Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Geleia Real – Para que serve, benefícios e onde encontrar

Geleia Real – Para que serve, benefícios e onde encontrar

A Geleia Real é uma substancia gelatinosa produzida pelas abelhas jovens exclusivamente para alimentação da Abelha Rainha.

As operarias produzem entre 250 e 300 gramas deste líquido, e usam para alimentar as abelhas rainhas ao longo de sua vida e larvas em seus três primeiros dias.

Se alimentando dessa geleia, as abelhas rainhas desenvolvem mais força, tamanho e maior vitalidade para a reprodução, é por isso que elas conseguem viver até cinco anos enquanto as abelhas operárias, não vivem mais de 45 dias.

Para que serve

É conhecida como um suplemento natural e revigorante do organismo, o produto em si é muito utilizado por atletas profissionais de alto nível, pois estimula sua ação energética e regenera mais rapidamente o organismo, também é recomendada para as pessoas que tem falta de apetite ou até mesmo sentem-se esgotadas fisicamente e psicologicamente.

geleia real o que é
A geleia real revigora o corpo e da mais energia para as atividades do dia a dia

É ótima para crianças com baixo rendimento escolar, e é recomendada também como tônico para enfermidades crônicas, como anemia, anorexia e falta de concentração.

Além de tudo isso, não tem contraindicações, podendo ser usada como uma forte aliada ao seu organismo.

Benefícios

Os seus benefícios são os mais diversos possíveis, tudo isso se dá devido a suas propriedades. A geleia real é rica em proteínas, lipídios, aminoácidos, vitamina A, vitamina C e vitamina E, vitaminas do complexo B, além de possuir diversos minerais em sua composição, como potássio, cálcio, magnésio, cobre, ferro, cromo e zinco.  É considerado um alimento funcional por possuir diversas propriedades benéficas a saúde, tais como:

  • Ação antibacteriana;
  • Possui substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Pode ajudar no alívio de tosses, resfriados, bronquite e rinite;
  • É excelente para a saúde do cérebro, no tratamento de doenças que afetam o estado mental, como Alzheimer e mal de Parkinson, depressão, ansiedade e perda de memória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Pode amenizar os sintomas da TPM, ajudando no equilíbrio hormonal;
  • Pode ajudar no tratamento de câncer durante o período de quimioterapia aliviando o mal-estar e as náuseas decorrentes do procedimento;
  • Fortalece o cabelo, combatendo a queda;

Benefícios da Geleia Real para a beleza

A Geleia Real ainda contém benefícios para a beleza, principalmente para as unhas, pele e cabelos sendo eles:

  • combate a flacidez
  • ajuda a prevenir o aparecimento de espinhas
  • confere maior brilho à pele
  • torna as unhas mais forte
  • ajuda na produção de colágeno, prevenindo rugas e envelhecimento precoce
  • pode ser usada para tratar aftas
  • pode ser usada em tratamentos capilares, principalmente em cabelos ressecados, fracos e quebradiços

Muitos produtos de beleza que utilizam a Geleia Real são vendidos por aí, mas é possível tratar pele e cabelos com uma solução caseira. Basta ter em casa mel, própolis e Geleia Real. Veja como é fácil:

– 100 ml de mel,
– 200 ml de extrato de própolis
– 200 ml de geleia real

Misture os ingredientes até ter uma solução cremosa. Essa solução pode ser aplicada nos cabelos, de 15 em 15 dias, ou na pele. Faça uma máscara no rosto para prevenir o envelhecimento precoce, tonifica e revitaliza a pele.

Para ajudar, aplique uma massagem, ela ajudará a ativar ainda mais as propriedades da Geleia Real, estimulando a circulação sanguínea, a produção de colágeno e a sua absorção. Só não esqueça de deixar a pele limpa e esfoliada antes de aplicar a máscara. Aliás, a própria esfoliação pode ser feita com Geleia Real e açúcar mascavo. Misture e aplique onde quiser esfoliar, rosto e outras partes do corpo.


Como usar

A geleia real comercializada em formas de cápsulas deve estar na forma liofilizada. Esta forma possui todos os benefícios e propriedades que a geleia real em consistência cremosa, pelo fato do método empregado para fazer a liofilização, consistir apenas na retirada de água da geleia, prolongando a validade da mesma. Ainda não foi estabelecido recomendação de consumo específica para a geleia real, devendo então, seguir a orientação de médico ou nutricionista.

É sugerido o uso de 0,5 a 1,00 g diariamente após o café da manhã, colocando embaixo da língua com espátula anexa (½ espátula corresponde a 0,5 g aproximadamente). Pode ser ingerida com um pouco de líquido (cerca de 50ml) como sucos, água e outros.

Em caso de doenças em geral ou convalescença o ideal é utilizar de 0,25g a 0,5g três vezes ao dia após as refeições.

Você também pode gostar destes conteúdos:

COMO ANTIRRUGAS

Para fazer um creme para as rugas você vai precisar de:

  • 5 gramas de geleia real
  • 3 gramas de cera de abelha
  • 3 gramas de manteiga de cacau
  • 10 gramas de óleo de gérmen de trigo
  • 15 gramas de óleo de jojoba
  • 10 gramas de óleo de abacate
  • 30 mililitros de água de rosas
  • 5 mililitros de água destilada

Modo de fazer:

Derreta em banho maria a cera de abelha e a manteiga de cacau. Quando notar que a mistura está quase toda derretida, adicione os três óleos: de gérmen de trigo, de jojoba e de abacate.

Mexa tudo junto até formar uma massa homogênea. Retire do fogo.

Feito isso, esquente a água de rosas e incorpore à mistura que já tinha obtido antes. Misture a água destilada e a geleia real… E pronto! Gastou apenas uns minutos e já tem um creme facial perfeito para rejuvenescer o seu rosto e mantê-lo mais bonito.

Observação: deixe o creme esfriar algumas horas antes de aplicar.

Onde encontrar

A geleia real pode ser encontrada para o consumo em cápsulas, em consistência cremosa, para ser colocada diretamente na boca, abaixo da língua, ou ainda, adicionada em alimentos, como o mel. Já na indústria de cosméticos é encontrada em produtos para os cabelos, como shampoo, máscara para os cabelos e cremes hidratantes para a pele.

geleia real onde encontrar
A geleia real em comprimido pode ser uma opção prática de ingerir este medicamento, usufruindo de todos os seus benefícios rapidamente

Precauções antes de utilizar

Tomar geleia real se você é alérgico a produtos apícolas significa pôr em risco a sua saúde. Além disso, muitas pessoas que sofrem de alergias mais ou menos graves estão em maior risco, mesmo não sendo a alergia à geleia real. Há consequências importantes da adoção de geleia real se as reações alérgicas forem a asma e urticária. Pode ocorrer também choque anafilático, que, se muito grave, pode causar a morte.

 

Gostou deste artigo sobre geleia real? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …