Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Levedura de Cerveja – 9 benefícios principais e contraindicações

Levedura de Cerveja – 9 benefícios principais e contraindicações

Ao se falar em levedura de cerveja, usualmente, a primeira coisa que salta a mente é a bebida alcoólica tão tradicionalmente apreciado ao redor do mundo. Mas nesse caso estamos falando de um fungo, Saccharomyces cerevisiae, responsável dentre outras coisas pela fermentação da cerveja, propriamente dita.

Esse microrganismo, além de fermentar nosso pão e nossa cerveja, também se tornou um complemento alimentar muito rico e que pode ser consumido para trazer diversos benefícios à saúde. O processo de fermentação pelo qual esse fungo passa produz uma grande variedade de vitaminas, proteínas e minerais.

Além de saudável, a levedura de cerveja, é barata e fácil de encontrar. Disponível em diversas formas, desde pó até granulada e em quadradinhos, pode ser comprada em supermercados, farmácias e lojas especializadas.

Como alimento e complemento alimentar propriamente dito, a levedura de cerveja tem ganhado cada vez mais popularidade e vem aparecendo com cada vez mais frequência na mesa dos brasileiros. Além disso, ela já vem pronta para o consumo, podendo ser acrescentada apenas a pratos prontos, mas também existem diversas receitas de como se utilizar o levedo de cerveja na culinária.

A seguir listaremos uma série de benefícios da levedura e, por isso, razões para que se inclua esse complemento alimentar especialmente no café da manhã.

9 Benefícios da levedura de cerveja

Por ser rica em diversos componentes necessários ao bom funcionamento do organismo a levedura da cerveja é utilizado principalmente como suplemento alimentar, complementado a alimentação diária.

Além de ajudar a balancear a alimentar, podendo representar um importante papel na ingestão diária de proteínas e minerais, ajuda a regular o funcionamento do organismo e mesmo aumenta a resistência do sistema imunológico.

Dentro os benefícios da ingestão desse suplemento estão:

  1. Ajuda na regulação intestinal – É um alimento rico em fibras, que ajuda a regular o funcionamento do intestino e evitar casos de prisão de ventre e mesmo diarreia. Também ajuda a reforçar a flora intestinal, membrana mucosa que cobre o intestino, evitando os desconfortos que podem ser causados por gases ou inchaço abdominal.
  2. Auxilio nas práticas esportivas e musculação – Devido à grande concentração de minerais e nutrientes presentes na levedura da cerveja, especialmente um grande nível de proteínas, esse alimento além de ser ótimo suplemento para quem pratica musculação, também prove o organismo com grandes quantidades de energia, auxiliando nas práticas esportivas, ou mesmo para pessoas que experimentam períodos de cansaço e indisposição excessivos.
musculação levedura de cerveja
A levedura de cerveja pode ser a melhor opção para ajudar a ampliar os efeitos da musculação

Essa característica também a torna uma excelente fonte de nutrientes em casos de anemias ou crianças com alimentação deficiente em vitaminas.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Ajuda no controle de peso – Apesar de não possuir nenhuma característica diretamente ligada à perda de peso, esse alimento rico em fibras ajuda no regulamento do sistema digestório, o que resulta em uma melhora na queima e aproveitamento calórico, o que vai gerar resultados notáveis no controle de peso, quando aliado a dieta e rotina de exercícios adequada.

Ainda é válido de nota, que nenhum tipo de alimento, por mais que seja indicado como funcional para perda de peso, deve ser ingerido de forma desregulada, pois o acrescimento na ingestão de calorias de forma desmedida poderá levar ao efeito contrário ao desejado. Além disso, todo alimento que auxilia na perda de peso deve ser combinado com a dieta e exercícios adequados para cada pessoa.

  1. Melhora o sistema imunológico – Dentre a grande quantidade de vitaminas, sais minerais e aminoácidos obtidos através da ingestão desse alimento, também está o Selênio, que atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e melhorando a predisposição do organismo a reagir de forma eficiente contra agentes patogênicos.

Também pode auxiliar o corpo na produção de células vermelhas (hemácias), em casos de anemia.

  1. Atua na glicose e no apetite – A adição da levedura na alimentação pode reduzir a ansiedade por doces, ajudando a se manter uma alimentação mais saudável e balanceada. O melhor funcionamento do trato digestório também auxilia no controle da dieta.

Além disso, alguns especialistas, consideram o papel da levedura na prevenção à diabetes, ou até mesmo no auxílio àqueles que já possuem a doença (em caso de uso de remédios para diabetes, deve se consultar um médico antes), por possuir uma dosagem de crômio em sua composição, nutriente este que ajuda o organismo a regular a função de insulina no organismo, ajudando no controle dos níveis de açúcar no sangue.

  1. Melhora na pele e nas unhas – Por conter uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, a levedura da cerveja pode auxiliar no equilíbrio nutricional do organismo, evitando o risco de inflamações ocorrerem, com isso atua diretamente no combate a acne e outras inflamações cutâneas, além de alguns também admitirem a possibilidade de auxílio no combate ao câncer de pele em vista de sua grande colaboração para a saúde desta. Essas vitaminas também são essências para a força e saúdes de cabelos unhas.
  2. Regulação do colesterol – Quando incorporado a dieta e auxiliado por uma rotina de exercícios regular, existe uma notável correlação do consumo da levedura e a diminuição do colesterol ruim (LDL), além de um aumento no colesterol bom (HDL). Esse efeito ajuda a manter um coração e sistema circulatório saudável, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como acidentes vasculares cerebrais e mesmo reduzindo a chance de ataques cardíacos.
  3. sistema nervoso levedura de cerveja
    A levedura de cerveja pode melhorar o seu sistema nervoso e auxiliar no seu funcionamento

    Melhora a saúde do sistema nervoso – As propriedades energéticas desse alimento, presentes tanto em sua atuação na quebra de glicose como na regulação do sistema digestório, influi diretamente no combate não apenas no cansaço físico, combatendo o estresse do dia-a-dia, mas também prove o cérebro com uma melhor quantidade de energia, auxiliado pela presença das vitaminas do complexo B, ajudando numa melhora da capacidade de reter informações, podendo atuar de forma sensível numa melhora da memória.

  4. Ajuda no combate aos sintomas da TPM – Alguns também indicam o alimento em vista de suas propriedades de controle do apetite e inchaços, como um bom auxílio contra os sintomas da TPM, regulando o organismo para evitar, além desses, as oscilações de humor, em vista do equilíbrio e melhora que ele traz ao sistema nervoso.

Contraindicações

Em vista de suas características naturais, já citadas acima, a levedura não causa nenhum tipo de efeito colateral em pessoas saudáveis, ainda assim é necessário se atentar a alergias contra o alimento. Pessoas que estejam usando regularmente medicamentos controlados, especialmente contra diabetes, devem consultar um especialista antes de acrescentar o suplemento em sua alimentação diária.

Para uma melhor eficiência do uso da levedura no auxílio à dietas, um especialista deve ser consultado para ajudar a controlar as dosagens desse alimento a serem adicionas no dia-a-dia.

Gostou deste artigo sobre levedura de cerveja? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …