Extraído da copaibeira, árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, com ocorrência no Brasil na Floresta Amazônica, o óleo de copaíba tem uma série de propriedades medicinais, as quais podem ser aplicadas a diversos males.
Desde décadas, o óleo de copaíba era usado por indígenas como remédio, hoje com a difusão do óleo em diversas regiões do Brasil, este bálsamo tem demonstrado efeitos positivos no que tange a reduzir processos inflamatórios, melhora da qualidade da saúde e até mesmo como remédio natural para problemas psicológicos.
Diferente da maioria dos diversos tipos de óleos vegetais, o óleo de copaíba não é extraído a partir das sementes dos frutos, é extraído a partir do tronco. Sendo que é produzido no caule da planta e vai para o tronco, tratando-se de uma substancia produzida para desintoxicação do organismo (árvore) e age como um mecanismo de defesa da planta contra ataques de animais, bactérias e fungos.
Mas afinal para que é indicado o óleo de copaíba? Veja a seguir as indicações, os benefícios e os cuidados ao usar o também chamado bálsamo de copaíba.
Para que é indicado
O óleo de copaíba tem se mostrado um excelente remédio para diversos males, sendo indicado para:
- Problemas na pele, tais como: psoríase, dermatites diversas e eczemas;
- Hidratação da pele;
- Esterilização e desinfecção de tecidos lesionados;
- Aceleração da cicatrização;
- Estimulação das funções dos rins;
- Combate do estresse;
- Expectoração e diminuição de tosses;
- Redução da pressão arterial;
- Tratamento de infecções no trato urinário;
- Redução da oleosidade excessiva da pele, principalmente do rosto.

Benefícios do uso do óleo de copaíba
Existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios do óleo de copaíba nos seguintes aspectos:
Prevenção de doenças, como o câncer
Conforme mostra um estudo feito na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o óleo de copaíba tem efeito benéfico na prevenção de diversos tipos de câncer, dentre os quais estão: o de pulmão, o de pele, o de mama, o de rins e o de próstata. Além disso, este óleo se mostrou eficiente também no tratamento de doenças degenerativas como a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e de infecções por parasitas como a leishmaniose.
Tratamento alternativo para problemas de pele
Um dos principais benefícios tragos por este óleo é como tratamento natural da pele, isso porque, possui diversas propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Significa dizer que este não só nutre a pele, assim como contribui na cura de condições adversas como: picadas, erupções, dermatites, eczemas, feridas, entre outros. Para usar o bálsamo para este fim, basta aplicar um algodão embebido com o mesmo. Sua pele ficará hidratada e contribuirá não só para os problemas supracitados, como também para: suavizar marcas de expressão e melhorar o aspecto irregular da pele (como estrias, por exemplo), pois haverá a estimulação da produção natural de colágeno.
Tratamento de problemas respiratórios
Neste caso o óleo deve ser usado como um expectorante, ele irá atuar no relaxamento dos músculos expiratórios, na desobstrução dos alvéolos pulmonares e no clareamento dos canais respiratórios. Sendo assim, auxilia no tratamento dos seguintes males respiratórios: asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.
Serve como substância analgésica
Neste caso o óleo de copaíba deve ser aplicado sobre a pele, deve se fazer uma massagem com algumas gotas diretamente sobre a região afetada, haverá diminuição das dores nas articulações e também o relaxamento da musculatura. Pode ser usado desta forma para as seguintes condições: gota, artrite, lesões esportivas, lesões por esforços repetitivos, tendinite, entre outros.
Caso tenha problemas como a lombalgia ou outro tipo de inflamação crônica, se recomenda aquecer o óleo antes de usa-lo na massagem.
Diurético
O óleo de copaíba e também diurético, aumentando a frequência urinária e atuando na redução do inchaço por meio da eliminação de toxinas. Sendo assim, esta propriedade do bálsamo estimula também na redução da pressão arterial e auxilia no tratamento de infecções no trato urinário, tais como a cistite e a uretrite.
Calmante
Por conta da presença e da ação do betacariofileno no organismo, este óleo possui propriedades que acalmam e relaxam o sistema nervoso. Neste caso, utilizam-se princípios da aromaterapia (ramo da fitoterapia que usa os aromas das plantas para tratamento de diversos males e doenças) e o óleo de copaíba contribui para evitar oscilações de humor diversas.
Você também pode gostar destes conteúdos:
- Chá emagrecedor – Benefícios e receitas.
- Conheça as causas mais prováveis de dor no estômago e nas costas
Anti-inflamatório e bactericida
As principais propriedades deste óleo são a anti-inflamatória e bactericida, sendo estas as mais buscadas por quem faz uso tópico deste produto. Também pela presença do betacariofeno é modulada a ação inflamatória do organismo e bloqueada a ação nociva dos agentes que são patogênicos (fungos, bactérias, vírus e protozoários).
Isso implica em benefícios diversos no tratamento de diversos problemas, tais como: gripes, resfriados, cistites, herpes, micoses, dores musculares, micoses, úlceras e etc.
Há também relatos, porém, sem comprovações cientificas de que a ação anti-inflamatória pode desobstruir e regenerar os vasos sanguíneos, trazendo melhoras no sistema cardiovascular.
Atua no emagrecimento
Considerando que o óleo de copaíba auxilia na diminuição da retenção de líquidos e no funcionamento do intestino pode se dizer que o mesmo atua de forma positiva e indireta no emagrecimento. Além disso, por suas propriedades calmantes, tende a diminuir o risco da ocorrência de compulsão alimentar (vontade de comer por ansiedade e não por fome).
Pode ser usado nos cabelos
O uso do óleo de copaíba nos cabelos também traz diversos benefícios, equilibrando a oleosidade, tratando micoses, diminuindo caspas e tratando a seborreia no couro cabeludo. Além disso, protege os cabelos tingidos do desbotamento e deixa os fios macios e brilhantes. É por esta razão que é cada vez mais comum o uso deste na indústria cosmética, principalmente em shampoos, fixadores de aromas, sabonetes e etc.
Para usar o óleo no cabelo basta misturar algumas gotas no creme hidratante ou no condicionador no momento do uso (não coloque dentro do pote, e sim diretamente no produto a ser aplicado nos cabelos).
Quais são as contraindicações e efeitos colaterais do óleo de copaíba?
Apesar de todos os benefícios tragos por este bálsamo, há três contraindicações sobre o uso do mesmo, as quais:
– É contraindicado para gestantes e lactantes, pois aumenta as chances de complicações na gravidez e na lactação pode ser passado para os bebês e ser tóxico;

– É contraindicado o uso interno em crianças menores de 6 anos;
-É contraindicado a pessoas que tem pressão baixa, dado que o óleo estimula a redução da pressão arterial;
Há também, efeitos colaterais que podem surgir a partir do uso deste óleo, os quais:
-Desconforto estomacal e diarreia, dada sua natureza oleosa que pode acelerar os movimentos internos, principalmente intestinais;
-Pode causar vômitos, devido a seu gosto amargo;
-Alergias, apesar de pouco comum, há pessoas que podem apresentar algum tipo de alergia devido ao uso do óleo.
E como usar o óleo de copaíba?
Existem diversos formas de usar o óleo de copaíba, sendo elas:
Interna: tomando gotas do óleo, deve-se começar com uma gota ao dia para que o organismo se acostume e não se deve ultrapassar 6 gotas diárias;
Externa: Deve ser utilizado diretamente sobre a lesão, de forma aquecida ou em temperatura ambiente, pode ser feito massagens ou aplicar com um algodão embebido com o óleo.
Gostou deste conteúdo sobre óleo de copaíba? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no Facebook!