Quando o assunto é umectação dos cabelos e hidratação da pele, o óleo de semente de uva já não é uma grande novidade, isto porque muitas pessoas conhecem o seu poder nutritivo. Contudo, ele não serve apenas como cosmético.
O alto teor de ômega 6 confere ao óleo de semente de uva a capacidade de reduzir o colesterol, prevenir a diabetes e ainda aliviar dores provocadas por doenças reumáticas, graças a sua ação anti-inflamatória.
Além do óleo de uva, a própria semente que, muitas vezes, jogamos fora é rica em ácidos graxos, flavonoides e aminoácidos, portanto, não desperdice as sementes de uva.
Confira os 8 benefícios do óleo de semente de uva e saiba por que incluir esse nutriente em seu ritual de beleza e saúde geral.
1. É excelente para os cabelos
O óleo de semente de uva atua como hidratante natural para cabelos secos e opacos, podendo ser misturado ao creme de tratamento ou usado puro no couro cabeludo para reduzir a queda de cabelos e acabar com a caspa.
Por não ser oleoso, graças ao ácido linoleico, o óleo de uva sai na frente de alguns óleos vegetais, como o famoso óleo de coco, e confere brilho e força aos cabelos, além de ajudar a fazê-lo crescer mais rápido.
2. Retarda o envelhecimento precoce
Usado na pele para reduzir os danos provocados pelos radicais livres, o óleo de semente de uva possui vitamina E, um poderoso antioxidante que impede o desgaste das células pela exposição do sol e a formação precoce de linhas de expressão e rugas.

É um forte aliado para quem sofre com manchas, acne, cravos, dermatites e reações alérgicas, sendo as sementes de uva um adstringente e anti-inflamatório capazes de deixar a pele limpa e mais jovem.
3. Ajuda a perder peso
Quem adota o óleo de uva na dieta, pode conseguir emagrecer com a ajuda da gordura marrom encontrada no nutriente, uma boa gordura que queima energia, ao mesmo tempo em que elimina a gordura ruim do coração e do fígado, naturalmente.
A perda de peso também é obtida pelo fato de ser desintoxicante e rica em fibras, o que confere saciedade e impede que a pessoa coma além da quantidade adequada.
4. Alivia dores reumáticas
Articulações inflamadas devido a doenças reumáticas — gota, artrite, artrose — podem causar fortes dores e impedir que a pessoa exerça até as tarefas mais simples do cotidiano.
Como já mencionado, o óleo de semente de uva tem ação anti-inflamatória, bastando massagear o local afetado par ajudar na circulação e aliviar as dores.
Também é possível aliar a massagem com a ingestão de cápsulas, em forma de tempero na comida (usando o óleo de uva da mesma forma que usamos o azeite de oliva) ou comer as próprias sementes.
5. Evita a diabetes
O ácido linoleico presente nas sementes de uva melhora o funcionamento da insulina e ajuda a eliminar qualquer chance de complicação relacionada a diabetes.
Os componentes antiglicêmicos do óleo de semente de uva contribuem para uma melhor absorção da glicose. Para isso, recomenda-se duas cápsulas diárias (1 após cada refeição).
6. É bom para o colesterol
A semente de uva é rica em ômega 6, ou seja, ácido linoleico, sendo assim ela fornece ação anti-inflamatória. O ácido linoleico, ao ser convertido na molécula DGLA, evita altas taxas de colesterol ruim (LDL), que são responsáveis por sérias complicações, como a aterosclerose.
A ação do ômega 6 também eleva as taxas do colesterol HDL, que ajuda a proteger o coração.
Você também pode gostar destes conteúdos:
- Reversão de Vasectomia: como recuperar a fertilidade masculina.
- Otoplastia: Cirurgia de Correção de Orelha.
7. Melhora a circulação sanguínea
Quando o fluxo de sangue é obstruído, você pode sentir dor nas áreas periféricas, formigamento, rachaduras e dormência. Esses são sinais típicos da má circulação que, se não tratada pode levar a graves doenças coronárias.

Os flavonoides oligoméricos e os proantocianidinas do óleo de semente de uva reparam os vasos sanguíneos danificados, garantem a integridade capilar e desobstruem a passagem de sangue. Desta forma, evita-se varizes e hemorroidas.
8. Melhora o sistema imunológico
Se o sistema autoimune está baixo, provavelmente você será acometido por infecções, resfriados ou gripes de forma mais frequente e, talvez, tudo de uma vez só.
É através do sistema imunológico que somos protegidos pela entrada de vírus e bactérias que causam, desde doenças mais simples e fáceis de combater, até as mais complicadas e que precisam de medicamentos por toda a vida, como no caso do hipotireoidismo.
Consumir o óleo de semente de uva fortalece as nossas defesas, principalmente no inverno, quando estamos sujeitos a doenças respiratórias.
Uma boa dica para você que vai comprar o óleo de semente de uva, é optar pelo produto prensado a frio, pois é mais nutritivo e livre de solventes químicos.
Agora que você conhece as propriedades do óleo de semente de uva, por qual você vai optar? Comer as próprias sementes, tomar as cápsulas ou usar o óleo de uva? Não importa as suas escolhas, o óleo de semente de uva terá a mesma eficácia e garantirá uma boa saúde.
Gostou deste conteúdo sobre óleo de semente de uva? Então curta agora mesmo nossa página O universo da saúde no facebook!