Óleo de Melaleuca – 8 principais benefícios para a saudê

Com a variedade de óleos naturais existentes é muito comum desconhecer as capacidades de alguns. No entanto, o óleo de melaleuca é um daqueles que não se pode deixar passar por todos os seus benefícios.

Atuando de um modo geral na capacidade de higienizar qualquer superfície que entra em contato, o óleo de melaleuca para acne, por exemplo, se tornou um grande aliado das pessoas.

Por sua habilidade de limpeza ele passou a se popularizar ser utilizado tanto na limpeza de casa quanto corporal, através de sua função antiacne, bactericida e fungicida, além de atuar muito bem como óleo de melaleuca para cabelo.

Ação de combate a acne

Quando se pergunta para que serve o óleo de melaleuca pouca gente sabe sobre sua função no combate a acne e possíveis inflamações na pele tratadas naturalmente por componentes presentes no óleo.

óleo de melaleuca combate acne
Combater a acne de maneira natural pode ser mais fácil do que utilizar remédios industrializados

Essa ação acontece por causa da combinação de duas potências presentes no óleo, o poder antibiótico e poder antisséptico muito funcionais em qualquer tratamento de pele.

No caso específico do tratamento da acne, poucas gotas do medicamento natural já são necessárias para surgir um efeito capaz de limpar a pele, removendo algumas células mortas e dando mais vida ao rosto.

Além disso, o óleo de melaleuca para pele, também reduz qualquer sintoma de irritabilidade, como vermelhidão ou inchaço da pele, até mesmo em graus mais avançados como acontece no processo de descamação. Dessa forma, ele se torna um aliado para o tratamento do rosto.

Limpeza capilar

Outro benefício muito importante se refere a aplicação do óleo de melaleuca para os cabelos, o óleo também trabalha na limpeza de forma muito semelhante ao seu uso para pele, limpando a superfície onde é aplicado e removendo qualquer tipo de resíduo que possa atrapalhar o processo.

Também por isso o óleo tem sido muito utilizado quando incorporado a cremes e produtos de tratamento para os cabelos e estética em geral. Com o auxílio de poucas gotas o possível eliminar todos os resíduos presentes no couro cabeludo, como restos de cremes e impurezas, inclusive caspas.

Além disso, com o tratamento do óleo de melaleuca para os cabelos não somente a limpeza é feita como também a hidratação e tratamento dos fios, de modo a deixá-los mais macios e melhorar qualquer aspecto seco e quebradiço.

Sem falar no brilho que garante aos cabelos, retornando toda sua capacidade resiliente de se regenerar e oferecer novamente um aspecto de vitalidade e força.

Tratamento da pele

Por todas características hidratantes e regenerativa da pele já explicadas, a ação do óleo de melaleuca para pele é muito mais ampla do que se imagina.

O medicamento pode servir inclusive como um auxiliar para aliviar a pele nos momentos pós depilação, por exemplo.

Devido a propriedade de alívio muscular presente na fórmula do óleo, fazendo com que a pele e os músculos fiquem mais relaxados em momentos necessários como com uma possível irritabilidade decorrente de procedimentos estéticos.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Estímulo do relaxamento

O aroma do óleo de melaleuca permite que ele seja muito utilizado para fins mais relaxantes que não envolvam somente a massagem para lesões musculares.

Por isso ele é um dos óleos mais utilizados da aromaterapia, fazendo com que através da inalação do seu aroma natural pessoas possam relaxar, descansando física e psicologicamente.

Bactericida e Fungicida

As propriedades naturais do óleo de melaleuca, assim como em alguns outros óleos, também carrega consigo em sua composição a habilidade de combater fungos e bactérias, evitando assim a sua proliferação desenfreada.

Essa resistência, acaba por eliminar e prevenir diversos tipos de infecções e vírus que estamos suscetíveis.

Tratamento da Saúde Bucal

Essas propriedades bactericidas presentes no óleo de melaleuca fazem que sua ação seja capaz de eliminar e prevenir diversas doenças e inflamações que podem surgir na região bucal, reduzindo dores e irritações muito características dessa área

Com o auxílio de algumas gotas do óleo diluídas em uma quantidade determinada de água, é recomendado fazer o bochecho que pode prevenir inflamações como aftas, independente do grau, e até mesmo placas bacterianas que com o tratamento correto podem ser eliminadas por completo.

Além de todos esses benefícios, também estão entre as ações do óleo na boca, a capacidade de clareamento dos dentes quando amarelados e também o combate ao mau hálito, mal que pode acontecer com todos.

Alívio de dores musculares

O óleo de melaleuca também é um ótimo aliada para aqueles momentos que em que as pessoas exageram na academia ou nos exercícios físicos, muitas vezes conscientemente outras não. Ou nos casos onde uma pessoa sedentária começa a prática de atividade física e no dia seguinte tem aquelas características e temidas dores musculares.

óleo de melaleuca dores musculares
O óleo de melaleuca é ótimo para aliviar dores musculares, pois possui propriedades de alivio imediato

Como além de todos os seus atributos já explicados, o óleo também é um ótimo estimulante do fluxo sanguíneo, ele não somente acalma a pele e o músculo através de suas funções como permite que sua circulação continue estável, o que permite o desenvolvimento celular.

A combinação desses dois fatores responde a pergunta de para que serve o óleo de melaleuca, quando o mesmo tem capacidade total para substituir remédios e tratamentos não naturais que curam os mesmos males.

Limpeza de ambientes

O que não se pode negar também sobre o aroma do óleo de melaleuca é o quanto ele pode ser agradável além de multifuncional para nosso corpo e até como óleo de melaleuca para acne, como vimos.

Por isso, é muito comum que no momento da limpeza de casas ou cômodos específicos, se dilua umas gotas do óleo em um recipiente com água no momento de passar pano, de modo a refrescar o aroma da casa com o cheiro do óleo na mistura.

Essa prática não desenvolve somente a limpeza da área no sentido estético, é sempre bom lembrar que o óleo tem a habilidade de eliminar bactérias e fungos, deixando sua casa ainda mais limpa que o esperado.

Gostou deste artigo sobre óleo de malaleuca? Então deixe um comentário e curta O universo da saúde no Facebook

5 (100%) 34 votes