Home / Beleza / Implante de cabelo – Quem pode fazer, vantagens, desvantagens e preço.

Implante de cabelo – Quem pode fazer, vantagens, desvantagens e preço.

 

Então, este artigo ajudará a entender mais um pouco sobre o implante de cabelo, ou seja, o que é um implante de cabelo, como é feito, se funciona, quem pode fazer, assim como também as vantagens e desvantagens em fazer o implante de cabelo.

Se quer saber mais sobre o implante de cabelo, leia todo este artigo.

O que é um implante de cabelo?

Este procedimento é tratado como um dos melhores métodos de combate a calvície.  Na mais é que um processo cirúrgico de realocação dos fios capilares do paciente para outra área.

o que é implante capilar
O implante capilar é o procedimento de combate a calvície mais utilizado pelos homens

Inclusive, é muito interessante saber que a área lateral e posterior do couro cabeludo possui uma origem embriológica diferenciada da área frontal.

A área frontal tem os chamados receptores para a testosterona que na verdade são os causadores da calvície.

Com isso, ao realizar o implante das mudas de cabelo da área lateral ou posterior do couro cabeludo, estará também transplantando esta origem embriológica e por isso que não há preocupação quanto a rejeição dos fios nesta nova área.  Além disso, esses cabelos que foi implantado nunca cairão, exceto se, por ventura, houver a necessidade de a pessoa passar por algum tratamento quimioterápico ou até mesmo em casos de alopecia cicatricial

Quem pode fazer o implante de cabelo?

O procedimento pode ser feito por homens e mulheres que tenham sido prejudicados com a calvície, inclusive os diabéticos e hipertensos.

Inclusive, é preciso salientar que o implante, como já dito, é a retirada de uma parte do cabelo de uma área para ser implantada na área necessitada.  Normalmente, não é implantado cabelo de uma outra pessoa, mas sim o cabelo do próprio paciente, justamente para que não haja a presença de elementos distintos e não reconhecidos pelo organismo e que resultem na rejeição

O implante de cabelo funciona?

Claro que funciona, tanto é verdade que este tipo de procedimento é uma das cirurgias plásticas que as pessoas mais procuram, especialmente os homens. O implante de cabelo somente perde para a lipoaspiração.

Como é feito o implante de cabelo?

O primeiro passo a ser feito é demarcar a área que será feito o implante.  De acordo com a área a ser preenchida, é realizado o transplante de quatro mil a cinco mil mudas.

Na área que receberá o implante, o cirurgião realiza pequenos furos, porém com raios laser estes podem ser bem menores e isso faz com que haja um aumento da densidade do plantio dos fios.

Após feito isso, as mudas são colocadas individualmente na área do implante e seguindo a direção natural do crescimento dos fios capilares. Inclusive, como estas mudas são inseridas com músculos e glândulas, haverá o crescimento natural do cabelo.

Transcorrido mais ou menos 3 horas do início do procedimento, são feitos os curativos que ficam presos a uma atadura elástica que normalmente é tirada no dia posterior.

É aconselhável não pegar sol e realizar esforço físico por pelo menos 3 semanas.

A realização do implante de cabelo ameniza a verticalidade da testa

O procedimento de implante de cabelo é muito adotado, principalmente por mulheres, que possui a testa com dimensões desproporcional ao restante da face e a técnica utilizada nesta cirurgia é ideal para casos como este.

Momento ideal para realização do implante de cabelo

Inexiste um momento ideal para a realização do implante de cabelo, dependendo tão-somente do desejo da pessoa em realizar o procedimento.  De todo modo, para aqueles que possuem menos de 25 anos de idade, há a indicação de tratamentos realizados com loções, polivitamínicos e medicamentos com o fito de fazer com que demore a queda dos fios.

Inclusive, enquanto estiver havendo efeito, não é aconselhável a realização do implante.

Implante necessidade ou estética

Muitas são as pessoas que realmente fazem por necessidade, seja por ser uma pessoa de imagem pública ou por ter sofrido algum acidente e com isso houve perda do cabelo, entre outros.  Mas muitas pessoas fazem por questões estética, até porque com a realização do implante, há uma mudança substancial na aparência.

De todo modo, vários foram os artistas que se submeteram ao implante de cabelo, entre eles o ator americano John Travolta, Sean Connery, Marcos Pasquim, Wayne Rooney.

A questão é que muitos optam em realizar o implante de cabelo, justamente com o objetivo de aumentar a autoestima e também a autoconfiança

Você também pode gostar destes conteúdos:

Contraindicações

É contraindicado a realização do implante de cabelo para aquelas pessoas que não possuem uma área de doação que torne possível o procedimento cirúrgico.  Além disso, também é contraindicado o procedimento para as pessoas que tiverem recentemente infarto, a arritmia cardíaca grave, entre outros.

De todo modo, para haver a total segurança na realização do implante de cabelo, são solicitados diversos exames para saber se a pessoa que tem interesse de realizar o procedimento possui condições de fazer a cirurgia.

Implante de cabelo preço médio

O preço médio do implante de cabelo é de R$ 8.000,00 a R$ 43.000,00.

O valor é de acordo com o tamanho da área a ser implantada, a equipe médica, a localização regional e o cirurgião plástico que realizará o procedimento de implante de cabelo.

É preciso esclarecer, que o implante de cabelo é considerado um tratamento estético e com isso, não está coberto pelo plano de saúde e tampouco pelo Sistema Único de Saúde.

Vantagens e Desvantagens

Como qualquer procedimento cirúrgico há vantagens e desvantagens e abaixo listaremos algumas delas:

Vantagens

  • O implante de cabelo usa fios da própria pessoa que se submeterá ao ato cirúrgico e o benefício é justamente estes, já que não há qualquer risco de rejeição pelo organismo do paciente. Com isso, o implante transmite segurança ao paciente quanto aos resultados, assim como também a inexistência de rejeição.
  • Outra grande vantagem é que o procedimento não possui qualquer dor por parte do paciente e dificilmente apresenta efeitos colaterais expressivos.
  • O implante de cabelo traz realmente o resultado desejado pela pessoa que passa pelo procedimento, ou seja, elimina a calvície.
  • Ao realizar este ato cirúrgico, não haverá mais queda de cabelo, porém há pouquíssimas exceções.

Desvantagens

  • A grande desvantagem do implante de cabelo é justamente o fato de haver a possibilidade de deixar cicatrizes na área em que houve a retirada dos fios capilares. De todo modo, na grande maioria, as cicatrizes não são grandes, porém são visíveis e com isso quem utiliza cortes de cabelos bem curto, é possível saber que houve retirada de fios daquele local.
  • Outra desvantagem, é quando a queda de cabelo é por questões de doenças e não por motivos genéticos, já que há a possibilidade de não lograr êxito com o implante, já que ele poderá cair. De todo modo, é algo um pouco difícil de ocorrer, já que antes de passar por este procedimento, a pessoa faz diversos exames médicos que são capazes de constatar qualquer óbice ao tratamento.
  • Dependendo do tipo de calvície, o implante de cabelo pode não ser o adequado para cobrir as áreas problemáticas.

 

desvantagens implante capilar
As cicatrizes que podem ficar após este procedimento devem ser avaliadas para saber qual o tipo de tratamento para remove-las, caso estejam visiveis

Portanto, a realização do implante de cabelo, é algo procurado por várias pessoas, pois trata-se de um procedimento seguro e eficaz com relação ao combate da calvície.

Ademais, este procedimento deve ser realizado somente por um profissional qualificado e se possível, indicado.

 

Gostou deste conteúdo sobre implante de cabelo? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …