Óleo de linhaça – 8 principais benefícios para a saúde

óleo de linhaça é um óleo extraído da linhaça, a semente do linho (Linus usitatissimum) de cor alaranjada e rico em Ômega 3, que é um importante agente antioxidante. O óleo é semelhante ao estrógeno e imita sua ação no organismo. O óleo de linhaça, é um dos mais ricos em ácidos graxos essenciais.

Pode ser produzido a partir da prensagem mecânica a frio e é destinado ao consumo humano e ao consumo de animais de raça ou de competição. Já o óleo obtido a partir da prensagem mecânica associada à extração com solventes orgânicos pode ser utilizado para fins industriais em geral, na fabricação de tintas, vernizes e resinas, sabões, borrachas sintéticas, linóleo, cosméticos para tratamento de pele, etc.

Veja abaixo os benefícios do Óleo de linhaça para cabelo, pele e corpo:

  1. Reduz a inflamação, dores e inchaço

O óleo de linhaça, não só reduz a inflamação nas articulações, pele e rins, mas também reduz os níveis de colesterol, que pode ser elevada pela doença.

óleo de linhaça reduz as dores
O óleo de linhaça pode reduzir até 90% das suas dores na mesma hora de aplicação

Tomando o óleo para gota ele pode diminuir a dor da articulação, que muitas vezes é súbita e grave, ou diminuir o inchaço que é um sintoma dessa condição.

Além disso, a capacidade dos ómega-3 ácidos gordos para aumentar a absorção de iodo (um mineral encontrado frequentemente em níveis baixos em mulheres que sofrem de seios fibrocística) faz com que o óleo de linhaça seja potencialmente valioso para o tratamento desta condição dolorosa.

O óleo controla a constipação, hemorroidas, doenças diverticulares e cálculos biliares.

A linhaça moída também pode ajudar a aliviar a passagem das fezes e, assim, aliviar a prisão de ventre, hemorroidas e doença diverticular.

  1. Trata acne, eczema, psoríase, queimaduras solares e rosáceas

Os ácidos graxos essenciais no óleo de linhaça, são em grande parte responsáveis por uma pele bonita e saudável. Ele trata de Vermelhidões, manchas que coçam por causa da eczema, psoríase e rosácea.

Auxilia no tratamento de pele queimada, podendo curar mais rapidamente. Em casos de acne, a EFA incentiva a diminuição do sebo oleoso nos poros.

  1. Deixa cabelos e unhas saudáveis

Os ácidos Omega-3 abundantes no óleo de linhaça contribuem para o crescimento do cabelo saudável (evitando que seu cabelo fique seco e sem brilho).

Da mesma forma, o óleo trabalha para nutrir as unhas secas ou quebradiças, impedindo-as de quebra ou rachadura.

Você também pode gostar destes conteúdos:

  1. Minimiza danos nos nervos

Os EFAs em óleo de linhaça auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos, fazendo com que o óleo seja potencialmente valioso no tratamento de condições de dormência e formigamento. O óleo de linhaça pode ajudar no tratamento da doença de Parkinson, uma doença degenerativa do sistema nervoso, e proteger contra a lesão nervosa associada com diabetes e esclerose múltipla.

  1. Reduz o risco de câncer e o envelhecimento.

Os linhanos da linhaça desempenham um papel na proteção contra o cólon, mama, próstata, e possivelmente cancro da pele.

As mulheres com cancro da mama, independentemente do grau de capacidade de invasão do cancro, podem beneficiar do tratamento com linhaça. Pois os linhanos podem proteger contra os efeitos do envelhecimento.

  1. Reduz os sintomas da menopausa, cólicas menstruais, infertilidade feminina e endometriose

As lignanas promovem o balanceamento dos hormônios e estrógenos vegetais (fito estrógenos, esses benefícios estabilizam o estrogênio-progesterona da mulher, podendo ter também efeitos benéficos sobre o ciclo menstrual e alivia os calores da Peri menopausa e menopausa.

O óleo de linhaça também pode melhorar a função uterina e, assim, tratar problemas de fertilidade. Além disso, os ácidos gordos essenciais na linhaça têm sido mostrados para bloquear a produção de prostaglandinas, substâncias semelhantes a hormônios que, quando libertado, em quantidades em excesso durante a menstruação, podem causar a hemorragia intensa associada à endometriose.

  1. Ajuda a prevenir problemas na próstata, infertilidade e impotência masculina

Os ácidos graxos essenciais no óleo podem ajudar a prevenir o inchaço e inflamação da próstata, a pequena glândula localizada abaixo da bexiga em homens que tende a aumentar com a idade. Os sintomas de tal aumento como urgência para urinar, podem diminuir como resultado.

Os EFAs também desempenham um papel em manter espermatozoides saudáveis, que podem ser de valor no tratamento da infertilidade masculina, e podem melhorar o fluxo sanguíneo para o pénis, uma vantagem para aqueles que sofrem de impotência.

8. Óleo de Linhaça Emagrece

Por conter 2 ácidos graxos que ajudam a secar gorduras e que não são produzidos pelo nosso organismo, o óleo de linhaça emagrece. Enquanto o ômega 3 atua no combate de processos inflamatórios, diminuindo o tamanho de células adiposas, o ômega 6 permite que a gordura se torne mais disponível para o organismo que o carboidrato.

óleo de linhaça emagrece
Para emagrecer com o óleo de linhaça, não deve utilizar muito dessa substância, pois em excesso pode causar o aumento de peso

Por ser um óleo, faz com que o bolo fecal emulsifique, sendo liberado mais facilmente pelo organismo, soltando o intestino de quem sofre com problemas de prisão de ventre. Além disso, por ser uma gordura, demora mais tempo para ser digerido, o que deixa o estômago com a sensação de saciedade por mais tempo.

Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal. Então, para baixar essa temperatura interna, o organismo gasta energia, queimando as calorias indesejáveis.

Ele só funciona corretamente se você o ingerir acompanhado de uma dieta balanceada e de exercícios físicos. Assim, você esculpirá o seu corpo e manterá o seu organismo saudável.

 

Gostou deste artigo sobre óleo de linhaça? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook!

5 (100%) 41 votes