Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Óleo de citronela – Repelente e outros benefícios

Óleo de citronela – Repelente e outros benefícios

Sabe aquela época em que os mosquitos aparecem em casa com tanta frequência que se torna uma preocupação encontrar uma forma de evita-los, como com óleo de citronela repelente.

Ninguém quer correr risco de ficar doente ou contrair algum mal-estar por algum inseto ou ter em casa qualquer tipo de praga, por isso o óleo de citronela é tão importante. Muita gente nem sabe para que serve o óleo de citronela e por isso, resolvemos explicar.

Nesse conteúdo você encontrará como fazer óleo de citronela, além de entender que tipos de benefícios ele traz imediatamente no momento de sua aplicação e onde pode ser aplicado.

Também ensinaremos como fazer óleo de citronela caseiro, uma das dúvidas que mais se tem a respeito do óleo de citronela depois que as pessoas percebem o quão importante eles são ao agir com eficácia e numa fórmula natural que não agride ao corpo humano.

Vamos entender melhor o que é o óleo de citronela e que tipo de benefícios ele pode nos causar? É só acompanhar esse conteúdo. Boa leitura!

O que é?

Óleo de citronela é um óleo derivado da citronela, planta de origem europeia que tem como sua característica mais marcante o cheiro. O cheiro da citronela e do óleo da citronela é super agradável, tendo propriedades calmantes em sua composição.

o que é oleo de citronela
O óleo de citronela é um ótimo repelente para mosquitos e ainda pode trazer outros benefícios para a nossa saúde

Além disso, devido a algumas características muito paralelas a limpeza e saúde, a incorporação do óleo de citronela em inúmeras linhas de produtos de limpeza e produtos repelentes fez com que a planta se popularizasse de forma muito rápida, hoje se tornando muito conhecida.

O cheiro de citronela é aquele tipo de cheiro difícil de não identificar, e mesmo que seja mais suave para uns e mais enjoativo pra outros, o óleo de citronela tem propriedades muito importantes pra todos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios

Atualmente um dos benefícios mais conhecidos do óleo de citronela é a sua capacidade de repelente que até pouco tempo atrás não era um fato popularmente a mostra. Muito se deve a utilização do óleo de citronela no componente de produtos voltados para o combate ao mosquito de grandes marcas.

Além disso, a função repelente não uma das mais conhecidas do óleo de citronela. Todos que o conhecem sabe o quanto seu cheiro é característico e isso faz com que ele seja também amplamente utilizado como produto de limpeza.

Algumas pessoas utilizam o óleo de citronela no tratamento de aromaterapia, equilibrando a harmonia do cheiro para o olfato das pessoas e mesmo quando passamos como produto de limpeza na casa já é possível sentir essa espécie de capacidade de suavizar o ambiente.

Além disso, ele acaba sendo eficaz também, quando utilizado para limpeza do chão de casa por exemplo, como pesticida combatente não somente a mosquitos como outras pragas, como outros insetos, traças e pulgas.

beneficios oleo de citronela
O óleo de citronela é um dos melhores repelentes naturais de mosquitos e pode acabar com o incomodo causado pelos insetos na mesma hora de aplicação

Como Usar

Devido a sua característica repelente muita gente se pergunta como fazer óleo de citronela e importância no dia a dia, não somente para mosquitos mais de outros insetos como citado anteriormente.

Por isso, apresentamos aqui uma receita de óleo de citronela caseiro, muito importante para o bem estar de sua casa e prevenção da saúde de sua família.

Você vai precisar de:

– Óleo de Citronela;

– Óleo de Amêndoas;

– 8 (oito) colheres de sopa de Álcool 70;

– 5 (cinco) colheres de sopa de água;

– 1 (um) borrifador;

Modo de fazer:

Para fazer é mais simples que o borrifar e matar os mosquitos, apenas misture a água e o álcool dentro do borrifador e adicione cinco gotinhas de cada óleo presente na receita, o de citronela e de amêndoas.

Caso você goste mais do cheiro de citronela, acrescente umas gotinhas a mais para deixar mais notável a presença do óleo. Você pode utilizar como repelente pessoal, para evitar a chegada de mosquitos e se colocar em risco.

Mas você também pode utilizar como repelente para casa, borrifando em cantinhos e lugares específicos, até mesmo em alguns lugares que estão fechados por algum tempo, apresentando cheiro estranho e até mesmo mofo.



Contraindicações

A citronela e o óleo de citronela não apresentam em si contraindicações no que se refere à grandes riscos, porém como qualquer produto com características e propriedades deve ser usado com atenção para que se evite ao máximo os problemas.

Como a citronela tem grande aplicação na pele, por exemplo, é importante que a pessoa saiba antes de aplicar se tem alguma restrição àquele composto em sua pele, podendo provocar algum tipo de alergia ou irritabilidade. Nesse caso é importante testar em uma parte pequena da pele.

Outra coisa que parece bem boba a respeito da citronela, mas essa no caso específico da planta, é a sua semelhança com algumas outras ervas e por isso em alguns casos a ingestão indevida da planta. Algo que se deve tomar cuidado mesmo como óleo de citronela.

Gostou deste artigo sobre óleo de citronela? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!


About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …