Home / Uncategorized / Mau hálito – Sintomas, causas, prevenção e tratamentos

Mau hálito – Sintomas, causas, prevenção e tratamentos

Você certamente já ouviu falar de alguém que tenha mau hálito ou talvez já tenha sido essa pessoa, certo?! Em alguns momentos ninguém está livre dessa situação e por isso é importante entende-la da melhor maneira.

Por mais comum que possa parecer, muita gente ainda desconhece coisas importantes a respeito do mau hálito, como por exemplo quais as causas do mau hálito. Nesse conteúdo falaremos sobre elas.

Além disso, perguntas aparentemente mais óbvias como se mau hálito pega ainda são feitas pelas pessoas que tem desconhecimento do tema, achando inclusive que o mau hálito se restringe a boca, sem saber que existe também mau hálito vindo da garganta.

Então se você tem mau hálito ou conhece alguém que o tenha e quer saber se mau hálito tem cura, fique atento no conteúdo bem especial que preparamos e esclareça suas dúvidas. Boa leitura!

O que é?

O mau hálito como conhecemos, ou halitose – seu nome científico – é um odor liberado pela região bucal que pode ser proveniente de várias causas.

mau hálito o que é
O mau hálito é proveniente de uma má higiene bucal ou até mesmo de uma doença específica chamada de halitose

Por ser um odor gerado pela região bucal, normalmente se imagina que ele seja proveniente dela e na maioria dos casos sim, no entanto pode representar problemas presentes mais internamente no organismo.

Muitas pessoas não dão atenção devida à problemas com o mau hálito, isso porque é comum que elas se acostumem com o cheiro, haja visto que o nariz está muito próximo a boca, e sequer sabem que tem essa característica.

No entanto, o mau hálito não pode ser ignorado por quem o possui e deve ser investigado o quanto antes. Em alguns casos pode se tratar de algo simples, porém em outros pode representar algo mais grave, como explicaremos no conteúdo abaixo.

Sintomas

O mau hálito não é algo que seja totalmente incomum de acontecer com as pessoas, por algum descuido ou desconhecimento em algum momento da vida todos nós nos reconhecemos com mau hálito ou sabemos de alguma situação do tipo.

O sintoma é muito objetivo e nada discreto, um mal odor vindo da boca. O que faz com que o mau hálito gere um mal-estar não somente para a pessoa que o tem, como para as pessoas que o cercam.

O sintoma é super constrangedor, todo mundo em algum momento já esteve perto de alguém com mau hálito e não soube o que fazer para avisa-lo. Em muitos casos a pessoa não tem a menor consciência do hálito que está em sua boca, e caso não haja intimidade, não temos muita abertura para avisa-la.

Por isso, ter mau hálito acaba se tornando também motivo de piada entre alguns grupos que podem chegar a excluir a pessoa em questão, justamente por ela não perceber. Ninguém quer ser essa pessoa, certo?

Por isso é importante estar atento a saúde bucal como ficamos atentos ao resto do nosso corpo, perguntar para alguém se preciso for e tentar entender que tipo de causa pode ter gerado esse odor em sua boca.  Listamos as causas mais conhecidas a seguir, talvez você se identifique com alguma delas.

Causas

Diferente do que se pode pensar, por ser algo aparentemente tão simples, o mau hálito tem algumas causas entre as possibilidades do seu surgimento. Muita gente ainda se pergunta se o mau hálito pega, e não, o mau hálito é um problema do seu organismo.

Caso você tenha mau hálito, é importante conhecer algumas delas para tratar da forma exata. São eles:

  • Falta de Higiene

Uma das principais causas do mau hálito, e certamente uma das mais associadas à ele é justamente a falta de higiene ou higiene que não é feita de maneira correta. É muito comum que existam restos minúsculos de alimentos ingeridos entre os dentes.

Pequenas partículas que não são eliminadas caso não haja escovação adequada ou o uso do fio dental, por exemplo. Essas partículas acabam gerando um odor muito desagradável que conhecemos como mau hálito.

  • A língua

Muitas pessoas tem o hábito de escovar e higienizar os dentes e esquece-se da limpeza da língua, que acaba retendo nas papilas gustativas restos e o odor dos alimentos. A má limpeza da língua também é uma causa do mau hálito.

  • Abcessos e Cáries

Outra causa muito conhecida que origina o mau hálito é a presença de abcessos na boca. Na realidade, qualquer possível cavidade, lesão e ferimento é um potencial causador do mau odor que sai da boca. O mesmo acontece com ás cáries, quem as tem tende a desenvolver mau hálito também.

  • Tabagismo

É comum que se imagine que fumar seja um causador de mau hálito pelo intenso cheiro de cigarro que fica presente na boca de quem fuma, no entanto, o motivo não é exatamente esse.

O tabagismo acaba deixando a boca com características mais secas e essa falta de saliva que gera um possível mau hálito. Alguns medicamentos quem também ressecam a boca causam o mesmo resultado.

  • Câncer e outras doenças

Por mais que seja mais raro do que as outras causas citadas acima, existe também a possibilidade do mau hálito funcionar como um aviso do seu corpo sobre alguma doença, por isso é importante estar em contato com um médico.

Um sintoma muito comum dessa causa, por exemplo, é quando se percebe o mau hálito vindo da garganta e não da boca, nem dos dentes ou da língua como é o habitual.



As doenças que podem gerar mau hálito vão desde uma gengivite a um possível câncer na boca, no entanto não se precipite sem ter a certeza profissional do que se trata. Outras doenças como diabetes, distúrbios renais ou estomacais também estão na lista.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Diagnóstico

A questão do diagnóstico é uma parte imprescindível para o reconhecimento dos sintomas, não somente pela finalidade de se obter uma direção a respeito do seu mau hálito, como por obter uma direção correta!

Parece brincadeira, mas a grande maioria das pessoas entende que elas mesmas são capazes de dissernir as causas do seu mau hálito e tratá-las.

Isso não quer dizer que em alguns casos elas não acertem, passando a se preocupar muito mais com um tempo de escovação mais elaborado e com mais atenção, a disciplina em usar fio dental depois de todas as refeições e até mesmo a limpeza da língua. No entanto, não é raro de acontecer do motivo pode ser outro.

Nesse caso, por mais que seu hálito tenha uma causa mais “fácil” de resolver, é muito importante que desde o primeiro momento do mau hálito reconhecido você procure um médico de sua confiança, nesse caso um dentista.

Muitas pessoas tem o hábito de ter um médico para cada especialidade e fazerem exames de rotina para garantir a saúde e acabam se esquecendo dos dentistas e da saúde da boca.

Caso você não tenha um profissional de confiança, peça uma indicação de alguém que você confie e solucione a dúvida da causa do seu mau hálito. Esse mal só poderá ser bem tratado e solucionado se você conhecer a causa correta.

Prevenção e Tratamentos

O mau hálito quando vindo da limpeza da boca, felizmente, é um tipo de incomodo fácil de resolver, mesmo que por vezes possa demorar a ser descoberto pela própria pessoa, quando descoberto cabe somente a ela procurar por modos de extinguir esse odor de sua boca.

O mau hálito tem cura e a maneira mais prática de evita-lo se dá através da disciplina. É preciso ter disciplina para administrar bem todos os processos que compõem a higiene bucal.

A disciplina se indica por que os processos são alguns e tendem a ser repetitivos durante algumas vezes no dia e muitas vezes as pessoas acabam “deixando para depois” ou não encaram esses hábitos com seriedade.

  • Fio Dental

Entre os hábitos está o de passar fio dental entre os dentes. Por incrível que pareça, muitas pessoas não são adeptas do uso do fio dental. Boa parte delas, só o utiliza quando sente que algum pedaço de alimento ficou entre os dentes ou após ingerir algo específico, como carnes por exemplo.

fio dental mau hálito
O fio dental deve ser o primeiro passo para acabar com o mau hálito e melhorar a sua higiene bucal

No entanto, o uso do fio dental é importante após qualquer tipo de refeição. A possibilidade de restarem pequenos pedaços de alimentos entre os dentes de sua boca existe e não é pouca.

Então é preciso passar fio dental para removê-los, antes que eles comecem a produzir um cheiro desagradável.

  • Escovação

Felizmente a escovação já é um hábito encarado com seriedade pela maioria das pessoas, escovar os dentes todos os dias após as refeições é muito importante! Mais que isso, é fundamental.

É preciso, é claro, que essa escovação seja bem-feita. Muitas pessoas confundem força, velocidade e quantidade da pasta com a qualidade da escovação, quando não. Basta apenas uma pequena quantia de pasta de dente, para uma escovação devagar e mais detalhada.

Uma das coisas que pode ser inserida na escovação, caso alguém ainda não faça, e está totalmente ligado ao crescimento do mau hálito, é a língua. Escove a língua suavemente sempre.

  • Enxaguante Bucal

Não são poucas as pesquisas que afirmam que o enxaguantes bucais são muito precisos no combate ao mau hálito. Portanto, depois de passar o fio dental e escovar todos os dentes, utilize o enxaguante que garantirá seu hálito por mais um tempo, além de ajudar a saúde bucal.

Gostou deste conteúdo sobre mau hálito? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

emulsão scott

Emulsão Scott – O que é, para que serve benefícios e preço

A Emulsão Scott é o conhecido óleo de bacalhau, uma receita do tempo de nossos …