Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Óleo de hortelã – 12 principais benefícios e como fazer

Óleo de hortelã – 12 principais benefícios e como fazer

O óleo de hortelã é feito a partir da planta hortelã, a qual é considerada uma das plantas mais versáteis. Com esta, pode se tratar diversos males internos e também externos.

O uso mais comum são os chás de hortelã feitos por infusão da planta com água, porém, o uso externo a partir do óleo de hortelã.

Um óleo de hortelã puro contém vitaminas (A, C, B2) e minerais (magnésio, cálcio e ferro), possui aroma de mentol e cor amarela pálida.

Quer saber tudo sobre o óleo de hortelã? Veja a seguir seus benefícios, cuidados e como fazer!

Benefícios do óleo de hortelã

Os benefícios do óleo de hortelã para a saúde são diversos, além do uso para tratar doenças, há também o uso externo do mesmo. Desta forma, dentre os principais benefícios estão:

  1. Óleo de hortelã para problemas estomacais

óleo de hortelã para problemas estomacais
Problemas estomacais podem ser resolvidos rapidamente com o óleo de hortelã

Funciona como um grande ajudante no processo de digestão tendo efeito carminativo que funciona para eliminar gases, contribui para aumento do apetite e auxilia no alívio de enjoos, náuseas e demais problemas estomacais. O consumo é feito com um copo de água com algumas gotas do óleo.

  1. Óleo de hortelã no cuidado dental

Devido às suas qualidades que age contra germes este óleo é extremamente benéfico para higiene e cuidado dental, contribuindo para controle do mau hálito e protegendo a gengiva e dentes contra germes, por este motivo, este componente é muito utilizado em cremes dentais. O uso direto do óleo mostrou ser benéfico também no alívio de dores de dente.

  1. Óleo de hortelã usado como antifúngico

Estudos mostram que este óleo é extremamente eficaz no tratamento de fungos, como nas unhas, por exemplo. Sendo este um problema muito comum, que afeta diversa pessoas ao longo da vida.

  1. Óleo de hortelã contra náuseas e dores de cabeça

É um excelente remédio para cura de males como dor de cabeça e náuseas, isso porque possui capacidade relaxante e efeito calmante. Para alívio de dores de cabeça, recomenda o uso diluído aplicado sob a testa. Para náuseas, recomenda-se a inalação do produto.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Óleo de hortelã no controle de estresse

Assim como outros óleos essenciais, o óleo de hortelã possui capacidade de amenizar os sintomas de estresse, depressão e exaustão mental, isso porque possui aroma refrescante. É também eficaz no controle da ansiedade e inquietação. Funciona como estimulante para a atividade mental, limpando a mente e aumentando a concentração em tarefas cognitivas.

  1. Óleo de hortelã contra infecção urinária

Tal óleo possui grandes benefícios contra infecções no trato urinário, pois apresenta diversas qualidades antibacterianas, as quais podem ser usadas para diminuir a frequência destas infecções. Há pesquisas sendo realizadas sobre qual forma de consumo é mais recomendada para este caso.

  1. Óleo de hortelã para problemas respiratórios

O mentol presente no óleo em grande quantidade ajuda a limpar o sistema respiratório, age como expectorante de alívio imediato, sintoma comum em males como a sinusite, asma, bronquite, tosse e frio excessivo. Pode ser usado em fricções frias, assim como bálsamos. As fricções feitas nas regiões próximas ao peito são capazes de eliminar os sintomas rapidamente.

  1. Óleo de hortelã para alívio de dores

Pode ser usado externamente para oferecer alívio de dores diversos quando aplicados diretamente sobre a região afetada, acredita-se que estes benefícios são tragos pelo cálcio presente no óleo.

  1. Óleo de hortelã no sistema imunológico

Há comprovações que o óleo de hortelã aumenta a imunidade de uma pessoa, principalmente em pessoas que por motivos diversos desenvolvem diversas doenças com grande frequência. Dado que o óleo pode ser usado como antiviral, antibacteriano e antifungicida.

  1. Óleo de hortelã para circulação sanguínea

Este óleo pode ser usado para a melhora da circulação sanguínea, devido as suas propriedades estimulantes. Este efeito traz benefícios como: aumento da atividade metabólica, oxigenação do cérebro, aumento da função cognitiva, evita complicações em pacientes diabéticos, além de proteger contra doenças degenerativas.

  1. Óleo de hortelã para o cabelo

Tal óleo traz diversos benefícios para os cabelos, isso porque oferece um efeito de arrefecimento na cabeça e também diminui a caspa e piolhos. Age contra os germes, regenera a raiz e possui efeitos estimulantes, reduzindo irritações no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e oferecem brilho e vitalidade aos cabelos.

  1. Óleo de hortelã para a pele

Dada a sua grande quantidade de mentol e suas propriedades antifungicida antibacteriana, o óleo de hortelã oferece à pela a sensação de resfriamento, acalmando lesões, como espinhas e feridas diversas. Contribui ainda, para aumento do brilho e nutrição da pele, sem deixa-la oleosa ou gordurosa.  Diversos produtos cosméticos presentes no mercado utilizam deste ingrediente, principalmente em tônicos, adstringentes e sabonetes faciais.

óleo de hortelã para a pele
Óleo de hortelã pode ser uma opção interessante e totalmente benéfica para tratar a pele e deixa-la mais jovem

Cuidados necessários com o uso do óleo de hortelã

Como visto acima, o óleo de hortelã possui diversos benefícios para com a saúde do individuo, no entanto, são necessários alguns cuidados relativos às restrições do mesmo, dentre os quais:

  • Cuidado para que o óleo não entre em contato com mucosas, tais como olhos, pois poderá ter reações alérgicas;
  • Mulheres grávidas devem pedir orientação ao médico sobre o uso do óleo, pois, dependo da condição da mulher, pode trazer reações diversas;
  • Não é recomendável o uso do óleo em crianças com idade inferior a 6 anos, pois podem ter reações semelhantes aos sintomas de asma;
  • Procure um óleo puro e sem adições de outros componentes, para garantir a eficácia no uso.

Como fazer óleo de hortelã caseiro

Para fazer seu próprio óleo de hortelã, você irá precisar de duas colheres de sopa de hortelã fresca e azeite, se conseguirem ambos orgânicos (feitos sem uso de agrotóxicos) melhor ainda.

Para obtenção do óleo amasse bem as folhas e as mergulhe em azeite (o suficiente para cobri-las), após, deixe a mistura descansar por 4 dias, passado este período, conserve em um vidro bem fechado.

Por fim, é interessante trazer que o óleo foi descoberto na Antiguidade por gregos e egípcios, os quais passaram a utilizar a planta para usufruir dos efeitos relaxantes que a planta trazia, era e é considerado um excelente remédio caseiro para diversos males.

Gostou deste conteúdo sobre óleo de hortelã? Então curta agora mesmo nossa página do Facebook: O universo da saúde no facebook!




About Portal Universo da Saúde

Universo da Saúde - Um portal com conteúdos de qualidade sobre saúde, doença, causas, tratamentos, remédios caseiros e cuidados. Aproveite nossos conteúdos gratuitos e tome cuidado com a sua saúde.

Check Also

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …