Home / Beleza / Labioplastia- O que é, como funciona e preço.

Labioplastia- O que é, como funciona e preço.

A aparência da região vaginal pode desagradar algumas mulheres, devido a isso surgiram cirurgias como a labioplastia destinada a reparar especialmente essa parte do corpo feminino.

Um dos países que mais realizam cirurgias íntimas femininas é o Brasil. O tipo mais procurado de intervenção na vagina é a labioplastia, também conhecida como ninfoplastia.

Geralmente a procura tem o objetivo totalmente estético, as pessoas que realizam querem se libertar da insegurança devido o aspecto da região íntima ou querem melhorar a relação sexual.

Este artigo abordará o tema labioplastia, definindo o seu conceito, como é feita, indicações, resultados esperados e riscos, cuidados após a intervenção e quanto custa.

Saiba mais sobre a labioplastia e esclareça suas dúvidas com relação ao assunto.

 O que é labioplastia?

 É a cirurgia realizada para retirar a pele dos lábios vaginais, com o propósito de diminuí-los tornando seu tamanho normal, melhorando a parte estética e também funcionalidade da área íntima.

o que é labioplastia
Saiba mais sobre a labioplastia e para que serve este procedimento

Os pequenos lábios vaginais tem a atribuição de guardar a entrada da vagina, buscando impedir o aparecimento de infecções, e contribuindo com a lubrificação da região.

Se a redução dessa parte íntima for feita de maneira exagerada resultará no ressecamento, geralmente após a menopausa, período em que a lubrificação da região vaginal diminui.

Normalmente as alterações externas do órgão genital feminino estão ligadas a situações que surgem com o avançar da idade, no entanto nem todos os casos são esses.

Existem certas circunstâncias que as modificações são hormonais e estão associadas à adolescência, diabetes, obesidade, gestações, entre outras.

Como é feita a labioplastia?

 Na maior parte as cirurgias são simples, onde a paciente não precisa receber uma anestesia geral, sendo aplicado à mesma apenas a anestesia local e sedação, geralmente o tempo médio para a realização do procedimento é de 1 hora.

Durante a labioplastia é removido pelo médico cirurgião parte dos pequenos lábios, reconstruindo a área em seguida. Os pontos dados depois da retirada são absorvidos pelo organismo, não precisando ser feita a remoção dos mesmos posteriormente.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Como todo o método estético, as marcas da cirurgia de labioplastia também permanecem na pele da região vaginal operada. No entanto, as cicatrizes da área são pouco visíveis, isso devido à forma do ponto utilizado, tipo de pele do local e lugar da cicatriz.

A alta é recebida no mesmo dia da cirurgia, geralmente após 6 horas do término do procedimento.

Indicações da labioplastia

 Apesar de ser normal os pequenos lábios vaginais possuírem diversas formas (alongados, curtos, com dobras ou ondulações) e tamanhos (mulheres da população san da África do Sul possuem os pequenos lábios vaginais com até 11 cm de comprimento), existindo assim uma grande diversidade, boa parte das mulheres ainda buscam pelos lábios de tamanhos menores.

A labioplastia é indicada a pacientes que querem melhorar a parte estética ou psicológica, devido sentirem vergonha em certas situações como, por exemplo, ao usar roupas de banho ou ginástica. Pode ser sugerida também a mulher que não conseguem fazer a higienização adequada da área.

Quando os pequenos lábios são maiores as mulheres podem sentir incômodo na região, principalmente durante o sexo.

O desconforto na área acontece quando os lábios entram para dentro da vagina devido o atrito do pênis durante a relação sexual. Além disso, podem ocorrer pequenas lesões justamente pele fricção com a pele, somente solucionado através da ninfoplastia.

 Resultados esperados

 O retorno esperado para a cirurgia de ninfoplastia é duradouro, porém a região íntima ainda pode passar por mudanças devido ao envelhecimento natural da área que pode causa flacidez. Seguem abaixo os benefícios da labioplastia:

  • Diminuição do tamanho dos pequenos lábios;
  • Relações sexuais sem dor ou desconforto;
  • Possibilidade de usar determinadas roupas sem gerar constrangimento;
  • Não prejudica ou afeta o parto;
  • Facilidade da higienização íntima;
  • Aumento da autoestima feminina.
Resultados esperados labioplastia
Veja o que se pode esperar deste procedimento

Riscos da ninfoplastia

 Como qualquer procedimento cirúrgico a paciente pode correr alguns riscos, como:

  • Má cicatrização;
  • Irregularidade dos lábios;
  • Perda momentânea da sensibilidade na região;
  • Hematoma;
  • Infecção;
  • Abertura dos pontos.

 Cuidados após a intervenção

 O pós-operatório dessa cirurgia geralmente não é doloroso a não ser para as situações de grande inchaço na região. Os remédios prescritos pelo médico são analgésicos comuns.

É normal que a pessoa volte para casa no mesmo dia depois do procedimento, com exceção de situações raras em que o profissional médico solicite a internação.

A proeminência e hematomas na área normalmente desaparecem em 14 dias. A cirurgia a laser tem recuperação mais rápida, onde o inchaço e equimose são menores. Para diminuir a proeminência, o médico pode sugerir compressas frias por cerca de três dias.



Quanto as paciente que trabalham em atividades administrativas, o retorno as suas tarefas é em torno de 3 dias, porém sem esforço físico. Os exercícios físicos podem voltar a serem realizados após de 3 semanas.

Não devem ser usadas roupas apertadas em período inferior a 30 dias. Banhos de mar ou piscina somente após 22 dias da cirurgia.

É indicado o uso de protetores diários na primeira semana.

Devem-se evitar as relações sexuais por um tempo de 30 dias.

O procedimento tem o seu resultado total depois de 6 meses, esse também é o período dá cicatrização completa da região.

 Contraindicações

 A labioplastia pode ser contra indicada em algumas situações. Seguem elas abaixo:

  • Grávidas;
  • Mães que estão amamentando;
  • Mulheres com problemas de pele na região íntima;
  • Mulheres com doenças infecciosas na área vaginal;
  • Problemas com cicatrização;
  • Coagulação/doenças cardiovasculares;
  • Não deve ser realizada no período menstrual.

 Quanto custa uma labioplastia?

 A labioplastia pode custar em volta de R$ 3.000,00 a R$ 6.000,00 dependendo do local. O valor envolve os gastos com hospital, cirurgia, anestesia e revisões.

Para qualquer tipo de cirurgia deve ser analisada a qualificação médica do profissional, visto que se o procedimento é realizado de forma inadequada pode causar malefícios a paciente e resultados indesejados.

Além disso, é necessário verificar a estrutura do hospital, identificando se ele tem condições físicas e materiais adequados para a cirurgia.

Espero que este artigo sobre labioplastia tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas e curiosidades, se gostou deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto e curta O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dermacosmeticos

Dermocosméticos

Os dermocosméticos já são conhecidos das mulheres, principalmente as que estão acima dos 30 anos …