Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Hidratação para os cabelos – Receitas naturais e dicas de cremes hidratantes.

Hidratação para os cabelos – Receitas naturais e dicas de cremes hidratantes.

hidratação para os cabelos é um tratamento estético em que máscaras de nutrição são aplicados nos cabelos para repor sua água e lipídios, que são necessários para o fio continuar resistente, maleável e brilhante.

Muitas vezes esses elementos da estrutura dos cabelos se perdem com os danos diários como a exposição aos poluentes e às próprias condições externas do ambiente (sol, chuva, vento), e o uso de determinados produtos de cabelos (laquê, mousse, gel, tintura) e instrumentos (chapinha, secador) esses elementos podem fazer com que ocorra a perda de umidade (água) e a proteção natural dos cabelos.

Sendo assim, ao fazer a hidratação para os cabelos, acaba restaurando a umidade das mechas, repondo o manto lipídico que envolve os fios, e os deixa com aspecto mais saudável e brilhante.

Veja algumas indicações de cremes e de receitas caseiras, e também como fazer a hidratação para os cabelos:

Indicações

A hidratação é indicada para cabelos ressecados, que pode ser muito longo e desgastado pelo sol, vento ou água em excesso, cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados (tintura ou alisamentos), cabelos oleosos e cabelos de pessoas idosas.

Como fazer a hidratação nos cabelos

A hidratação nos cabelos é feita de forma simples, aplicando produtos específicos (máscaras com propriedades nutritivas) nos fios molhados e deixando-os um tempo para serem absorvidos pelo cabelo, em geral de 10 a 20 minutos.

Receitas caseiras de hidratação para os cabelos:

  1. Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados tendem a serem mais secos porque a oleosidade natural da raiz não chega até as pontas, e por isso a solução ideal é hidratar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana. Para o fazer, use essa receita caseira de máscara de maisena.

hidratação para os cabelos cacheados
Hidratar os cabelos cacheados deve se tornar um habito, já que eles podem ser mais secos e precisam de cuidados especiais

Máscara de Maisena:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de Maizena
  • 2 colheres de máscara hidratante
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;

Como preparar:

Coloque 1 xícara de água em uma panela, e adicione as 2 colheres de maizena.

Leve ao fogo durante alguns minutos até que a mistura adquira a consistência de máscara de cabelo. Em seguida retire do fogo e deixar esfriar, feito isso, misture todos os ingredientes e passe no cabelo. Seu cabelo vai ficar, brilhoso e macio além de muito hidratado.

  1. Cabelos crespos

Os cabelos crespos geralmente são mais secos e quebram facilmente e por isso eles necessitam de cuidados diários, que permitam uma boa hidratação. Para hidratar este tipo de cabelo, a máscara de abacate e maionese é uma ótima opção e pode ser preparada da seguinte forma:

Máscara caseira de abacate e maionese:

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;

Como preparar:

Comece por descascar e triturar o abacate, adicionando em seguida a maionese e o óleo de amêndoas. Misture bem todos os ingredientes e passe no cabelo como uma máscara.

Esta máscara deve ser feita 1 a 2 vezes por semana e para pentear devem ser usados creme de pentear, sérum ou mousse hidratantes.

  1. Cabelos secos

Os cabelos secos necessitam de hidratações que confiram brilho, hidratação e suavidade. Para isso, a máscara de mel e abacate é uma excelente opção, que pode ser preparada da seguinte forma:

Máscara caseira de mel e abacate: 

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 abacate maduro
  • 1 colher de sopa de óleo de argan;

Como preparar:

Descasque e triture o abacate, em seguida adicione o mel e o óleo de argan. Misture bem todos os ingredientes e passe no cabelo como uma máscara.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Cabelos pintados

Os cabelos pintados também precisam de bastante atenção, pois se não forem hidratados regularmente têm tendência para secar e quebrar.

Para isso, uma máscara de banana com mel é uma boa opção:

Máscara de banana com mel

Ingredientes:

  • 1 banana madura
  • 1 pote de iogurte natural
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;

Como preparar: descasque as bananas, adicione em seguida o mel, o iogurte e o azeite de oliva.

Misture bem todos os ingredientes e passe no cabelo como uma máscara.

  1. Cabelos quebradiços e ressecados

Os cabelos quebradiços e sem vida necessitam de cuidados diários e devem ser hidratados de 1 a 2 vezes por semana.

Nestes casos o mais indicado é a máscara de glicerina, que pode ser preparada do seguinte modo:

Máscara de glicerina: 

Ingredientes:

  • 1 tampa de glicerina líquida bidestilada
  • 2 colheres de máscara hidratante à escolha;

Como preparar: misture a glicerina com a máscara hidratante e passe nos cabelos.

  1. Cabelos loiros

Os cabelos loiros necessitam não só de hidratação, mas também de produtos que ajudem a avivar e manter a sua cor, sendo por isso indicada a utilização de uma máscara de camomila e maizena.

hidratação para os cabelos loiros
Hidratar os cabelos loiros pode ser complicado, já que alguns cuidados são necessários para que o produto não prejudique a cor de seus cabelos

Máscara de camomila e maizena: 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flores secas de Camomila ou 2 sachês de chá;
  • 2 colheres de sopa de Maizena
  • 2 colheres de creme hidratante;

Como preparar: ferva 1 xícara de água e adicione a camomila. Tampe e deixe em repouso durante 10 a 15 minutos.

Depois, coloque o chá numa panela e adicione as 2 colheres de maizena e leve ao fogo durante alguns minutos até que a mistura adquira a consistência de máscara de cabelo.

Deixe a mistura esfriar e misture com o creme hidratantes

Dicas de cremes hidratantes:

  1. Revitrat Nutri Power Mask Dermage

Com uma fórmula ultra concentrada que contém ativos nutritivos e reparadores, vitaminas e extratos vegetais, ele revitaliza e hidrata profundamente os cabelos danificados e os quimicamente tratados.

  1. Elseve Reparação Total 5 Química L’Oréal Paris

À base de bio-ceramidas e pró-queratina, age como um tratamento profundo que reconstrói o cabelo com química, combatendo desde o frizz e falta de brilho até porosidade, quebra e ressecamento.

  1. Specific Mask Truss

Indicada para todos os tipos de cabelo. Recupera e hidrata os danificados, devolvendo o brilho, maciez e vitalidade. Contém queratina, pantenol e colágeno.

  1. Máscara para Hidratação Capilar intensa Ionixx Umectah Mask Mediterrani

Especialmente desenvolvida para os fios que perderam nutrientes e principalmente a queratina e os lipídios essenciais durante os processos químicos ou longas exposições às agressões do meio ambiente. Hidrata e revitaliza, conservando a umidade necessária aos fios que ficam maleáveis e com mais brilho.

  1. Creme de Tratamento Óleo Nutrição Dove

Um mix de óleos naturais e finos (argan, amêndoas e coco) penetra profundamente na fibra capilar, repondo lipídeos e nutrindo os fios, sem deixar a sensação de oleosidade no cabelo, o cabelo fica macio, viçoso e com brilho.

Gostou deste artigo sobre hidratação para os cabelos? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …