Home / Impotênica e Disfunção Erétil / Infertilidade masculina – Possíveis causas e como tratar

Infertilidade masculina – Possíveis causas e como tratar

Antigamente a infertilidade masculina não era considerada quando um casal tentava engravidar e não conseguia. Geralmente dizia-se que a mulher é que não tinha condições de alcançar esse objetivo, mas nenhuma investigação era feita no homem.

Conforme o tempo foi passando ficou nítido que não é apenas a mulher que pode ter algum problema de infertilidade, mas também o homem. Em 30% dos casos a infertilidade masculina é a única causadora das tentativas frustrantes de engravidar. Já em 20% deles está em conjunto com a infertilidade feminina.

infertilidade masculina o que é
A infertilidade masculina pode atingir cerca de 50% dos homens e deve ser tratada imediatamente para chegar a cura

Se após um ano de tentativas o casal não conseguiu nenhum teste positivo para a gravidez mesmo sem tomar nenhuma precaução para evitar isso é importante que os dois façam uma investigação. Afinal, assim como a mulher o homem também pode apresentar algum problema que impeça de realizar esse sonho.

Alguns dos problemas que comumente acomete o homem estão listados a seguir bem como seu tratamento.

Varicocele

A varicocele é um problema muito comum que causa a infertilidade masculina. Ela é caracterizada quando as veias dos testículos se encontram dilatadas e isso ocorre justamente nas veias de maior importância que são as que realizam a sustentação do testículo. Com isso a região é recebe um fluxo maior de sangue fazendo com que a área fica inchada.

A varicocele consegue impedir que a bolsa escrotal seja oxigenada e por causa disso a temperatura nesse local aumenta o que faz com que a produção do esperma diminua na grande maioria das vezes.

Esse problema pode ser ocasionado por diversos fatores como ficar muitas horas em pé ou receber uma pancada violenta nessa região. Em alguns casos a varicocele se desenvolve por causa do ritmo exagerados dos exercícios quando na adolescência. Geralmente esse problema surge entre os 15 e 30 anos e seu desenvolvimento é lento.

Dependendo do seu grau a aparência do testículo pode ser diferente já que fica inchado e as veias ficam mais grossas, aparentes. Também é comum ter homens que reclamem da sensação de peso que sente.

Como tratar

Para tratar esse problema é fundamental procurar um médico para que o diagnóstico seja feito através de exame físico. O tratamento indicado é a realização de uma cirurgia para que seja feita a retirada dos vasos sanguíneos aumentados.

Essa é uma cirurgia simples e que no mesmo dia ou, no máximo, dia seguinte, o paciente recebe alta. com apenas uma semana após esse procedimento já é possível retomar as atividades normalmente.

Problemas na ejaculação

Se o homem apresenta ejaculação retrógrada ou não tem ejaculação essa se torna mais uma causa da infertilidade masculina. Afinal, não tem como o sêmen chegar ao corpo da mulher para que encontre o óvulo e o fecunde. Por causa disso a gravidez se torna impossível de acontecer.

Na ejaculação retrógrada o homem consegue atingir o orgasmo, mas ocorre um fechamento na uretra prostática durante a transição para a bexiga. Com isso, toda a secreção que chega até a uretra prostática acaba sendo eliminada por contrações uretrais que tem início no colo vesical e vai na direção da uretra distal enquanto o homem tem o orgasmo.

Esse problema pode ser causado por esclerose múltipla, lesão medular, neuropatia autônoma, doença de Parkinson, cirurgia colo-anal, linfadenectomia retroperitoneal, uso de antipsicotrópicos e antidepressivos, álcool, simpatectomia, cirurgia aorto-ilícas, estenose uretral, prostatectomia, ressecção do colo vesical ou hiperplasia veru-montano.

Como tratar

Para que essas doenças sejam tratadas é preciso utilizar medicamentos que permitam que o sêmen saia como o fenilpropanolamina ou efedrina. Entretanto, se esse tratamento não funcionar pode ser que seja necessário fazer uma coleta dos espermatozoides para que a inseminação artificial seja realizada.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Alterações hormonais

A infertilidade masculina também pode ser causada por alterações hormonais. Mas para isso ela deve ter relação com:

  • Elevação da produção do hormônio chamado prolactina;
  • Algum distúrbio na tireoide;
  • Radioterapia;
  • Uso de anabolizantes;
  • Testosterona produzida em quantidade baixa;
  • Tumores na hipófise.

Na hipófise são produzidos dois hormônios que vão para os testículos, o LH e o FSH. O primeiro deles produz a testosterona enquanto que o segundo estimula a produção dos espermatozoides.

Quando eles estão em equilíbrio os níveis de testosterona e os espermatozoides encontram-se em condições normais e assim é possível que a mulher engravide sem precisar de tratamento. Mas quando eles estão em desequilíbrio podem causar a infertilidade e com isso ter de fazer um tratamento para que o problema seja resolvido.

Como tratar

Quando fica constatado que o problema é ocasionado por uma alteração hormonal o tratamento mais indicado para a infertilidade é o uso de injeções de hormônios. Isso deve ser feito de forma regular pelo período mínimo de 3 meses para que a quantidade de hormônios fique equilibrada no organismo. Assim a produção normal dos espermatozoides é favorecida.

Infecção no aparelho reprodutor

Quando o homem tem alguma infecção em seu aparelho reprodutor os testículos são os principais atingidos. Por causa disso a produção do sêmen bem como a qualidade dos seus espermatozoides é prejudicada.

Como tratar

Como essas infecções normalmente são causadas por bactérias e por esse motivo é preciso tomar antibióticos. Em alguns casos é preciso que a parceira também faça um tratamento para que evite que esse problema se torne recorrente.

Problemas genéticos

Quando o homem tem algum problema genético ele se torna naturalmente infértil porque não consegue ter espermatozoides no sêmen ou a quantidade que produz é muito reduzida. Por causa disso o ovulo da mulher não é fecundado.

Como tratar

Quando a infertilidade masculina está ligada a baixa produção de espermatozoides o tratamento para engravidar é a reprodução assistida. Nesse caso, é feito um procedimento para que os espermatozoides sejam retirados diretamente dos testículos através de uma agulha. Em seguida eles são colocados no útero da parceira para que a fecundação possa ocorrer.

infertilidade masculina problemas
A infertilidade masculina pode causar muitos problemas psicológicos como a depressão

Além dessa alternativa existe outra que é a fertilização in vitro. Para que ela seja realizada tanto os espermatozoides quanto o óvulo da mulher são retirados para que eles sejam unidos no laboratório. Após a formação do embrião ele é colocado no útero para que se desenvolva.

 

Gostou deste conteúdo sobre infertilidade masculina? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Diely

Check Also

impotencia sexual

Impotência sexual – Principais causas, sintomas e tratamentos.

A impotência sexual é uma situação inicialmente muito constrangedora para o homem que a tem, …