos gargarejos para dor de garganta que podem ser feitos e amenizam os sintomas da inflamação. Dentre as opções, estão os gargarejos caseiros para dor de garganta, os quais utilizam ingredientes que na maioria das vezes tem-se na casa e/ou custa um preço acessível para todos.

Veja agora mesmo 8 receitas de gargarejo para dor de garganta e como fazer:

1. Gargarejo Dor de Garganta com vinagre, sal e água morna

gargarejo com sal para dor de garganta
Gargarejo com sal para tratar dor de garganta

Nesta receita você irá precisar de 200 ml de água morna, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de vinagre de maça. Em um copo misture todos os ingredientes mexendo bastante, em seguida é só fazer o gargarejo, e é importante que não engula a mistura.

Esta receita de gargarejo funciona por que: o vinagre atua como bactericida, a água morna ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos da região das amígdalas, e o sal transforma a mistura menos agressiva para o corpo (já que o corpo humano possui em torno de 0,9% de sódio);

2. Receita gargarejo para dor de garganta: Sal e água morna

Esta receita é menos agressiva que a anterior, devido à ausência do vinagre, porém, também traz resultados positivos para eliminação da dor de garganta. Os ingredientes são somente água morna e sal, você deve mistura-los em copo, com as seguintes proporções: 250 ml de água para 1 colher de chá de sal. Repita o gargarejo três vezes seguidas, três vezes ao dia.

O sucesso desta receita se dá pelos mesmos motivos explicados acima, a vantagem desta é a não utilização do vinagre.

3. Gargarejo com bicarbonato de sódio e água morna

Esta receita caseira possui propriedades antibacterianas e devido ao caráter alcalino do bicarbonato de sódio haverá alívio da irritação no local. Para fazer este gargarejo você irá precisar de 300 ml de água morna, ½ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de sal.  Misture todos os ingredientes e faça o gargarejo duas vezes seguidas e pelo menos três vezes ao dia.

4. Receita gargarejo dor de garganta: Chá de camomila

Devido às propriedades calmantes da camomila aliado ao poder da água morna em dilatar os vasos sanguíneos da amígdala, este gargarejo proporciona o alívio imediato dos sintomas da dor de garganta. Para fazer este, é necessário um copo de água fervente e duas colheres de chá de camomila, você deve juntar os dois e deixar em infusão por aproximadamente 10-15 minutos e após fazer o gargarejo, mas cuidado com a temperatura do chá para não causar queimaduras.

É recomendável que toda vez que fizer o gargarejo seja feito um novo chá, o gargarejo deve ser feito duas vezes seguidas e pelo menos duas vezes ao dia.

5. Gargarejo para dor de garganta com água oxigenada

Fazer gargarejo com água oxigenada é eficiente para acelerar a cicatrização dos danos causados pela infecção de garganta, além de combater a ação das bactérias. Para fazer a receita caseira de gargarejo basta misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em um copo de água em temperatura ambiente (de 250 ml) e fazer o gargarejo duas vezes seguidas uma vez ao dia.

Este gargarejo também é indicado para higiene bucal e por isso pode reduzir e até mesmo prevenir a famosa Halitose ou mal hálito.

6. Receita para Gargarejo com arnica

A arnica é uma planta medicinal muito utilizada em medicamentos convencionais. Possui propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana, antifúngica e cicatrizante.

O gargarejo para dor de garganta feito com arnica traz resultados positivos devido às propriedades supracitadas. Para fazer, adicione uma colher de chá de folhas secas de arnica em água fervente (250 ml) e deixar em infusão por um período de 10 a 15 minutos. O gargarejo deve ser repetido por pelo menos duas vezes seguidas, de duas a três vezes ao dia. Assim como na receita caseira de camomila, recomenda-se que seja feito um novo chá a cada vez que o gargarejo for realizado.

7. Receita gargarejo para dor de garganta: Mel e chás

O mel possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, dentre elas está seu poder de cicatrização. Para este gargarejo você deve adicionar uma colher de chá de mel em um copo de água morna, ou coloca-lo nos chás que foram citados acima, assim irá potencializar os efeitos deles.

8. Gargarejo para dor de garganta com Hortelã

menta para dor de garganta
Chá com menta para dor de garganta

A hortelã é um excelente anti-inflamatório, também, devido ao mentol, produz uma agradável sensação de frescor na garganta e ajudará na redução do muco. Há estudos que indicam que a hortelão possui também propriedades antibacterianas e antivirais que ajudam na cicatrização.

Para fazer este gargarejo com hortelã para dor de garganta você pode usar o chá feito com a planta (preparado por infusão, conforme os exemplos citados acima) ou adicionar 1 a 3 gotas do óleo da planta em um copo de água morna. O gargarejo deve ser realizado duas a três vezes seguidas de duas a quatro vezes ao dia.

Perceba que existem inúmeras receitas caseiras de gargarejo para dor de garganta, a maioria exige o gargarejo de duas ou três vezes ao dia enquanto os sintomas da dor de garganta persistirem. Se perceber que há pus em sua garganta, recomendamos que procure um médico, porque possivelmente será necessário o uso de antibióticos.

Crianças menores que 7 anos e idosos com dificuldades de gargarejar devem evitar fazer gargarejos para que não haja risco de engolir o liquido e causar desconforto diversos.

Esperamos ter ajudado vocês com estas receitas de gargarejo para dor de garganta, escolha uma e faça agora mesmo. Comente os resultados e curta nossa página do Facebook!


5 (100%) 48 votes