A pele com acne é algo bem característico da adolescência, a presença dela incomoda muitos jovens que para resolverem a situação recorrem a alguns cremes e pomadas para cravos e espinhas, porém quando ela se apresenta em grau mais elevado é necessário um tratamento dermatológico.
Um remédio “poderoso” para combater a acne é o isotretinoína, mais conhecida pelo nome de Roacutan.
A grande vantagem da isotretinoína é que na maioria dos casos o resultado é permanente, o paciente não terá que buscar outros tratamentos que nem sempre dão o resultado esperado.
No entanto, existe um lado negativo do uso da isotretinoína, essa substância possui alguns riscos e efeitos colaterais.
O uso desse medicamento é totalmente feito por meio de uma prescrição e acompanhamento médico, normalmente ela será indicada apenas para os casos mais graves de acne.
Este artigo explicará o que é isotretinoína, para que serve, como funciona, contraindicações, precauções, como usar, efeitos colaterais, consumo em excesso e preço.
O que é Isotretinoína
Isotretinoína ou Roacutan é uma substância derivada da vitamina A, vendida como medicamento para eliminar acne severa e resistente, somente pode ser comprado através de indicação médica. Esse elemento também é usado em tratamento de quimioterapia.
A isotretinoína pode ser comercializada em pomada, creme, gel, como também para o uso oral.
Para que serve
A isotretinoína serve para tratar acne em níveis mais elevados, quando outros remédios ou produtos para pele não estão surtindo efeito.
A acne causa alterações na pele, deixando-a inflamada e com marcas de cicatrizes que incomoda muita gente, principalmente os jovens.
Uma pele cheia de acne pode afetar até a autoestima e vida social de um adolescente, muitos para se livrarem do problema e conseguirem ter o rosto sem marcas, buscam primeiramente pelo Roacutan, porém será necessária toda uma avaliação médica para ser autorizado o uso dele.

Como funciona
O resultado da isotretinoína está relacionado à redução da atuação e tamanho das glândulas sebáceas.
O tratamento com isotretinoína ocorre quando a acne está em grau II e III, a substância elimina a ação e desenvolvimento de bactérias e inflamações, além de minimizar o surgimento de cravos.
Normalmente, o medicamento promove uma melhora da acne logo no início do tratamento, no entanto, entre a 2º e 6º semana pode ocorrer uma piora do quadro. Após esse período a acne começa a sumir gradualmente.
A resposta do Roacutan no organismo leva em média de 8 a 16 semanas, finalizado o tratamento a melhora é bastante significativa, assim o paciente não precisará realizar nenhum outro tipo de tratamento.
É possível que ao final do tratamento a acne volte a aparecem, porém as chances são baixas e caso surja o nível será menor.
O Roacutan somente será prescrito no caso de outras opções, como, por exemplo, pomadas, cremes e antibióticos não surtirem efeito. Isso porque esse remédio pode causar diversos efeitos colaterais, não sendo assim possível o tratamento a todos.
Contraindicações
A isotretinoína apresenta várias contraindicações, são elas:
- Mulheres grávidas ou que desejam ficar grávidas durante o tratamento;
- Lactantes;
- Pacientes que possuam no organismo elevados níveis de Vitamina A antes de realizar o tratamento;
- Pessoas que fazem o uso de tetraciclinas e derivados;
- Indivíduos com valores lipídicos sanguíneos com índices muito elevados;
- Pacientes que tenham hipersensibilidade a substância ou aos seus componentes;
- Como a Isotretinoína contém óleo de soja, pacientes com alergia a esse óleo não podem usá-lo;
- Pessoas alérgicas a parabenos;
- Indivíduos que tenham insuficiência hepática.
Precauções
Antes de iniciar o tratamento com isotretinoína é necessário se atentar as precauções, são elas:
Exames do fígado ou enzimas:
Antes do tratamento será necessário examinar o fígado ou enzimas, essa avaliação ocorrerá novamente após um mês de começá-lo, outras ocorrerão a cada três meses ou mais conforme indicação médica.
Caso haja alguma alteração significativa das enzimas, a dose poderá ser diminuída ou suspendida.
Metabolismo lipídico:
Os lípides no sangue precisam ser avaliados antes de iniciar o tratamento, um mês depois e a cada três meses ou mais se solicitado pelo clínico.
Se for diminuída a dose do medicamento ou suspendida, os níveis de lípides no sangue se normalizarão.
Caso exista uma elevação de triglicérides, essa alteração pode está associada com pancreatite aguda que é fatal, devido a isso sempre deve ser feito o controle dessa taxa.
Distúrbios psiquiátricos:
Sintomas como depressão, sinais psicóticos, alguns suicídios e tentativas em quantidade muito pequenas, foram registrados em pacientes que estavam em tratamento com a isotretinoína, porém não existi comprovação estabelecida de uma relação entre eles.
Indivíduos que apresentem sintomas de depressão devem ser acompanhados e direcionados ao tratamento de um profissional da área caso necessário.
Distúrbios do musculoesquelético e tecido conectivo:
Pacientes que se submetem a altas doses de isotretinoína, ultrapassando a recomendada nos tratamentos de acne estão suscetíveis a alterações ósseas, como o fechamento precoce de epífises, hiperostose e calcificações de tendões e ligamentos.
A diminuição da tolerância ao exercício intenso pode causar dores nos músculos e articulações.
Indivíduos em tratamento com isotretinoína que estão em atividade física intensa podem ter elevação isoladas de creatinofosfoquinase sérica.
Redução da contagem de células brancas e vermelhas:
Redução da contagem de células vermelhas e contagem de células brancas e raros relatos de agranulocitose podem ocorrer ao usar a substância. Caso ocorra uma queda brusca da contagem de células brancas a isotretinoína terá que ser suspendida.
Problemas na pele:
Pode acontecer uma piora no quadro de acne do paciente, porém esse efeito é normal e possivelmente não haverá necessidade de ajuste da dose.
A exposição ao sol deve ser evitada, mas quando necessário deve ser usado protetor solar de fator maior que 15.
A depilação com cera deve ser evitada por um período de no mínimo 6 meses depois que finalizado o tratamento, para evitar que a pele seja machucada, crie cicatrizes ou dermatite.
É importante usar protetor labial durante o uso da medicação para evitar o ressecamento dos lábios.
Algumas reações graves na pele estão relacionadas ao tratamento com isotretinoína, elas podem gerar risco de vida ao paciente e levar a morte, devido a isso o indivíduo precisa ser cuidadosamente monitorado e caso necessário a substância precisará ser interrompida.
Problemas visuais:
Ressecamento dos olhos, inflamação no contorno das pálpebras, conjuntivite, opacidades nas córneas, redução da visão noturna e ceratite, são efeitos que normalmente somem depois que descontinuado o tratamento.
Se os olhos ficarem ressecados é possível minimizar essa ação através do uso de lubrificantes oculares ou lágrimas artificiais.
Com a chance de apresentar ceratite, o paciente com ressecamento ocular precisa ser acompanhado por um profissional da área.
Em caso de dificuldades visuais o médico deverá ser consultado, se necessário o tratamento será suspendido.
O uso de lente de contato pode causar intolerância, para evitar isso deve ser optado o óculos no período do tratamento.
Hipertensão intracraniana benigna:
Em situações mais raras podem surgir hipertensão intracraniana benigna, os sinais dela envolve: cefaleia (dor de cabeça), vômitos, náuseas, edema de papila e distúrbios visuais.
Caso o paciente apresente esses sintomas deverá ser consultado pelo médico que está acompanhando seu tratamento.
Distúrbio gastrintestinal:
A isotretinoína pode está relacionada a doença inflamatória intestinal em pacientes sem histórico prévio de desordens intestinais. Caso o indivíduo apresente diarreia hemorrágica deverá procurar o médico, pois o uso será suspenso imediatamente.
Reações alérgicas:
Alergia sistêmica tem apresentado pouca incidência, os relatos são apenas no caso de prévia exposição a retinóides. Outro caso raro são as alergias cutâneas.
Pode surgir inflamação dos vasos das extremidades com hematomas e equimoses e envolvimento de outros órgãos sem ser a pele.
Nos casos de reações alérgicas mais graves, será necessário procura o médico para suspender o uso e receber o devido acompanhamento.
Pacientes especiais:
Pacientes diabéticos, obesos, alcoólatras ou com distúrbio do metabolismo lipídico que estão em tratamento com isotretinoína poderá ter que realizar exames dos valores lipídicos e glicemia com maior frequência.
Se o indivíduo possui ou está com suspeita de diabetes, será indicado a verificação constante dos níveis da glicose sanguínea.
Elevação dos índices de glicose no sangue quando em jejum e casos de diabetes foram diagnosticados no período de tratamento com isotretinoína.
Pacientes pediátricos:
Não há estudos do tratamento com isotretinoína em pacientes de idade menor que 12 anos.
Pacientes idosos:
Estudos do uso de isotretinoína em pacientes acima de 65 anos ainda são experimentais em situações que não envolvem a acne.
É indicado o acompanhamento de pacientes idosos e frequente o monitoramento dos níveis séricos de creatinina, colesterol, triglicérides e da função renal, pois esse grupo pode apresentar diminuição da função renal e dislipidemias devido idade avançada.
Pacientes do sexo masculino:
Os níveis de exposição materna ao sêmen e fluido seminal em usuários de isotretinoína não apresenta risco de teratogenicidade.
Precauções adicionais:
A isotretinoína jamais deve ser repassada a outras pessoas. Cápsulas não usadas devem ser devolvidas no final do tratamento ao farmacêutico responsável.
O indivíduo deve evitar doação de sangue até 1 mês que finalizado o tratamento.
Somente usar o medicamento sobre recomendação médica.
Devido a diminuição da visão noturna, pessoas que dirigem ou trabalham operando máquinas devem ter cuidado.
Como usar
A isotretinoína em cápsula deve ser tomada via oral de 1 ou 2 vezes por dia durante as refeições. A cápsula não deve ser aberta, cortada ou mastigada.
Caso seja necessário o medico ajustará a dose de acordo com a situação e especificação de cada paciente.
Recomenda-se que o tratamento se inicie com 0,5 mg/kg diário, podendo varia entre 0,5 e 1,0 mg/kg/dia.
Indivíduos com acne no tronco ou doenças graves podem ter a dosagem mais altas de até 2,0 mg/kg.
Você também pode gostar destes conteúdos:
- 12 Dicas de Como Prevenir e Evitar a Calvície
- Conheça as causas e tratamentos para calvície feminina
Efeitos colaterais
A isotretinoína pode oferecer alguns riscos e efeitos colaterais, podendo ser:
- Defeito permanente no feto;
- Ressecamento das mucosas;
- Queda de cabelo;
- Sangramento nasal;
- Pele ressecada;
- Dor nos músculos e articulações;
- Dores de cabeça;
- Aumento do colesterol;
- Aumento de triglicerídeos;
- Urticária;
- Alterações das enzimas hepáticas;
- Pancreatite;
- Hepatite;
- Diminuição dos níveis de testosterona;
- Lesões extensas nos testículos;
- Lábios ressecados;
- Doenças respiratórias;
- Diminuição do colesterol HDL;
- Hipotireoidismo;
- Redução da imunoresistência.

Consumo em excesso
O consumo em excesso pode causar ressecamento dos lábios, rachaduras na pele, cefaleia (dor de cabeça) e perturbações visuais, esses são os sintomas de hipervitaminose A. Caso tenha usado uma super dosagem, suspenda o uso da medicação e procure seu médico com urgência.
Preços
A Isotretinoína 20 mg com 30 Cápsulas pode custar entorno de 50 a 130 reais.
Gostou deste artigo sobre Isotretinoína? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!