Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Hormônio GH – O que é, como funciona e benefícios

Hormônio GH – O que é, como funciona e benefícios

O corpo perfeito divulgado nas academias e competições de fisiculturismo está cada vez mais em alta. O padrão músculos super definidos e barriga trincada tem virado o alvo do desejo de muitos.

Dentre os vários anabolizantes usados por pessoas em academias, um dos favoritos entre eles é o hormônio GH.

A internet facilita bastante à venda do hormônio GH, promovido por muitos como uma fórmula milagrosa que promete o aumento da massa muscular, pele perfeita e diminuição da gordura.

No entanto, especialistas afirmam que o hormônio GH não é indicado para utilização com fins estéticos, isso porque quando usado de forma errada pode trazer sérias consequências ao organismo incluindo a morte.

Este artigo abordará o que é hormônio GH, para que serve, como funciona, como aumentá-lo de forma natural, benefícios, efeitos colaterais e preço.

Saiba mais sobre o hormônio GH e esclareça suas dúvidas sobre o assunto.

O que é Hormônio GH

O GH é um hormônio produzido por meio de uma glândula no cérebro, sendo sua função garantir o crescimento de um indivíduo no período da infância, porém durante a fase adulta ele continua atuando em níveis mais baixos.

A estrutura da molécula de GH humano é conhecida há mais de 40 anos, sendo sintetizada a cerca de mais de 10 anos com métodos transgênicos.

hormonio gh o que é
O hormônio GH é responsável pelo crescimento do nosso corpo e pode regular o crescimento de massa muscular

O hormônio GH é necessário para que haja a manutenção de equilíbrio do corpo humano. Por isso, pacientes com problemas de secreção e síntese do GH, possuem graves transtornos em sua saúde.

Apesar de ser uma substância muito usada para fins estéticos com utilização anabólica, o GH deve ser empregado apenas em pessoas com doenças que necessitem do tratamento por meio desse hormônio, precisando ser acompanhado de um profissional médico da área, sendo ele o endocrinologista ou endocrinologista pediátrico.

A obtenção dessa substância deveria ser totalmente através de prescrição médica, pois o profissional indicará a dose e período certo de acordo com a necessidade do paciente.

Diferente do ideal a realidade é outra, o hormônio GH é oferecido livremente de maneira insegura, o que se operado de forma incorreta pode afetar seriamente o organismo do usuário.

Para que serve

 Tem importante papel no crescimento de um indivíduo a partir dos primeiros anos até a puberdade. Ele atua também na composição corporal, massa óssea, capacidade de realizar atividades físicas, aumento da síntese de proteínas, diminuição da gordura em certas áreas do organismo, a necessidades pela insulina é elevada no corpo, entre outros.

Normalmente o hormônio é liberado através do sono. A administração da substância é feita pelo hipotálamo (área do cérebro).

O GH auxilia no aumento de tamanho para os tecidos do organismo que possui condição de crescimento.

Ele estimula as células a aumentarem tanto o tamanho quanto a sua quantidade. Seus resultados podem perdurar por todos os ciclos de vida.

Quando é indicado o hormônio GH

O uso do GH é indicado para tratamento de alguns problemas de saúde.

A reposição do hormônio GH deve ser feita apenas através da forma sintética, não sendo recomendada a obtenção através do hormônio de cadáveres e nem de animais, pois existe grande risco de contaminação.

Abaixo seguem as indicações para a sua utilização:

  • Deficiência de GH;
  • Síndrome de Turner;
  • Doenças Renais Crônicas;
  • Crianças que nasceram pequenas para a sua idade gestacional;
  • Portadores da Síndrome de Prader-Willi.

Como funciona

O tratamento de problemas relacionados e da ausência do GH é feita mediante reposição desse mesmo hormônio, devendo ser indicado exclusivamente pelo médico em tratamentos do SUS ou particular por meio de receita, pois não é simples gerenciar a dose certa, além de demandar supervisão contínua.

O hormônio GH quando usado no tratamento funciona através de aplicações injetáveis por meio subcutâneo, podendo ser empregado no braço, coxa, abdome ou nádegas, sua periodicidade é diária, sendo utilizado ao deitar.

A sua duração dependerá da causa, resposta e presença de cartilagens de crescimento que possibilite manter o tratamento.

Nas crianças o resultado do tratamento auxilia no crescimento e na capacidade física, até que seu corpo alcance a maturidade óssea.

Para os adultos com falta do GH o uso pode ser contínuo, de acordo com a recomendação médica.



A aplicação do hormônio deve ser interrompida quando o resultado não atinge o esperado, na manifestação de efeitos colaterais ou se o paciente decidir não querer continuar com o tratamento.

Como aumentar o GH naturalmente

O hormônio GH pode ser aumentado de modo sintético, através da aplicação de injetáveis ou naturalmente.

Essa é uma excelente notícia para aqueles que querem obter os benefícios desse hormônio sem recorrer aos anabólicos, como ele é produzido pelo próprio organismo existem algumas atitudes e certos nutrientes que contribuem para consegui-lo.

Seguem algumas dicas para elevar o GH de maneira natural:

  • Durma bem: quanto melhor a qualidade do sonho e quantidade de horas, maior será a produção de GH;
  • Realizar treinos de resistência: além dos inúmeros benefícios desse exercício físico, ele contribui também para elevar os níveis de GH no organismo;
  • Evite açúcar: se consumido em excesso ele irá para a circulação, onde a insulina acabará por bloquear a liberação do hormônio;
  • Consuma proteína: ela contribui para a maior obtenção de GH;
  • Consuma mais vitamina D: é uma substância importante que auxilia no processo para aumento dos níveis de GH;

Benefícios

O principal benefício do hormônio GH é o crescimento, porém ele não se restringe a apenas isso. O GH possui inúmeras vantagens ao organismo de um indivíduo, seja ele criança, adolescente ou até mesmo adulto.

Seguem os benefícios oferecidos pelo hormônio do crescimento:

  • Promove a síntese de proteínas;
  • Ajuda a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia;
  • Auxiliam na qualidade do sono;
  • Algumas informações indicam que ele melhora o desempenho sexual;
  • Atua no fortalecimento dos músculos, melhorando a capacidade física;
  • Atua no fortalecimento dos ossos, ajudando a regeneração e cicatrização óssea;
  • Potencializa a perda de peso;
  • Minimiza o risco de doença cardiovascular;
  • Melhora o humor: a qualidade de vida e bem-estar psicológico, estão relacionados ao hormônio de crescimento;

Você também pode gostar destes conteúdos:

Efeitos colaterais

Quando é devidamente recomendado pelo médico, o GH costuma ser bastante aceito e dificilmente causa efeitos colaterais.

No Entanto, semelhante a outras substâncias o hormônio do crescimento pode apresentar alguns riscos ou feito negativo gerado pelo uso. Eles podem ser:

  • Reações no local da aplicação;
  • Síndrome de hipertensão intracraniana: pode gerar dor de cabeça, alterações visuais e de movimento, além de vômitos;
  • Retenção de líquidos: resultando em inchaço, dores musculares e nas articulações;
  • Síndrome do túnel do carpo: o que provoca formigamento nas extremidades;
  • Se utilizado como anabolizante por mulheres, pode ocorrer o desenvolvimento de características masculinas (hipertrofia do clitóris, voz grave, crescimento de barba, entre outros);
  • O uso indevido pode causar ainda diabetes, gigantismo quando usado no período de crescimento, acromegalia nos adultos, entre outros.

 

hormonio gh diabetes
A diabetes pode ser um dos efeitos colaterais do uso excessivo de hormônio GH

Preços

O hormônio GH tem o custo aproximado de R$ 400 por dose. Ele pode ser adquirido em farmácias, porém somente com apresentação da prescrição médica.

Infelizmente ele ainda consegue ser comprado via internet sem receita do profissional médico, existindo também alguns estabelecimentos farmacêuticos que fazem o repasse de forma ilegal.

Gostou deste artigo sobre hormônio GH? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …