Home / Tratamentos e Remédios Naturais / Óleo de semente de uva – Como usar e benefícios.

Óleo de semente de uva – Como usar e benefícios.

Quando o assunto é umectação dos cabelos e hidratação da pele, o óleo de semente de uva já não é uma grande novidade, isto porque muitas pessoas conhecem o seu poder nutritivo. Contudo, ele não serve apenas como cosmético.

O alto teor de ômega 6 confere ao óleo de semente de uva a capacidade de reduzir o colesterol, prevenir a diabetes e ainda aliviar dores provocadas por doenças reumáticas, graças a sua ação anti-inflamatória.

Além do óleo de uva, a própria semente que, muitas vezes, jogamos fora é rica em ácidos graxos, flavonoides e aminoácidos, portanto, não desperdice as sementes de uva.

Confira os 8 benefícios do óleo de semente de uva e saiba por que incluir esse nutriente em seu ritual de beleza e saúde geral.

1. É excelente para os cabelos

O óleo de semente de uva atua como hidratante natural para cabelos secos e opacos, podendo ser misturado ao creme de tratamento ou usado puro no couro cabeludo para reduzir a queda de cabelos e acabar com a caspa.

Por não ser oleoso, graças ao ácido linoleico, o óleo de uva sai na frente de alguns óleos vegetais, como o famoso óleo de coco, e confere brilho e força aos cabelos, além de ajudar a fazê-lo crescer mais rápido.

2. Retarda o envelhecimento precoce

Usado na pele para reduzir os danos provocados pelos radicais livres, o óleo de semente de uva possui vitamina E, um poderoso antioxidante que impede o desgaste das células pela exposição do sol e a formação precoce de linhas de expressão e rugas.

envelhecimento precoce oleo de semente de uva
O óleo de semente de uva pode ser um dos melhores remédios para retardar o envelhecimento

É um forte aliado para quem sofre com manchas, acne, cravos, dermatites e reações alérgicas, sendo as sementes de uva um adstringente e anti-inflamatório capazes de deixar a pele limpa e mais jovem.

3. Ajuda a perder peso

Quem adota o óleo de uva na dieta, pode conseguir emagrecer com a ajuda da gordura marrom encontrada no nutriente, uma boa gordura que queima energia, ao mesmo tempo em que elimina a gordura ruim do coração e do fígado, naturalmente.

A perda de peso também é obtida pelo fato de ser desintoxicante e rica em fibras, o que confere saciedade e impede que a pessoa coma além da quantidade adequada.

4. Alivia dores reumáticas

Articulações inflamadas devido a doenças reumáticas — gota, artrite, artrose — podem causar fortes dores e impedir que a pessoa exerça até as tarefas mais simples do cotidiano.

Como já mencionado, o óleo de semente de uva tem ação anti-inflamatória, bastando massagear o local afetado par ajudar na circulação e aliviar as dores.

Também é possível aliar a massagem com a ingestão de cápsulas, em forma de tempero na comida (usando o óleo de uva da mesma forma que usamos o azeite de oliva) ou comer as próprias sementes.

5. Evita a diabetes

O ácido linoleico presente nas sementes de uva melhora o funcionamento da insulina e ajuda a eliminar qualquer chance de complicação relacionada a diabetes.

Os componentes antiglicêmicos do óleo de semente de uva contribuem para uma melhor absorção da glicose. Para isso, recomenda-se duas cápsulas diárias (1 após cada refeição).

6. É bom para o colesterol

A semente de uva é rica em ômega 6, ou seja, ácido linoleico, sendo assim ela fornece ação anti-inflamatória. O ácido linoleico, ao ser convertido na molécula DGLA, evita altas taxas de colesterol ruim (LDL), que são responsáveis por sérias complicações, como a aterosclerose.

A ação do ômega 6 também eleva as taxas do colesterol HDL, que ajuda a proteger o coração.

Você também pode gostar destes conteúdos:

7. Melhora a circulação sanguínea

Quando o fluxo de sangue é obstruído, você pode sentir dor nas áreas periféricas, formigamento, rachaduras e dormência. Esses são sinais típicos da má circulação que, se não tratada pode levar a graves doenças coronárias.

circulação sanguínea oleo de semente de uva
O óleo da semente de uva pode ser também um ótimo auxiliar na circulação sanguínea

Os flavonoides oligoméricos e os proantocianidinas do óleo de semente de uva reparam os vasos sanguíneos danificados, garantem a integridade capilar e desobstruem a passagem de sangue. Desta forma, evita-se varizes e hemorroidas.

8. Melhora o sistema imunológico

Se o sistema autoimune está baixo, provavelmente você será acometido por infecções, resfriados ou gripes de forma mais frequente e, talvez, tudo de uma vez só.

É através do sistema imunológico que somos protegidos pela entrada de vírus e bactérias que causam, desde doenças mais simples e fáceis de combater, até as mais complicadas e que precisam de medicamentos por toda a vida, como no caso do hipotireoidismo.

Consumir o óleo de semente de uva fortalece as nossas defesas, principalmente no inverno, quando estamos sujeitos a doenças respiratórias.

Uma boa dica para você que vai comprar o óleo de semente de uva, é optar pelo produto prensado a frio, pois é mais nutritivo e livre de solventes químicos.

Agora que você conhece as propriedades do óleo de semente de uva, por qual você vai optar? Comer as próprias sementes, tomar as cápsulas ou usar o óleo de uva? Não importa as suas escolhas, o óleo de semente de uva terá a mesma eficácia e garantirá uma boa saúde.

 

Gostou deste conteúdo sobre óleo de semente de uva? Então curta agora mesmo nossa página O universo da saúde no facebook!


Veja!

dor couro cabeludo

Dor no couro cabeludo: causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é uma sensação incômoda e parece que o couro está …